Gordura hidrogenada faz mal? O que é e alimentos que contêm

Especialista da área:
atualizado em 17/11/2020

A gordura hidrogenada, conhecida popularmente como gordura trans, é um tipo de gordura que traz vários efeitos prejudiciais à saúde.

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Mas, cada vez mais empresas estão se preocupando em informar aos seus consumidores quando seus produtos são produzidos sem gordura trans, devido à rejeição das pessoas a esse nutriente.

Vamos entender agora o motivo dessa preocupação em torno da gordura trans, além de mostrar quais são os alimentos que a contêm.

O que é gordura hidrogenada

Para entender melhor o que é a gordura hidrogenada, é preciso conhecer um pouco melhor a estrutura química dessas gorduras.

A gordura hidrogenada ou gordura trans artificial é um ácido graxo do tipo insaturado. Ele é feito através de um processo industrial de hidrogenação de óleos vegetais.

De forma geral, a maioria das gorduras vegetais são líquidas, e apenas com esse processo de hidrogenação é que se consegue uma gordura vegetal sólida.

Como a gordura hidrogenada é fácil de ser produzida, além de ter uma durabilidade bastante longa, ela é usada na produção de vários alimentos.

Gordura trans natural x artificial

A gordura trans pode ser encontrada naturalmente em produtos lácteos, além de carnes, sendo formadas no intestino desses animais quando eles digerem a grama.

Nesses casos, elas representam apenas de 2 a 5% da gordura em laticínios e de 3 a 9% da gordura em carne bovina e ovina. Porém, mesmo não sendo saudável, alguns estudos mostram que o consumo moderado de gorduras trans de fontes naturais não é prejudicial à saúde.

Uma dessa gorduras é o ácido linoleico conjugado, que é inclusive indicado como suplemento dietético devido aos seus benefícios que reduzem até o risco de desenvolver doenças cardíacas.

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Mas, quando se trata de gorduras trans artificiais, como a gordura hidrogenada, os resultados das pesquisas já mostram malefícios à saúde, como veremos a seguir:

Resistência à insulina e diabetes do tipo 2

Há alguns anos pesquisadores começaram a observar a relação entre o consumo de gordura hidrogenada artificial com o desenvolvimento da resistência à insulina, chegando, em alguns casos, ao diagnóstico de diabetes tipo 2.

Após essa observação, diversos estudos foram realizados, e comprovaram que, em muitos casos, o causador era o consumo desse tipo de gordura.

Processos inflamatórios

Já é consenso que o excesso de processos inflamatórios está associado com a maioria das doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, diabetes e artrite.

Por isso, alguns ensaios clínicos foram realizados para investigar o efeito da gordura hidrogenada na inflamação, e a maioria deles sugere que ela aumenta os marcadores inflamatórios no organismo.

Câncer

A ligação entre o consumo de gordura hidrogenada e o desenvolvimento de câncer não é tão direta e fácil de se observar como ocorre com outros problemas de saúde.

Mas, de acordo com essa publicação do Instituto do Câncer (INCA), como o consumo de gordura hidrogenada está associado à obesidade e ao aumento de processos inflamatórios, e estes são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, pode-se afirmar que existe uma correlação entre o consumo desse tipo de gordura e alguns tipos de câncer.

Doenças cardiovasculares

As gorduras trans artificiais, ou gorduras hidrogenadas, estão associadas a uma série de problemas cardiovasculares, e estudos já mostraram que elas aumentam não só o risco do aparecimento de doenças, mas também a mortalidade.

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Isso acontece tanto pelo seu efeito nos níveis de colesterol, quanto por outros processos, como o aumento de inflamações e resistência à insulina.

Alimentos que contêm gordura hidrogenada

Fast food

Os principais alimentos que contêm gordura hidrogenada são os óleos vegetais hidrogenados, que são gorduras baratas e que tem uma validade maior que aquelas de origem animal. Assim, eles são incorporados nos mais diversos alimentos processados.

Como não é tão fácil encontrar essa informação nos rótulos, separamos uma lista dos principais alimentos que contêm gordura hidrogenada para que você possa ficar mais atento e, se possível, evitar:

  • Margarina;
  • Lanches embalados;
  • Fast food;
  • Batata frita, nuggets e outros alimentos fritos;
  • Pipoca de cinema;
  • Cremes de café;
  • Salgadinhos;
  • Salgados fritos;
  • Alimentos pré-cozidos;
  • Massa pronta para uso;
  • Biscoitos e bolachas.

Lembre-se de que quando obtida de fontes naturais, a gordura trans consumida com moderação não faz mal à saúde, diferentemente da artificial, que é a gordura hidrogenada.

Assim, você ainda pode dar uma chance para produtos de origem animal como carnes, leite e derivados como o queijo.

Dicas

Seguindo as dicas abaixo você vai conseguir identificar e evitar o consumo de gorduras hidrogenadas:

1. Leia os rótulos

Como essa informação não está clara, você precisa ler a lista de ingredientes, uma vez que agora sabemos que gordura hidrogenada é o mesmo que gordura trans artificial.

Assim, procure também nos rótulos a presença de palavras como “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”, pois infelizmente alguns fabricantes ainda agem de má fé e evitam usar a palavra-chave “gordura trans“, que é o termo mais popularmente conhecido.

2. Evite junk food e alimentos processados

Os alimentos comercializados em fast food também são ricos em gordura hidrogenada, usada para aumentar a vida útil dos produtos. E nem sempre os consumidores são claramente alertados quanto a isso.

Então, evite o consumo desse tipo de “junk food” sempre que puder. E, se possível, limite também o consumo de alimentos industrializados e prefira os alimentos preparados em casa.

Prefira aqueles óleos vegetais que são pouco processados como o óleo de coco, por exemplo, que você mesmo pode preparar em casa e que é resistente a altas temperaturas. Além dele, você pode usar azeite de oliva, óleo de cártamo ou óleo de abacate, que são óleos vegetais saudáveis.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar que a gordura hidrogenada faz mal, e que é sinônimo de gordura trans? Consome alimentos que a contêm com frequência? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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2 comentários em “Gordura hidrogenada faz mal? O que é e alimentos que contêm”

    • verdade, de todos os sorvetes que eu vi, eles sempre colocam na tabela nutricional que eles possuem gordura trans, uma vez minha mãe comprou um sorvete trufado da Kascão e a cada 60 gr (1 bola) possuía em média 0,2 ou 0,3 gr de gordura trans se não me engano, eu nem comi o sorvete por conta disso