Pêssego Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

O pêssego é uma fruta de origem chinesa, com um sabor doce e aroma delicado. Possui apenas uma grande semente e é envolta numa casca fina, aveludada e alaranjada. Considerado um fruto versátil, o pêssego pode ser usado para guarnecer carnes, fabricar compotas, marmeladas, fazer doces, bolos, geleias e sucos.

Além disso, apresenta um valor calórico muito baixo e por sua atuação como diurético natural no organismo, é uma das frutas mais recomendadas pelos nutricionistas para quem quer perder peso.

Mas afinal, o pêssego engorda ou emagrece?

Valores Nutricionais

Graças à sua doçura, o pêssego sacia rapidamente, controlando a fome e auxiliando, assim, na perda de peso. Por isso, é considerado um ótimo aliado em dietas de emagrecimento. Claro, que se consumido com moderação.

E quando analisamos suas calorias, será que o pêssego engorda?

Um pêssego branco (85g), por exemplo, contém 54 calorias. Já o pêssego amarelo (75g) tem 40 calorias. E o suco da fruta (200 ml) sem açúcar adicionado possui apenas 32 calorias. Já explicamos aqui, no entanto, que beber o suco da fruta não é a melhor opção.

Resumindo, o pêssego não engorda em geral. Mas é preciso atenção ao modo como a fruta é consumida. Lembrando que é sempre melhor o consumo da fruta in natura para melhor proveito de seus benefícios e nutrientes.

Em excesso, o pêssego engorda.

O pêssego pode ser inserido a diversas receitas, mas para aproveitar melhor os nutrientes dessa fruta você deve comê-la crua ou adicionada às saladas de frutas. Vale destacar que o pêssego engorda se consumido em excesso ou acrescido de açúcar. Seria impossível negar que o pêssego engorda se ingerido, por exemplo, com creme de leite, calda caramelizada ou leite condensado.

Pêssego em caldas

Incrivelmente delicioso, o pêssego em calda é rico em fibras e vitaminas A, C e D. Uma opção barata, prática e saborosa para quem está de dieta.

Porém, novamente, é necessário tomar cuidado com o excesso, pois frutas em calda, em geral, possuem muito açúcar, principalmente as enlatadas, vendidas em supermercados.

Se analisarmos, metade de um pêssego ao natural possui 15,4 calorias e 3g de açúcar, enquanto metade de um pêssego em calda apresenta 50 calorias e 12,3g de açúcar.

Benefícios à saúde e ao corpo

  • Rico em vitamina C, betacaroteno e potássio, o pêssego é um alimento antioxidante, hidratante e mineralizante.
  • Os pêssegos com polpa amarela possuem um importante teor de vitamina A, essencial no fortalecimento das mucosas e na formação e conservação do esmalte dos dentes.
  • Segundo a medicina chinesa, o pêssego é energético, aumenta a disposição, diminuindo a sensação de preguiça no verão e umedece a secura de mucosas.
  • O pêssego ajuda ainda a tratar de contusões, eliminação de toxinas, erupções na pele, fungos, intestino preguiçoso, problemas respiratórios, regularização do ácido úrico e tosse cardíaca.
  • Essa fruta saborosa tem compostos bioativos que auxiliam no controle do diabetes e da obesidade.
  • Conhecido, também, como o “Fruto da Calma” por alguns especialistas em nutrição, o pêssego colabora para a redução da ansiedade e do estresse e pode acalmar uma dor de estômago.
  • Graças ao selênio, mineral com propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, o pêssego ajuda a prevenir o câncer e o envelhecimento.
  • Vitamina A e o potássio, em conjunto, auxiliam na contração do músculo cardíaco, fazendo do pêssego uma ótima opção para quem faz exercício físico regularmente.
  • Além de todos os benefícios listados acima, por apresentar fibras, o pêssego quando consumido com casca evita a prisão de ventre, auxiliando no funcionamento intestinal.

Escolha e armazenamento do pêssego

Ao comprar um pêssego não se oriente pelo seu tamanho, pois nem sempre o maior corresponde ao mais saboroso, ou ao de melhor qualidade. Dê preferência aos de casca firme, mas não dura. Para ter certeza de que estão saborosos e doces, escolha os pêssegos ligeiramente macios à pressão dos dedos e perfumados.

Não compre frutos com a pele verde, isso indica um mau amadurecimento, também rejeite os manchados, com cortes ou lesões visíveis. Os pêssegos maduros têm uma coloração amarelo-avermelhada, dependendo da variedade.

Ao comprar pêssegos verdes, coloque-os em um saco de papel e deixe-os à temperatura ambiente para apressar o amadurecimento. Só lave a fruta minutos antes de servi-la. Para melhor conservação, guarde os pêssegos na geladeira e consuma-os de 3 a 5 dias no máximo.

Curiosidades

A casca de pêssego pode ser utilizada no preparo de chás, pois é bastante aromática. Para retirar a casca do pêssego: mergulhe-o em água fervente por 15 segundos e com uma faca pequena e bem afiada, retire a pele.

O pêssego seco ou desidratado contém mais calorias, por que são necessários 7 a 8 kg para produzir apenas 5 kg de fruta seca.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você gosta de pêssego? Com qual frequência você o consome? De que forma você prefere comê-lo? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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7 comentários em “Pêssego Engorda ou Emagrece?”

  1. Gosto muito picado com iogurte desnatado 01col.de linhaça triturada,meia col.de chia e 01col de mel de abelha

  2. Como todos os dias dois, três pêssegos, é delicioso,me acalma e me ajuda principalmente na reposição de potássio.😋