Prato vazio

O Estudo que Diz que Reduzir Porções e Calorias Não Influi na Perda de Peso

A equação básica para a perda de peso que conhecemos há muito tempo é algo como: comer menos + exercitar-se = perder peso.

E enquanto a parte do exercício ainda está de pé, um novo estudo publicado no Journal of the American Medical Association sugere que a perda de peso realmente tem muito menos a ver com menores tamanhos de porções e a redução da ingestão de calorias do que pensávamos.

Em vez disso, o estudo revelou que abandonar grãos refinados, alimentos altamente processados e alimentos com açúcar adicionado são, na verdade, a chave para perder peso.

Se você se concentrar em comer uma dieta rica em vegetais consistindo principalmente em alimentos integrais, parece que o tamanho da porção e o conteúdo calórico nem sequer entram nessa equação.

A principal pesquisa, realizada por Christopher D. Gardner, diretor de estudos de nutrição no Stanford Prevention Research Center, avaliou cerca de 600 pessoas. Os sujeitos foram divididos em dois grupos de dieta – um comendo uma dieta “saudável low carb” e o outro comendo uma dieta “saudável com baixo teor de gordura”.

Durante a duração do estudo, os nutricionistas instruíram e treinaram os dois grupos do teste para comer alimentos integrais feitos em casa que foram minimamente processados e altamente nutritivos.

Ambos os grupos perderam uma quantidade significativa de peso. Os membros do grupo de baixo teor de carboidratos tendiam a perder cerca de 6 kg, enquanto os do grupo de baixo teor de gordura perderam um pouco menos, com uma média de 5,3 kg. Ambos os grupos observaram reduções em sua cintura e gordura corporal, bem como na sua pressão arterial e níveis de açúcar no sangue.

E fizeram tudo isso sem reduzir a quantidade de comida que ingeriam. Trata-se de controlar a qualidade de seus alimentos e de quão saudáveis eles são. Isso foi algo que chocou os próprios participantes, observou Gardner. “Após duas semanas de estudo, as pessoas estavam perguntando quando nós íamos dizer-lhes quantas calorias eles deviam reduzir”, disse ele.

Então, ele conclui, trata-se realmente de qualidade, e não quantidade. Se você está com fome, coma. Coma o quanto quiser, apenas certifique-se de que é a escolha certa.

Você tenta diminuir as porções e reduzir as calorias quando faz uma dieta? O que acha da ideia de mudar a qualidade dos alimentos, e não a quantidade? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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2 comentários

  1. Em quanto tempo ficar sem carboidratos para uma perca de peso notável?

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