O Exercício Pullover É de Peito ou de Costas?

Especialista:
atualizado em 13/07/2020

Um dos temas mais discutidos nas academias pelo mundo é o exercício pullover com halter. Muitas pessoas não sabem se o pullover é de peito ou de costas.

O exercício pullover tem como alvo a parte das costas e o peitoral e pequenas mudanças em sua técnica podem mudar o ponto de ênfase do exercício para atingir os músculos do peitoral ou dorsais.

Como fazer

Deite-se em um banco. Segure o haltere sobre o peito com as mãos interligadas em forma de triângulo. Uma vez na posição, deslize-se pelo banco ligeiramente para que sua cabeça esteja na borda.

Esta posição será exatamente a mesma para ambos os exercícios.

– Pullover para peitoral

Para atacar o peitoral, você deve manter seus cotovelos para dentro e seus braços o mais reto possível durante o movimento.

Baixe o peso o máximo que puder acima de sua cabeça. Em seguida, inverta o movimento trazendo o peso de volta da mesma maneira exata e flexione o peito na parte superior do exercício. Repita o movimento de acordo com o número desejado de repetições.

– Pullover para costas

Ao tentar segmentar os músculos dorsais, você vai levantar os cotovelos um pouco e, em vez de manter os braços retos, você deve manter o peso o mais perto do corpo possível, fazendo com que os cotovelos se abram ainda mais à medida que você faz o movimento.

Aperte os dorsais enquanto puxa o haltere através da amplitude de movimento e pare apenas quando chegar à altura do seu peito.

Conclusão

Você pode levar algumas tentativas até estabelecer essa conexão mente-músculo. Enquanto isso, certifique-se de manter um peso mais leve e aumente gradualmente conforme seu músculo vá criando resistência.

Você costuma fazer o exercício pullover com halteres na academia? Imaginava que ele tinha 2 variações para segmentar os músculos? Qual é a sua preferida? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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