O cheiro do seu hálito tem muito a dizer sobre sua saúde

Especialista da área:
atualizado em 23/11/2020

Um dos nossos cartões de visita é o nosso hálito. Ele também é um indicador de que está tudo bem ou não com a nossa saúde e pode significar muito mais do que imaginávamos.

  Continua Depois da Publicidade  

Normalmente, não prestamos muito atenção no cheiro do nosso hálito. Apenas se ele está nos incomodando, buscamos alguma maneira de mascarar o odor.

No entanto, os especialistas alertam que é importante você começar a prestar mais atenção nele. Descubra o que o seu hálito significa e saiba como lidar com o mau hálito.

O que seu hálito pode estar querendo te dizer?

hálito

A maioria dos casos de halitose, que é o termo utilizado para o mau hálito, é causada por problemas de higiene bucal. Isso ocorre porque as bactérias podem permanecer na língua e nos dentes.

Apesar disso, outras condições também podem ser as culpadas daquele cheiro ruim da boca.  Ele pode ser ocasionado, por exemplo, por gengivite e boca seca.

Desta maneira, é importante manter os cuidados dentários regulares e ir ao dentista sempre que suspeitar de um problema.

O mau hálito também pode ser indicativo de que há algo errado com seu estômago. Do mesmo modo, o cheiro ruim na sua boca pode indicar problemas no sistema respiratório.

  Continua Depois da Publicidade  

O mau hálito pode ser genético

Infelizmente, para algumas pessoas, o mau hálito está escrito em seu código genético. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis, divulgaram um estudo no Journal of Nature Genetics que mostrou que um determinado gene pode resultar em um cheiro sulfúrico no hálito.

Para a maioria das pessoas, uma simples escovação correta dos dentes ou uma hortelã podem resolver o problema.

Mas se você notar que o mau hálito está persistindo, é aconselhável visitar um dentista ou médico e ir à raiz do problema.

Sua dieta pode estar causando o mau hálito

A dieta desempenha um papel importante em muitas de nossas funções corporais. Portanto, não é surpresa que ela também seja um grande fator no cheiro que sai de nossa boca.

Conforme os especialistas, uma dieta rica em proteínas e gorduras pode fazer o seu corpo entrar no estado de cetose. Deste modo, essas cetonas do intestino que são liberadas podem ter um cheiro desagradável.

Por outro lado, os cientistas também observaram que uma dieta rica em carboidratos e açúcar processado pode causar cáries. Como resultado, esta condição cria seus próprios problemas de hálito.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, de acordo com os especialistas, qualquer dieta que esteja desequilibrada pode criar problemas com o microbioma intestinal e causar o mau hálito.

Portanto, é importante manter uma boa mistura de proteínas saudáveis, carboidratos e gorduras saudáveis na dieta.

Algumas condições que podem causar mau hálito

Como já vimos acima, o mau hálito pode significar uma condição mais grave. 

  • O mau hálito pode significar, por exemplo, refluxo gástrico. O mau hálito ocorre como resultado da fermentação da comida pela ação de bactérias.
  • Doenças no trato respiratório também podem causar mau hálito. Condições como rinite, sinusite, laringite e amigdalite, por exemplo, podem ser as culpadas pelo mau cheiro.
  • A diabetes também é outra doença que pode causar mau hálito. Se você sentiu seu hálito adocicado, pode ser sintoma de diabetes.
  • Se seu hálito tem cheiro de acetona, é hora de procurar um médico. Isto significa que sua diabetes está descontrolada.
  • Do mesmo modo, a hérnia do hiato é outra condição que pode modificar seu hálito. Nela, uma pequena parte do estômago, em vez de ficar no abdômen, passa pelo diafragma e invade o tórax. Esse problema causa refluxo e, como resultado, você pode acabar ficando com um cheiro ruim na sua boca.

Entenda o que seu hálito está querendo lhe dizer. Não se esqueça de procurar um profissional se você perceber que há algo errado. Cuide do seu hálito e da sua saúde!

E você? Já sofreu com mau hálito? Como lidou com a situação? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário