Como fazer manteiga de azeite de oliva e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 12/06/2021

A manteiga é um dos ingredientes mais usados na cozinha, seja para preparar receitas ou simplesmente para passar no pão. Entretanto, sua versão tradicional pode ter muitas calorias. Por isso, vale a pena conhecer a manteiga de azeite de oliva.

  Continua Depois da Publicidade  

A manteiga de azeite de oliva é mais saudável e tem menos calorias, mas também é muito saborosa e pode ser usada em diferentes preparos. Saiba agora como fazer essa manteiga e conheça todos os benefícios que ela possui.

Como fazer – Receita de manteiga de azeite de oliva

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Primeiro, coloque os dois ingredientes dentro de um pote de vidro;
  2. Em seguida, feche bem o pote e deixe-o no congelador durante a noite;
  3. Então, no dia seguinte a sua manteiga estará pronta.

Recomenda-se tirar a manteiga de azeite de oliva da geladeira ou do congelador alguns minutos antes de consumi-la. Você pode usar essa manteiga para passar na tapioca ou no pão, por exemplo.

Quais os benefícios atribuídos à manteiga de azeite de oliva?

Manteiga de azeite de oliva

1. Faz bem para a saúde do coração

Em geral, as manteigas e as margarinas são ricas em gordura saturada, que faz mal à saúde. Segundo um estudo da universidade de Harvard, esse tipo de gordura ajuda a aumentar o colesterol ruim (LDL), favorecendo, assim, a formação de depósitos de gordura nas artérias, o que aumenta as chances de se desenvolver alguma doença cardiovascular, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Já o azeite de oliva tem pouca gordura saturada e ainda possui propriedades que trazem benefícios para o coração e ajudam a diminuir o risco de problemas cardiovasculares.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, os óleos vegetais líquidos, como o azeite de oliva, são melhores para a saúde do coração do que os óleos vegetais duros, como a margarina.

Por isso, os médicos e pesquisadores recomendam substituir a manteiga e a margarina pelo azeite de oliva no preparo das receitas.

2. É rico em gorduras boas

Nem todas as gorduras fazem mal à saúde. Muito pelo contrário, as gorduras poli-insaturadas, por exemplo, podem apresentar vários benefícios para o bom funcionamento do organismo, e o azeite é rico nessa substância. Além disso, as gorduras poli-insaturadas contribuem para diminuir o risco de doenças cardíacas.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda de acordo com o artigo de Harvard, substituir a gordura saturada pela gordura poli-insaturada ou por carboidratos ricos em fibras é a melhor forma de diminuir os riscos de doenças no coração. No entanto, trocar a gordura saturada por carboidratos altamente processados não traz benefícios para a saúde.

O azeite de oliva ainda é fonte de gorduras monoinsaturadas, que também são gorduras boas, já que possuem ácidos graxos benéficos para a saúde e ainda são ótimas fontes de energia para o corpo.

3. É livre de gorduras trans

As gorduras trans são industrializadas e fazem mal à saúde, já que aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o colesterol bom (HDL). Isso favorece a obstrução das artérias e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o consumo dessa substância também pode elevar o risco de desenvolver diabetes.

A margarina é um dos alimentos conhecidos por possuir gorduras trans. Já o azeite de oliva não tem essa substância na sua composição.

Entretanto, quando o azeite de oliva é reutilizado repetidamente e aquecido em temperaturas muito altas (o que não precisa acontecer para a preparação da manteiga de azeite de oliva), algumas de suas gorduras são transformadas em gorduras trans.

A manteiga de oliva é rica em gorduras boas e possui pouca gordura saturada, além de ser livre de gordura trans. Por isso, ela é uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar da manteiga de azeite de oliva? Pretende aprender como fazer e aproveitar os seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,80)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário