O Que é Bom para Unha Crescer?

Especialista:
atualizado em 27/05/2020

Confira dicas sobre o que é bom para unha crescer, de dieta e suplementação a dicas gerais, e entenda como ter unhas saudáveis.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os remédios destinados ao crescimento das unhas não costumam fazer com que elas cresçam mais rápido. Em vez disso, eles impedem que suas unhas quebrem e as ajudam a parecer mais saudáveis e a ficarem mais longas.

Aproveite para conhecer mais dicas sobre o que comer para fortalecer as unhas e como tratar unha encravada inflamada se acabar sofrendo com esse problema.

Fatos importantes sobre as unhas

As unhas são formadas por muitas camadas de uma proteína dura chamada de queratina, e suas unhas são um indicador importante da sua saúde geral.

As unhas de adultos saudáveis crescem em média 3,5 milímetros (mm) por mês. As unhas saudáveis devem ser duras e lisas, livres de sulcos, amassados e de cor consistente. Existem vários fatores que podem afetar as taxas de crescimento, como saúde geral, nutrição e cuidados com elas.

Unhas fortes podem crescer mais porque estão menos propensas a descascar, lascar ou quebrar, mas se as suas unhas crescerem mais lentamente do que a média e você quiser que elas cresçam mais rápido, aqui você verá várias dicas e informações sobre o que é bom para unha crescer.

Como crescem as unhas

A parte dura da unha é chamada de lâmina ou placa ungueal, que assim como o cabelo, é formada principalmente de queratina. Essa placa não é feita de tecido vivo, por isso não é possível melhorar a saúde da mesma, embora seja possível evitar a sua quebra.

A saúde das unhas começa na matriz ungueal ou raiz da unha. A matriz ungueal é o tecido debaixo da unha, por isso se a unha se romper abaixo da ponta do dedo, o leito ungueal pode ficar exposto, que é o que causa muita dor, pois essa raiz ungueal trata-se de um tecido vivo.

A base da unha é uma estrutura chamada de matriz da unha, que é onde começa o crescimento. Cuidados a longo prazo com a saúde das unhas ajudam o corpo a manter tanto a unha como a pele circundante saudável, permitindo que elas cresçam mais fortes e firmes.

O que causa unhas saudáveis

Uma saúde ruim pode fazer com que as unhas cresçam de forma anormal, e alguns problemas comuns de seu crescimento incluem:

  • Mudanças na forma ou espessura das unhas;
  • Mudança na cor;
  • Separação da pele ao redor da unha;
  • Dor ou inchaço ao redor das unhas;
  • Sangramento.

Com a idade, as unhas começam a crescer mais lentamente, mas isso também pode ser um sinal de deficiência nutricional ou doença. Alguns medicamentos também podem ser responsáveis pelo crescimento lento das unhas.

Os hormônios também desempenham um papel importante no crescimento das unhas. As pessoas mais jovens tendem a ter um crescimento mais rápido das mesmas em comparação com as mais velhas, enquanto que as unhas dos homens e das mulheres grávidas tendem a crescer mais rapidamente do que as das outras pessoas.

Mitos sobre o crescimento das unhas

Há um grande mito que diz que aplicar vitaminas diretamente nas unhas pode ajudá-las a crescer. É improvável que esses remédios ajudem. Na melhor das hipóteses, eles fortalecem as unhas e impedem que elas se quebrem.

Nenhum esmalte específico, bem como um pó ou gel, é capaz de melhorar a saúde das unhas. De fato, alguns produtos, em especial aqueles que exigem métodos severos para remoção, podem até mesmo destruir a saúde das unhas.

A acetona, que é utilizada para remover esmaltes, pode enfraquecer as unhas mesmo que o gel ou esmalte faça com que elas pareçam mais fortes e saudáveis.

Outro mito é que o esmalte irá afetar o crescimento, pois no momento em que o tecido da unha já é longo o suficiente para ser pintado, ele já está morto.

Dieta e saúde das unhas

Assim como para todo o resto do copo, as unhas precisam de uma dieta balanceada para crescer, incluindo água, legumes, verduras, proteínas, frutas e uma grande variedade de vitaminas e mineras.

Sendo assim, quando você se perguntar o que é bom para unha crescer, uma dieta balanceada e saudável é a resposta certa.

Por exemplo, as pessoas que não consomem a quantidade suficiente de ferro podem ter unhas quebradiças, enquanto que deficiência de proteína pode causar sulcos nas unhas.

Algumas mudanças específicas na dieta podem não só beneficiar a sua saúde geral como fortalecer as unhas e melhorar o crescimento delas, como por exemplo:

– Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B que muitas pessoas dizem que podem promover o crescimento saudável tanto das unhas como do cabelo. De fato, ela pode fortalecer as unhas quebradiças e impedi-las de quebrar, porém há poucas evidências de que os suplementos de biotina ajudem as unhas a crescer mais rapidamente.

– Proteínas

Como as unhas são feitas de proteína, algumas pessoas acreditam que não consumir a quantidade suficiente de proteína em sua dieta pode afetar a saúde das unhas.

Para aumentar a sua ingestão de proteína, consuma carnes magras como peixe ou frango. As fontes vegetarianas de proteína incluem amendoim, lentilhas, nozes e laticínios como leite e queijo.

– Cálcio

Alguns dos suplementos para unhas que são vendidos sem receita contêm cálcio, e algumas pessoas acreditam que como o cálcio fortalece os ossos, ele também pode fortalecer as unhas.

Algumas pesquisas descobriram que as mulheres que estão na menopausa e sofrem com osteoporose (muitas vezes devido à ingestão inadequada de cálcio) experimentam alterações nas unhas.

No entanto, poucos estudos definitivamente comprovaram se o cálcio melhora ou não a saúde das unhas. O que é certo é que pessoas em risco de sofrer com a deficiência de cálcio devem considerar a suplementação de sua dieta com este mineral essencial.

Dicas e remédios caseiros para as unhas crescerem

Algumas dicas e remédios caseiros também podem servir para a unha crescer, pois podem melhorar a saúde das unhas e protegê-las contra a quebra.

Mesmo que não façam com que elas cresçam mais rapidamente, essas opções podem ajudar a melhorar a saúde geral das unhas, proporcionando ótimas taxas de crescimento.

– Mantenha as unhas secas

A água em excesso pode enfraquecer as unhas, tornando-as quebradiças e macias, por isso é importante secar as unhas depois de nadar, tomar banho ou fazer algo que as molhe.

Ao lavar roupa, louças, banheiro, cozinha, carro e qualquer outra coisa, use luvas para evitar que tanto a água como os produtos de limpeza fiquem sobre as unhas.

– Evite removedores muito agressivos

Removedores com acetona podem enfraquecer e ressecar as unhas. Por isso, evite utilizá-los, bem como os esmaltes que requerem o seu uso.

Se a acetona é a única opção, evite encharcar as unhas com a mesma – em vez disso, esfregue um pouco e em seguida lave bem e hidrate suas mãos.

 – Massagem

Algumas condições médicas como a diabetes podem reduzir a circulação sanguínea nas unhas tornando-as mais fracas.

Embora seja mais provável que isso afete as unhas dos pés do que as das mãos, uma massagem suave pode promover a circulação nas unhas, compensando os efeitos da diabetes, bem como de outros problemas circulatórios.

Atenção com manicures

Alguns salões de beleza que oferecem o serviço de manicure são fontes de infecções nas unhas. Técnicas agressivas de manicure, como por exemplo cortar as cutículas muito curtas, podem permitir que as bactérias entrem na matriz ungueal e enfraqueçam as unhas.

Leve sempre as suas próprias ferramentas pessoais para o salão de beleza e confira a reputação do mesmo. Se algo doer, peça para a profissional parar, afinal fazer as unhas não deve ser algo doloroso.

– Tratamento e prevenção de pele seca

Muitas vezes uma pele áspera significa unhas secas, pois pele muito seca pode até mesmo se abrir e sangrar, expondo as unhas a infecções bacterianas e fúngicas.

Quando a pele que envolve a raiz ungueal ou a matriz da unha está seca, ela pode até mesmo danificar as unhas à medida que crescem. Por isso, mantenha as unhas e mãos hidratadas. Aplique hidratante depois de lavar as mãos.

Manter as unhas lixadas em seu formato natural, que pode ser ligeiramente quadrado ou arredondado, pode evitar que elas enrosquem em algo e quebrem. Manter as unhas “feitas” também pode te desencorajar a morder ou roer.

– Condições médicas

Condições médicas como psoríase e diabetes podem afetar tanto a pele como as unhas. Por isso, em vez de tratar apenas as unhas, cuide do seu problema de saúde desde a origem seguindo as recomendações de tratamento dadas por um médico.

Se os sintomas mudarem ou piorarem, ou se alguém tiver uma doença crônica acompanhada de problemas nas unhas, consulte um médico.

– Proteja as cutículas

As cutículas são pedaços finos de pele que protegem a raiz das unhas, e cortá-las muito curtas pode expor a raiz da unha ou matriz ungueal, danificando as unhas e causando infecções. Por isso, mantenha as cutículas hidratadas e não as corte.

Agora que você já sabe o que é bom para unha crescer, coloque em prática e melhorará não apenas suas unhas como toda a sua saúde em geral.

Você já sabia o que é bom para unha crescer saudável? Pretende aderir na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário