Nano Vapor é Bom? Como Funciona, Efeitos Colaterais, Relatos e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 27/04/2016

Nano Vapor é um suplemento pré-treino fabricado pela empresa canadense Muscletech, oferecido com o objetivo de ganhar massa magra, aumentar os músculos rapidamente e ganhar energia extra durante o treino.

Embora o suplemento ainda não tenha sido avaliado pelo FDA, o departamento de controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, sua comercialização e uso já se espalharam por todo o mundo.

O Nano Vapor foi projetado não apenas para fisiculturistas, mas também para quem quer melhorar os resultados dos exercícios e potencializar ao máximo cada esforço feito.

O propósito do seu uso é ganhar energia e foco antes do treino para obter resultado máximo a cada movimento.

A seguir analisaremos seus componentes e avaliaremos se o Nano Vapor é bom ou não dentro de seus propósitos. Vamos ver como o produto funciona, seus efeitos colaterais e como tomar. Vamos nos basear em informações do fabricante e das empresas que comercializam o produto e também em relatos de atletas que já o experimentaram. Acompanhe!

Como funciona o Nano Vapor

– Aumenta o ganho de força

Pesquisas mostraram que indivíduos que tomam 8,000mg de Malato de L-citrulina, um dos ingredientes principais do Nano Vapor, durante um conjunto de treino de peito, são capazes de aumentar o número de repetições de supino em 53%.

– Mais foco e mais energia

Este é o primeiro suplemento a combinar 390mg de cafeína e 150mg de L-teanina. Esta combinação pode aumentar a qualidade do foco no treino em até 90 minutos a mais. A cafeína também tem mostrado que pode aumentar a energia para aguentar treinos mais intensos. 

– Intensifica o inchaço muscular

O Nano Vapor é bom para o inchaço muscular porque combina 8,000mg de Malato de L-citrulina e 200mg de quercetina. Foi cientificamente demonstrado que a L-citrulina aumento o pico do aminoácido arginina no plasma até mais do que L-arginina tomada em doses maiores comparativamente. A quercetina, por sua vez, tem demonstrado clinicamente que pode aumentar a produção de óxido nítrico e reduzir a vasoconstrição.

– Faz os músculos crescerem mais rápido

O suplemento fornece uma dose de 5,000mg de creatina.

– Melhora a força muscular durante o processo de reconstrução

A dose 3,200mg de beta-alanina no Nano Vapor demonstrou melhorar o processo de reconstrução muscular, garantindo a força das novas fibras. A maioria das outras fórmulas pré-treino não provaram clinicamente oferecer dose comparável deste ingrediente. 

– Aumenta a capacidade de treinar mais intensamente por mais tempo.

O Nano Vapor anuncia ser o primeiro suplemento pré-treino a entregar uma dose de 2,500mg de betaína, substância que melhora a resistência muscular.

Nano Vapor é bom por causa dos seus ingredientes?

Vejamos as características e quantidades de cada um:

1. L-citrulina malato

Combinação de citrulina e ácido málico, aumenta a produção de óxido nítrico no corpo e diminui o ácido láctico, resultando em maior vasodilatação e resistência. Ela pode ajudar a produzir arginina, que por sua vez aumenta a produção de energia e a construção e reparação dos tecidos musculares.

  • Quantidade no Nano Vapor – 2667mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 4076mg.

2. Creatina

Um composto também produzido naturalmente pelos rins, é comumente conhecido por seu suporte na produção de ATP (responsável pelo transporte de energia) no corpo. Ela causa aumento da massa corporal magra, da força, da potência e da resistência muscular.

  • Quantidade no Nano Vapor – 1667mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 2041mg.

3. Taurina

Aminoácido que aumenta a absorção de água pelas células musculares, melhorando a sua hidratação, recuperação, desempenho e aumento de tamanho.

  • Quantidade no Nano Vapor – 1500mg;
  • Dose mínima sugerida – 500mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 1210mg.

4. Beta-alanina

Aminoácido não essencial que diminui o ácido láctico no organismo e aumenta os níveis de carnitina (aminoácido que converte as gorduras em energia), levando a maior resistência e força.

  • Quantidade no Nano Vapor – 1067mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 1915mg.

5. Ácido aspártico

Aminoácido não essencial envolvido na produção hormonal e funcionamento do sistema nervoso.

  • Quantidade no Nano Vapor – 1000mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 500mg.

6. Betaína

Resultante de ação metabólica que serve para aumentar a potência e a força, diminui a dor, e apoia a produção de creatina pelo organismo.

  • Quantidade no Nano Vapor – 833mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 2102mg.

7. Cafeína anidra

Forma de pó de cafeína que tem 99% da água retirada e apresenta os mesmos benefícios da cafeína padrão, ou seja, aumenta o estado de alerta, humor e desempenho no exercício.

  • Quantidade no Nano Vapor – 130mg;
  • Dose mínima sugerida – 75mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 207mg.

8. Quercetina

Bioflavonoide já conhecido por aumentar a resistência e melhorar a eficácia da cafeína através do aumento da sua biodisponibilidade.

  • Quantidade no Nano Vapor – 67mg;
  • Dose mínima sugerida – 200mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 133mg.

9. Teanina

Aminoácido encontrado no chá verde que ajuda a aliviar o estresse, suavizar os efeitos estimulantes da cafeína e promover a formação de óxido nítrico.

  • Quantidade no Nano Vapor – 50mg;
  • Dose mínima sugerida – 100mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 118mg.

10. Yohimbe

Estimulante que trabalha em sinergia com a cafeína para aumentar a frequência cardíaca, o metabolismo e a temperatura corporal auxiliando, ao mesmo tempo, na perda de gordura.

  • Quantidade no Nano Vapor – 25mg;
  • Quantidade nos produtos similares – 20mg.

Observações sobre quantidades: 

Cada produto semelhante possui sua combinação de ingredientes. Embora alguns similares tenham concentrações maiores do ingredientes, isso não significa que ele tenha concentrações maiores de todos os ingredientes, ou mesmo que tenho uma fórmula igual, contendo os mesmo itens. As substâncias citadas acima servem sobretudo para te dar poder de avaliação na hora de comparar os produtos similares e avaliar o que mais importa para você.

Relatos – Algumas avaliações de usuários do Nano Vapor

Um website americano de avaliações entrevistou 215 usuários de Nano Vapor e pediu que as pessoas votassem nos benefícios e pontos negativos do produto. Veja como ficou a votação para entender se o Nano Vapor é bom ou não de acordo com os relatos:

Pontos positivos – Porcentagem de pessoas que concordam

  • Aumento da Energia – 60%
  • Gostou do inchaço muscular obtido – 34%
  • Aumento do foco – 26%
  • Houve ganho de massa muscular – 26 %
  • Muito bom para iniciantes – 20%
  • Tem gosto ótimo – 14%

Pontos Negativos – Porcentagem de pessoas que concordam

  • Produto muito caro – 57%
  • Causa indisposição gástrica – 51%
  • Tem gosto ruim – 43%
  • Causou abatimento – 37%
  • Causou tontura – 34%
  • Teve dor de cabeça – 29%
  • Não houve eficácia – 26%
  • Sentiu alterações de humor – 14%

Como Tomar Nano Vapor

Para muitos especialistas, o Nano Vapor é bom, mas é preciso saber como tomar. Eles recomendam começar com uma dose de uma colher, ou 13 gramas de Nano Vapor, 30 minutos antes do treino para avaliar a tolerância do organismo. O pó deve sempre ser diluído em um copo de água. Esta quantidade pode ser aumentada, de acordo com os resultados, a até no máximo de três porções.

Há uma abundância de ingredientes diferentes na composição do Nano Vapor e, por isso, seus efeitos e até mesmo os efeitos colaterais podem variar consideravelmente de pessoa para pessoa. Por este motivo, também não se deve exceder a dose recomendada.

Algumas pesquisas alertam que apesar de todos os ingredientes do Nano Vapor parecerem estar listados no rótulo, suas quantidades podem variar. Isto significa que uma única porção pode deixar uma pessoa sob mais efeito que a outra.

O ideal é consultar com um médico se o uso de Nano Vapor é bom para você ou traz algum perigo, antes de iniciar o seu uso

Instruções específicas do fabricante: Comece com uma mistura de uma colher de Nano Vapor diluída em 150 ml de água. Tome cerca de 15 minutos antes de ir para o treino. Depois de ganhar uma melhor tolerância você pode começar a diluir de duas a três colheres na água. Não exceda três porções num período de 24 horas e manter um estado adequado de hidratação durante o uso do produto.

Relatos – Notas 

Um dos maiores vendedores de Nano Vapor do mundo é o site americano Amazon.com. Após a venda, os administradores do site procuram os usuários dos seus produtos para saber o seu nível de satisfação e ouvir sua opinião. Veja a seguir alguns relatos positivos e negativos sobre o Nano Vapor.

Para quem o Nano Vapor é bom:

“Eu recebi este produto da equipe de teste da Muscletech. Este é um pré-treino impressionante! Ele tem um gosto ótimo! Entre o início e o fim do treino eu senti um fluxo constante de energia. Não havia nervosismo, apenas muita energia limpa. Eu mantive o foco direto nos músculos que eu estava treinando. A conexão mente-músculo foi incrível. Eu realmente gosto de não encontrar quaisquer misturas estranhas em Nano Vapor. Eu sei exatamente o que eu estou tomando e quanto estou tomando. Muscletech teve um cuidado extra que outras empresas de suplementos não estão dispostas a fazer. O perfil dos ingredientes é impecável! Você recebe uma dose muito eficaz de beta-alanina para melhorar a resistência muscular para que você possa treinar mais e mais pesado. A combinação de L-citrulina e quercetina promove um aumento enorme dos músculos durante o treinamento. Eu senti meus músculos cheios e vascularizados durante o treinamento! Eu poderia falar muito mais sobre a eficácia dos ingredientes deste pré-treino. Muscletech tem uma tonelada de pesquisa por trás todos os seus produtos e Nano Vapor é apenas mais um exemplo de suplemento seguro, eficaz e de alta qualidade. Eu recomendo!”

Ryan Hartzelon, 13 de julho de 2015.

“Eu usei uma colher do Nano Vapor e dentro de 20 minutos eu estava totalmente fora de mim. Eu estava treinando pernas com 90 quilos naquele dia e bati a minha melhor marca pessoal em 15% sem fazer esforço. Eu normalmente ficaria deitado no chão recuperando o fôlego durante 3 minutos depois de treinar com esse peso, mas desta vez eu parava 30 segundos e já estava pronto para fazer agachamentos. Não há dúvida de que você pode melhorar muito com este produto”.

Stephen M. Senesacon, 28 de junho de 2014.

“Tenho obtido alguns ganhos excelentes com esse suplemento e ele realmente tem um gosto decente. Como todos dizem, porém, é melhor não tomá-lo depois da 18h se você quiser dormir antes da meia noite haha! Ele te deixa pronto para treinar e eu sei que logo vou comprar mais”.

  1. Websteron 20 de maio de 2014.

Para quem o Nano Vapor não é tão bom assim:

“Este é o segundo pré-treino que eu já comprei o primeiro foi o C4 (Cellucor), cerca de um ano atrás. A colher aqui é um pouco menor do que uma colher de proteína, o que é ridículo. E eu preciso de duas colheres para sentir qualquer coisa. Mas se você estiver a fim de tomar o mínimo de duas colheres pra sentir efeito, então ele vai funcionar muito bem. Eu fiquei bem focado no treino. O sabor Blue Raspberry é bom, embora não chega a misturar perfeitamente. Honestamente, eu provavelmente vou comprar o C4 de novo próxima vez porque tem uma colher menor e tenho que tomar menos”.

Granton, 14 de fevereiro de 2015.

“No primeiro dia senti pressão e leve dor de cabeça. Nenhuma energia ou qualquer outra coisa. Já pensei que não era bom.

No segundo dia nenhuma dor de cabeça, só uma ligeira pressão. Gosto amargo. Achei o suplemento um lixo.

No terceiro dia não houve efeitos colaterais, notei um pouco de energia, mas não mais que o multivitamínico que estava tomando. No quarto dia tomei uma colher e meia e uau! Pensei: que diabos está acontecendo? Eu fiquei louco pela casa procurando encontrar qualquer coisa para fazer. Parece que havia energia derramando em cascata sobre mim. Queria treinar de qualquer jeito! Mal podia esperar para ver quanto isto ia durar. Poucos dias depois, a energia se desgastou e eu simplesmente não podia aguentar mais o sabor horrível”.

Jimmy Corneron, 11 de abril de 2015.

“Eu tendo a comprar um novo pré-treino cada mês para ver o que eu gosto mais. Este foi um dos piores. Eles recomendam uma dose de uma a três colheres e dizem que você pode passar mal se tomar mais que duas. Ele não dá muito foco nem a sensação de “eu quero levantar tudo” da propaganda. Apenas uma leve coceira no corpo após cerca de 30 minutos. Além disso, se você comer antes de tomar você não sente o efeito, mas se você não comer vai se sentir mal. E também, o recipiente é enorme. Não compre!”.

Austenon, 10 de julho de 2014.

No website americano bodybuilding.com, outro gigante da venda de suplementos no mundo, o Nano Vapor está com nota 9 de 10, o que o coloca como um produto excelente. Na Amazon.com o produto está com nota 3,8 de 5.

Cuidados ao utilizar o suplemento

O Nano Vapor contém uma mistura de mais de 50 ingredientes que inclui creatina, cafeína, várias ervas e aminoácidos. Há substâncias para o crescimento dos músculos, compostos anabolizantes, vasodilatadores, termogênicos e complexos para aumentar o volume muscular. A lista de ingredientes é muito longa e é recomendado lê-la cuidadosamente antes de usar, além de se familiarizar com os ingredientes. Inclusive porque a mistura foi desenvolvida para ser absorvida rapidamente pelos músculos.

Você deve sempre tomar o produto como indicado no respectivo rótulo e não tome outro produto que contenha óxido nítrico ou qualquer acelerador de queima de gordura dentro de quatro horas que houver ingerido Nano Vapor.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais comuns ao seu uso são tonturas, sonolência, náuseas, dor de cabeça, dor de estômago, rigidez muscular e diarreia. Muitas pessoas vão ter um ou alguns deles, mas eles geralmente não serão duradouros e poderão ocorrer apenas ocasionalmente.

Há efeitos colaterais que são mais graves, no entanto. Estes podem incluir erupção cutânea, reação alérgica, urticária, inchaço dos lábios, boca e língua. Estes efeitos secundários mais graves são raros e se você tiver qualquer um deles, pare de usar o produto imediatamente.

Se você tiver problemas cardiovasculares, distúrbios do sistema nervoso, ou asma você deve definitivamente consultar um médico.

É aconselhável não usar qualquer tipo de equipamento ou dirigir automóvel quando se toma Nano Vapor porque ele pode provocar sonolência e vertigens.

Relatos de usuários de Nano Vapor descrevem tontura, sensação de nervosismo, lesões por intensidade dos exercícios, incapacidade de adormecer, dores de cabeça e elevação da pressão arterial após o uso. Alguns destes efeitos secundários foram relatados nas fases iniciais do uso, mas parecem diminuir ou desaparecer quando o organismo desenvolve ao suplemento.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o Nano Vapor é bom mesmo para aumento da massa muscular? Tem curiosidade de experimentar e ver como ele funciona em seu corpo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário