Artigo patrocinado pelo Balança Certa, escrito pela nutricionista Bruna Bosco.
A Dieta Low Carb está na moda, ela é a bola da vez e queridinha entre os famosos. Mas aí vem a pergunta: “Essa tal dieta Low Carb funciona mesmo?
Dieta low carb: o que é?
A dieta low carb, como o próprio nome sugere, é uma dieta com baixas quantidades de carboidrato, rica em gorduras boas e proteínas de alto valor biológico.
Neste momento você deve estar se perguntando: “Mas como uma dieta rica em gorduras pode me levar a emagrecer?” Eu respondo! Comprovadamente, por meio de mais de 40 mil estudos e artigos científicos, uma dieta rica em gorduras traz mais saciedade em relação a uma dieta rica em carboidratos.
Veja também: 9 Mitos e Verdades sobre a Low Carb
Além disso, o objetivo de uma dieta low carb é fazer a modulação da glicemia, evitando os picos de insulina e, portanto, o acúmulo de gordura. A partir de agora, você vai entender melhor como tudo funciona.
Nossa alimentação é composta basicamente por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, fibras e água. Quando você tem uma dieta onde à base são os carboidratos simples, o seu pâncreas se vê obrigado a produzir mais insulina para levar essa glicose para o seu devido destino, onde será transformada em energia.
No entanto, as células não conseguem absorver toda a glicose contida nos alimentos fonte de carboidrato. Sendo assim, o organismo trata de dar dois destinos para a insulina que foi produzida em excesso, que são:
- Seu armazenamento no fígado e nos tecidos musculares em forma de glicogênio;
- Seu estoque no tecido adiposo em forma de gordura, onde aparecem os indesejáveis “pneuzinhos” que a gente pode estar onde for, que nunca paramos de pensar neles. É um incômodo que não passa e que precisa de solução imediata.
O que acontece é que, com os conhecidos picos de insulina pelo excesso de alimentos ricos em glicose, você sentirá vontade de comer ainda mais alimentos fonte de carboidratos. Em seguida, aumenta a quantidade de glicose circulante no sangue, gerando novos picos de insulina, e forma-se um ciclo VICIANTE, que tem como resultado o ganho de peso, por conta do aumento da fome e da gula.
Veja também: Cardápio Low Carb
Surge então a dieta low carb que está conquistando cada vez mais adeptos por sua proposta diferenciada: que você não precisa se limitar às quantidades ingeridas, muito menos ficar contando calorias. Muito pelo contrário, nesta dieta você pode comer até sentir saciedade. Esta é uma forma de controlar a compulsão alimentar, que já faz parte da rotina de muitos adeptos de dietas com restrição alimentar e de baixíssimas calorias.
Se em algum momento da sua vida, você já fez essas “dietas malucas” que privam você de comer muitos alimentos, e o pouco que come tem que ficar controlando e contando calorias, já deve ter passado pela seguinte situação:
Nos primeiros meses de dieta, seu corpo responde muito bem à mudança alimentar, e ocorre uma rápida perda de peso que te deixa extremamente feliz! No entanto, com o passar do tempo as primeiras dificuldades começam a aparecer.
Seu metabolismo passa a ficar mais lento e a perda de peso, consequentemente, já não é mais a mesma. Além disso, em algum momento da dieta você volta a comer tudo que tem vontade, e na maioria das vezes em dobro.
Veja também: Receitas de Bolos e Doces para a Dieta Low Carb
O que vai acontecer então é o ganho de peso, acompanhado de muita frustração e que leva você a um ciclo vicioso, no qual se come mais para compensar o sentimento ruim de não ter conseguido alcançar os seus objetivos, e comendo mais você engorda; esse é um ciclo que parece não ter fim.
Você se enxergou nessa situação? Então a dieta low carb pode ser a solução que você tanto busca. Isso porque ela dá a liberdade de comer o quanto e quando quiser, sem restrição de horários e quantidades.
Com isso, esse tipo de dieta influencia diretamente no seu psicológico. Fazendo você já iniciar a dieta com uma motivação a mais, porque sabe que não é uma dieta restritiva como tantas outras que existem por aí. Quer estar em forma neste verão? Não desista de você, faça a low carb e relaxe.
Os benefícios da dieta low carb
Além de auxiliar no processo de emagrecimento, a dieta low carb auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças, por exemplo:
- Síndrome de ovário policístico;
- Diabetes gestacional;
- Refluxo gastroesofágico;
- Esquizofrenia;
- Doenças crônico-degenerativas;
- Doenças articulares;
- Tireoide de Hashimoto;
- Fertilidade;
- Acne;
- Doenças neurológicas;
- Função respiratória;
- No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides;
- Melhora da sensibilidade à insulina;
- Controle da pressão arterial;
- Entre muitas outras vantagens estéticas, comportamentais e nos relacionamentos.
Veja também: Fontes de Gordura na Dieta Low Carb
Atualmente ela é a dieta queridinha dos famosos, pois é considerada uma dieta saudável, que traz inúmeros benefícios ao organismo e conta com uma grande variedade de alimentos que contém carboidratos em sua composição vindo principalmente de hortaliças.
Foi pensando nisso que separamos algumas das principais vantagens que a dieta low carb oferece:
1- Emagrece de forma saudável
O objetivo de uma dieta low carb é fazer a modulação da glicemia, evitando os picos de insulina e, portanto, o acúmulo de gordura.
Durante a dieta low carb o organismo passa a ter como principal fonte de energia as gorduras. A glicemia fica baixa e não sofre mais picos causados pelo consumo alto de carboidratos, levando assim ao emagrecimento. Até o pessoal do mundo fitness já adotou o estilo de vida low carb.
2- Diminui a fome
Quando ingerimos alimentos fontes de carboidratos devemos saber que a sua digestão já começa na boca durante a mastigação, ou seja, é uma digestão muito rápida e logo após comer aquele delicioso prato de macarronada você já está faminto novamente.
Ao iniciar a dieta low carb, a fome sofre uma redução, pois os alimentos ingeridos possuem um maior poder de saciedade. Isso se dá principalmente por conta do aumento do consumo de proteína que possui um alto teor de saciedade, diminuindo assim a sensação de fome.
3- Exclui o açúcar da alimentação mas não exclui os doces
Ficou difícil de entender? Calma! Comer açúcar em grandes quantidades (contido em alimentos como biscoitos, bolos, refrigerante e outros produtos industrializados) faz com que o pâncreas libere cada vez mais insulina, o que já é péssimo, mas se isso acontece sempre, uma hora o pâncreas vai falhar, pois estará sobrecarregado.
Sendo assim, o ideal é que utilizemos nosso pâncreas para produzir insulina quando formos de fato nos alimentarmos e não ficarmos comendo doces descontroladamente a toda hora.
Na dieta low carb o açúcar é totalmente excluído da alimentação, e com o tempo você não sentirá mais a sua falta, pois vai aprender a apreciar o sabor dos alimentos e a utilizar adoçantes naturais. Porém até lá vai comer bolos, doces e pudins low carb até que seu corpo não necessite mais dos doces, e fica tranquila que você chegará lá sim!!!
Enfim, acredite que excluir o açúcar não quer dizer não comer doces e sobremesas, nada disso! Na dieta low carb existe uma grande variedade de doces, shakes, sobremesas, bolos e tortas que fazem a alegria na dieta.
Para você ter uma ideia até Nutella Low Carb você poderá comer. O que acontece é a substituição do açúcar por adoçantes culinários, troca dos industrializados por naturais e ser feliz comendo comidas deliciosas, sem química e sem conservantes.
4- Não precisa contar calorias
Estudos atuais vêm mostrando que as escolhas alimentares são mais importantes do que contar calorias, pois quando você leva em consideração apenas as calorias dos alimentos ignora os efeitos metabólicos negativos que certos ingredientes têm sobre o nosso corpo, ou seja, um alimento pode ser baixo em calorias, mas conter açúcar refinado, corantes, poucas fibras e vitaminas. Você estará ingerindo poucas calorias, mas é um alimento que não fornece nenhum benefício ao corpo.
A dieta low carb te ensina a fazer as escolhas alimentares inteligentes, respeitando a sua fome e saciedade, não levando em consideração a quantidade de calorias.
5- Você sente prazer ao comer
O que você pode comer na dieta low carb vai além dos alimentos de baixo carboidrato, você precisa nutrir seu corpo. Não faz sentido e nem adianta você se entupir de gelatina zero açúcar, refrigerante zero – que não terão carboidratos – mas que também não oferecerão nenhum nutriente para o seu organismo se equilibrar e promover o emagrecimento com saúde. O que dá resultado é a dieta low carb junto com uma alimentação baseada em comida de verdade.
Então se prepare para uma alimentação com ovos no café da manhã, inúmeras opções de carne, bacon e vegetais no almoço, recriações e adaptações de receitas como: pizzas, macarrão, arroz, lasanhas e pães. Sim, existem opções low carb desses alimentos tão gostosos quanto os originais!
6- Não é só uma dieta, mas sim um estilo de vida
Geralmente a dieta é iniciada para a perda de peso por um período, mas acaba com o tempo se tornando um estilo de vida, pois a pessoa acaba entendendo que aquilo é melhor para a saúde dela.
O que ela vai mudar após a eliminação do peso desejado é que podem ocorrer situações em que a pessoa acaba comendo alimentos que tem um alto teor de carboidrato, mas ela sabe equilibrar as outras refeições do dia ou até mesmo do dia seguinte, para não ganhar peso novamente.
Como você pode ver, o universo low carb é completamente fascinante, e deve ser realizado priorizando a saúde e o bem-estar. Então essa pode ser a solução que você tanto busca, pois essa dieta influencia beneficamente todo o seu modo de viver, fazendo você iniciar a dieta com muita motivação, pois sabe que ela não é mais uma dieta restritiva como tantas outras que existem por aí.
Se você quer emagrecer, mas não tem coragem de começar uma dieta por amar doce, pizza ou pão, sua única saída é a low carb mesmo. Ela te permite comer essas delícias e continuar emagrecendo.
Artigo patrocinado pelo Balança Certa, escrito pela nutricionista Bruna Bosco.
Vídeo: Como fazer dieta low carb
Assista os vídeos abaixo e continue a aprender sobre a dieta low carb!
Nossa gostei da matéria , me esclareceu bem. Obrigada