Geleia de Mocotó Engorda?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Quem nunca comeu geleia de mocotó na infância? Ela é muito comum em lanches e refeições intermediárias do nosso dia. São divulgadas diversas informações nutricionais sobre benefícios proporcionados pelo consumo desse alimento, mas elas são um pouco contraditórias. Essa delicia pode ser consumida em sua forma natural ou para tornar refeições ainda mais apetitosas, mas será que vale a pena?

Nós devemos analisar os benefícios e os valores calóricos do produto, e a geleia de mocotó será utilizada como exemplo para atentarmos para a relevância de sua presença em uma dieta. Lembrando que o consumo excessivo de qualquer produto calórico deve ser evitado. O objetivo é que você leia e reconheça se o consumo desse alimento é benéfico para você ou não. A seguir poderemos analisar informações de fácil acesso e fornecidas pelos próprios fabricantes do produto. Afinal, geleia de mocotó engorda?

Valores nutricionais

100 gramas de geleia de mocotó contêm 130 calorias. Ela pode oferecer 3g de proteínas e 28g de carboidratos. Diferente do que algumas pessoas pensam, a geleia de mocotó não contém sódio e por isso não provoca retenção de líquidos, o que poderia ser prejudicial para uma dieta de redução de peso. As versões zero açúcar podem oferecer valores nutricionais reduzidos, mas os números são variáveis de acordo com os fabricantes e suas aplicações de conservantes. Veja abaixo informações nutricionais de um determinado fabricante.

Porção: 100g (5 colheres de sopa)

  • Valor energético: 130.0kcal
  • Carboidratos: 28.0g
  • Proteínas: 3.0g
  • Gorduras totais: 0.0g
  • Gorduras saturadas: 0.0g
  • Gorduras Trans: 0.0g
  • Fibra alimentar: 0.0g
  • Vitamina A: 300.0ug
  • Vitamina C: 6.8mg
  • Vitamina B12: 1.2ug
  • Ácido fólico: 1.2ug
  • Ácido pantotênico: 0.8mg
  • Sódio: 0.0mg

A Geleia de Mocotó Engorda?

Como todo alimento com açúcar e alta densidade calórica em sua composição, a geleia de mocotó engorda se consumida de forma exagerada. É importante você dosar o consumo e optar por alternativas mais naturais e saudáveis. A geleia de mocotó contém muitos conservantes e substâncias artificiais que influenciariam de forma negativa no funcionamento de seu organismo.

Com relação às calorias, ela tem 3 vezes mais calorias do que uma Coca-Cola ou qualquer outro refrigerante normal. E o pior é que é muito comum a pessoa comer uma caixinha toda ou um copinho de vidro todo quando decide comer a geleia de mocotó. Essa embalagem tem 200g em média. Isso significa que você está ingerindo 260 calorias. Para comparação, a Coca-Cola normal tem 85 calorias por 200ml. Nesse contexto é fácil entender o porquê da fama de que a geléia de mocotó engorda.

Vale lembrar também outro ponto importante. A pessoa pode consumir a geléia de mocotó junto com outros alimentos em um lanche ou como sobremesa do almoço ou jantar. Ou seja, são 260 calorias extras que poderia ser evitadas se você comesse uma gelatina sem açúcar, com praticamente zero calorias.

É importante você considerar que 260 calorias em si não vão fazer você engordar, mas são desnecessárias para uma dieta de emagrecimento se não trazem grandes nutrientes benéficos a saúde. Isso equivale a quase 4 maçãs. Você deve procurar alimentos que dão saciedade, além de nutrientes saudáveis. Infelizmente, a geléia de mocotó não proporciona nem saciedade.

A boa notícia é que já existe a geléia de mocotó zero açúcar (light). Dependendo da marca, um copo tem de 10 a 40 calorias, o que é muito menos do que a versão tradicional!

Fonte de Colágeno

O consumo deve ser moderado, se utilizado com responsabilidade, a geleia de mocotó poderá proporcionar benefícios. Assim como a gelatina, a geleia pode ser uma das fontes de colágeno. Ele traz benefícios para sua pele. A geleia pode proporcionar mais beleza aos seus cabelos e fortalecer suas unhas, além de ser uma aliada fundamental para o pessoal da terceira idade, pois combate a osteoporose. Vale lembrar que em baixa quantidade, a contribuição de colágeno através da geleia de mocotó não é tao significativa. Sendo assim, se você não quer essas calorias vazias extras para o seu dia mas que os benefícios do colágeno pode optar por outros alimentos ou suplementos alimentares.

Geleia de mocotó para as crianças

Alguns profissionais indicam o consumo da geleia de mocotó para crianças que precisam ganhar peso justamente por ter uma alta densidade calórica e ainda fornecer nutrientes para uma melhor formação dos ossos. Mas procure escolher opções mais saudáveis para as crianças abaixo de dois anos, pois as crianças estão em formação de hábitos, e esse alimento pode prejudicar na formação de seu paladar para hábitos alimentares saudáveis.

Vilã dos diabéticos

Como já dissemos, a geleia de mocotó engorda se consumida em excesso. E se você é diabético, deve tomar ainda mais cuidado. Seu objetivo é sempre controlar o índice glicêmico e por isso deve evitar o consumo desse produto. Escolha opções naturais como frutas e alimentos ricos em fibras. Mantenha seu índice glicêmico controlado para que seu metabolismo trabalhe da forma correta para uma melhor queima de gorduras e mais saúde.

Fonte proteica?

Há quem afirme que a geleia de mocotó pode ser uma excelente fonte proteica para quem busca ganho de massa magra. Mas isso é lenda. Primeiro porque a quantidade de proteínas em um pote é baixa. Segundo porque a proteína é incompleta, ou seja, não tem todos os aminoácidos essenciais para gerar a construção muscular.

Você sabia da fama que a geleia de mocotó engorda? Você consegue se satisfazer com apenas 2 ou 3 colheres de sopa de geléia de mocotó? Acha que vale a pena tê-la na sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 3,69 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

17 comentários em “Geleia de Mocotó Engorda?”

  1. Como 1 copo de 180 gramas todos os dias que trabalho pesado. Cerca de 15 copos mês. Tenho 1,76m e peso 83kg. Não influenciou em nada pra aumento de peso. Tenho 42 anos. Pra mim é tranquilo.

  2. EU como uma colher nas torradas ou misturada no ovo …o q daria 26 calorias/dia ou até menos ,um ponte comigo vai durar uns 10 dias…agora pela fé não tem nem comparação com a maldita da coca cola ,sei q foi comparado Só as calorias mas sabemos q os malefícios da coca e cia são inúmeras e incomparáveis.

  3. Amo e como sempre,acho que um copo não vai fazer ninguem engordar de repente,sendo que um adulto normal precisa de quase 2 mil calorias por dia.Como muito e não vou deixar de comer.

  4. nao achei que o amigo floid ,comemtou de maneira grotesca e sim imparcial ,pois todos sabem ,mas preferem nao saber que ha informaçoes tendenciosas na net ,para aumentar o consumo para as industrias de alimento ,e nescessario ser direto no que esta errado

  5. Adoro geleia de mocoto. Como raramente, e não consigo comer só a metade. Vou continuar comendo… obrigada pela matéria. Quanto ao amigo Floyd, forneceu informações verdadeiras e muito valiosas, só não precisava ser tão agressivo.

  6. Sempre comi uma caixa inteira ou 2 caixas e não engordei, na verdade sempre fui magra e continuo sendo!
    Queria mesmo era engorda e ganhar massa magra.

  7. Podiam parar com essa conversa fiada de “colágeno”; essa coisa de “comer colágeno é importante para a pele…” é informação falsa, de má fé, para vender produtos encima da inocência, ou ignorância, das pessoas em bioquímica.

    *O colágeno é um tipo de proteína, portanto ele é obtido unicamente pelo processo de síntese do seu próprio organismo.
    *Não adianta ingerir colágeno e achar que ele vai direto para o seu organismo ou para a pele.
    *Ao ingerir colágeno, ele será degradado no sistema digestivo em aminoácidos, os “tijolos das proteínas”; como toda proteína.
    *Os nutrientes essenciais para a síntese de colágeno são dois: protéinas (pode ser de qualquer fonte, desde que sejam de boa disponibilidade) e o Ácido Ascórbico, a famosa Vitamina C. Ou seja, a Vitamina C é o único nutriente específico que precisa ingerir para que haja síntese de colágeno. Sem Vitamina C, não há síntese de colágeno.

    Em resumo, se quer favorecer a síntese de colágeno, precisa ingerir uma proteína de boa disponibilidade (tipo a de Ovo e leite) e Vitamina C (que quanto mais, melhor).

  8. Eu TAMBEM AMO GELEIA E ADOREI SABER QUE TÉM A VERSÃO MAIS MAGRA , MAS MESMO ASSIM SE NÃO ENCONTRAR A MAIS MAGRA CONSUMIREI SEM PROBLEMAS A OUTRA COM UMA DELICIAS DESSAS QUEM PARA PENSAR EM CALORIAS…ADOREI AS INFRMAÇÕES, OBRIGADA

  9. Gente, sabia que existe geleia de mocotó zero açúcar com 36 calorias o pote inteiro? Acho que uma matéria dessas, num site sobre boa forma, deveria dar as opções de consumo.

  10. Bom tive a curiosidade de perguntar porque gosto muito da geleia que vem mais consistente para partir. Não gosto das que veem misturada com outros sabores. Mas de qualquer maneira agora que fiquei sabendo do valor calorico que ela contém vou ter que escolher outra sobremesa mais saudável. Que pena!
    Mas valeu a informação. Obrigada