Leite fermentado – O que é e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 30/03/2021

Provavelmente, você toma leite fermentado desde a sua infância. Saiba aqui então o que é e quais são os benefícios do leite fermentado.

  Continua Depois da Publicidade  

O leite fermentado é uma bebida probiótica, ou seja, ela é rica em microrganismos. Por definição, um alimento probiotico é aquele cujos microrganismos chegam vivos no intestino. Um exemplo bem comum são as bebidas fermentadas com Lactobacilos vivos.

Além do leite fermentado, outras bebidas fermentadas incluem o kefir, o kombucha, o leite acidófilo e o iogurte, por exemplo.

O que é o leite fermentado

copo de leite fermentado

O leite fermentado é aquele que sofre fermentação por bactérias. Isto é, o leite é parcialmente digerido por bactérias que se alimentam do açúcar do leite.

Além de facilitar a digestão, as bactérias presentes no leite aumentam a validade do produto e evitam que ele estrague com facilidade.

Benefícios do leite fermentado

Em suma, ingerir essa bebida probiótica diariamente traz os seguintes benefícios: 

1. Faz bem para o intestino e melhora a digestão

Os microrganismos do leite fermentado são ótimos para a saúde da flora intestinal. De fato, o consumo diário de probióticos está relacionado a menos episódios de constipação.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a fermentação faz com que a bebida seja mais fácil de digerir. Aliás, quem mais se beneficia disso são pessoas que sofrem de alergia ao leite ou que são intolerantes à lactose.

Mas qualquer pessoa pode se beneficiar desse leite para melhorar a digestão. Isso porque as bactérias que participam da fermentação do leite também ajudam a digerir certos alimentos, como os FODMAPs, por exemplo.

2. Aumenta a imunidade

Vários estudos mostram uma relação entre a presença de bactérias boas no intestino com o aumento da imunidade.

De fato, bactérias saudáveis ajudam no combate a doenças causadas por microrganismos nocivos para a saúde humana – melhorando assim todas as defesas do nosso corpo.

3. Melhora a nutrição

Certamente, um sistema digestivo mais eficiente melhora não só sintomas gastrointestinais desagradáveis como também a absorção de nutrientes.

Além disso, o leite fermentado é uma ótima fonte de proteínas e de cálcio.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Pode contribuir para a perda de peso

Algumas pessoas relatam que o consumo de leite fermentado ajuda no emagrecimento. Isso pode estar relacionado com a redução de sintomas como a constipação e com um processo digestivo mais eficaz, por exemplo.

No entanto, ainda não é possível afirmar que o leite fermentado realmente ajuda a emagrecer.

Apesar de todos esses benefícios, o leite fermentado pode causar desconforto intestinal em algumas pessoas. Por isso, vale a pena observar se você está tomando probióticos em excesso para ajustar a quantidade diária.

Vídeo

Conforme vimos, leite fermentado é um ótimo probiótico. Se você quer aumentar a ingestão desse tipo de alimento na sua dieta, veja então o vídeo abaixo em que nossa nutricionista mostra quais são os probióticos mais poderosos para a sua saúde:

Fontes e Referências Adicionais

Você consome leite fermentado? Sabia de todos os seus benefícios? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário