Rejuvelac – O que é e como fazer

Especialista:
atualizado em 24/03/2021

O Rejuvelac é um tipo de fermento obtido de grãos. Saiba agora o que é e como fazer seu Rejuvelac para receitas de fermentação natural.

  Continua Depois da Publicidade  

Muito fácil de fazer em casa, o Rejuvelac é uma ótima fonte de probióticos. Tudo o que você precisa é de água e algum grão ou pseudocereal.

Ao contrário de outros fermentos naturais, o Rejuvelac tem duração limitada. Isso significa que a partir do terceiro lote seu gosto já não é mais tão agradável e a água deve ser descartada.

Entenda melhor o que é e como fazer o Rejuvelac.

O que é

O Rejuvelac é uma bebida probiótica, inventada por Ann Wigmore, que também funciona como um fermento natural.

Ele é uma ótima opção ao leite fermentado para a dieta dos veganos, por exemplo, já que ele é obtido de plantas. De fato, o Rejuvelac é feito a partir de grãos ou pseudocereais.

Assim como outros fermentos naturais, o Rejuvelac reduz o pH da massa, isto é, torna o ambiente mais ácido. Como resultado do ambiente ácido, as bactérias ruins para a saúde não são capazes de sobreviver – o que é ótimo para a saúde.

Ele tem um sabor cítrico e azedo, mas que compensa devido ao alto teor de nutrientes. Além de ser rico em vitaminas B, vitamina C e vitamina E, o Rejuvelac oferece enzimas digestivas e bactérias saudáveis para o intestino como os Lactobacilos vivos.

Para que serve

mulher tomando bebida probiótica

Além de servir como fermento para massas e pães, o Rejuvelac também pode ser um substituto do leite fermentado ou do iogurte para os veganos, por exemplo.

Veja também os benefícios do iogurte, que também é uma ótima bebida probiótica.

  Continua Depois da Publicidade  

Além do mais, o Rejuvelac pode ser usado no preparo de queijos veganos e ainda pode trazer vários benefícios para a saúde.

De fato, os benefícios que mais se destacam são a melhoria do sistema digestivo e o aumento da imunidade.

Se você está interessado em preparar e cultivar seu próprio Rejuvelac, veja como preparar o seu.

Como fazer

A receita original de Ann Wigmore para o preparo do Rejuvelac usa grãos de trigo, mas é possível usar qualquer tipo de grão, como por exemplo:

  • Cevada;
  • Quinoa;
  • Centeio;
  • Painço.

O importante é que ocorra a fermentação de grãos, independentemente de qual seja. Por isso, sinta-se à vontade para substituir o trigo por outro grão ou pseudo grão que você tiver em casa.

Ingredientes:

  • ½ xícara de grãos inteiros;
  • Água filtrada.

Modo de preparo:

Trata-se de um processo bem fácil de seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

Em primeiro lugar, enxágue e lave bem os grãos. Depois disso, deixe os grãos de molho por 8 horas ou de um dia para o outro.

Em seguida, escorra a água e substitua por água nova e limpa. Agora, deixe os grãos imersos em água por pelo menos 2 dias em um pote de vidro.

Mas, troque a água pelo menos 2 vezes por dia. E sempre tampe o recipiente com uma gaze ou um pano respirável úmido. Isso vai permitir que os grãos comecem a brotar (germinar). O recipiente deve ficar à temperatura ambiente em um local escuro.

Continue trocando a água até obter grãos germinados. Assim que estiverem germinados, pegue os grãos e coloque em uma jarra de vidro com 2 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente. 

Por fim, cubra o recipiente com uma gaze e prenda com um elástico para não soltar e deixe em repouso.

É esperado que você observe a água turva e com algumas bolhas. Isso significa que o processo de fermentação está acontecendo. Espere até o Rejuvelac ficar pronto.

Como saber que o Rejuvelac está pronto?

Geralmente, depois de 2 ou 3 dias na última etapa, o Rejuvelac já estará bom para consumo. Você deverá então experimentar o Rejuvelac. É provável que ele tenha um gosto azedo parecido com o limão. 

Se o gosto estiver bom, basta coar o líquido e guardar em um recipiente com tampa na geladeira para tomar quando quiser.

Vale lembrar que o ideal é tomar todo o Rejuvelac em até 2 semanas. Você pode usar diariamente ou pelo menos uma semana para colher os benefícios dessa bebida probiótica.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia ou já fez o Rejuvelac? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário