Prolive Emagrece? Para Que Serve, Como Tomar e Indicação

Antes de verificarmos se é verdade que o Prolive emagrece ou não, precisamos saber o que é e para que serve esse produto, não é mesmo?

Pois bem, Prolive é descrito como um alimento funcional em cápsulas, que traz em sua composição um probiótico conhecido pelo nome de Lactobacillus acidophilus LA 14. A indicação do produto é para contribuir com com o equilíbrio da microbiota (flora) intestinal.

Entretanto, a sua utilização precisa estar associada a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. As informações são da bula de Prolive.

A microbiota intestinal e os probióticos

A microbiota ou flora intestinal é composta por aproximadamente 100 trilhões de micro-organismos, que participam da digestão, da absorção e da síntese de vitaminas, afirma a bula de Prolive apresentada por seu fabricante.

Essa microbiota traz bactérias probióticas, comensais e patogênicas em sua composição e a interação desses micro-organismos promove um equilíbrio importante para a nutrição, fisiologia e regulação do sistema imunológico.

As bactérias comensais estão presentes em maiores quantidades e podem ser boas ou ruins, o que varia de acordo com o meio a qual são expostas. Já as bactérias patogênicas são aquelas que podem provocar doenças agudas ou crônicas,.

As bactérias probióticas são consideradas benéficas para a saúde e têm diversas funções no organismo como: síntese de vitaminas do complexo B, vitamina K e enzimas digestivas, regulação do trânsito intestinal e da absorção de nutrientes, auxílio à diminuição dos níveis de colesterol no plasma (componente do sangue) e a produção de substâncias antimicrobianas e de ácidos graxos de cadeia curta, que ajudam a metabolização (transformação) de medicamentos, hormônios e metais tóxicos.

De acordo com a bula de Prolive, disponibilizada por seu fabricante, os probióticos estimulam a produção de micro-organismos benéficos dentro da microbiota intestinal, porém não a dos micro-organismos potencialmente prejudiciais.

A bula também afirma que a suplementar a alimentação com probióticos colabora com o equilíbrio da microbiota intestinal.

É verdade que Prolive emagrece?

Como acabamos de aprender, a diminuição do peso não é o efeito para qual o medicamento é voltado – o seu uso é destinado à contribuição para o equilíbrio da microbiota intestinal. Além disso, não encontramos na bula do medicamento nenhuma informação que nos leve a crer que Prolive emagrece ou diminui o apetite, algo que poderia estimular uma perda de peso.

As evidências para a afirmação de que os lactobacilos emagrecem são consideradas insuficientes. Pesquisas sugerem que tomar lactobacilos duas vezes a cada dia não diminuiu o peso corporal ou a massa gorda em adultos, ainda que exista a possibilidade de que eles possam auxiliar a diminuição do peso corporal apenas em mulheres.

Além disso, uma pesquisa que fez uma análise comparativa a respeito dos efeitos de espécies de lactobacilos em relação ao ganho de peso em seres humanos e animais, realizada por cientistas da França e de Israel, concluiu que a administração de Lactobacillus acidophilus resultou em um aumento de peso significativo em pessoas e animais.

E você lembra que acima falamos que o Prolive é composto pelo probiótico Lactobacillus acidophilus LA 14? Entretanto, não podemos bater o martelo e afirmar que o Prolive engorda pois não sabemos se a quantidade de lactobacilos em questão no estudo foi a mesma que está presente na formulação do produto e se a dosagem foi a mesma que é recomendada na posologia de Prolive.

Isso sem contar que, como já afirmamos aqui, a bula do medicamento não menciona a elevação do peso ou o aumento do apetite como um dos efeitos colaterais que podem ser provocados pelo remédio. Mas se você quer ter certeza se Prolive emagrece ou engorda, o ideal é consultar o seu médico antes de começar a utilizar o medicamento.

De qualquer forma, caso você perceba que engordou ou emagreceu durante o uso do produto, especialmente se a alteração no peso for significativa, consulte o médico para descobrir o que pode ter originado essa reação e receber indicações de soluções para revertê-lo. Lembrando que tanto o aumento quanto a perda de peso considerável podem representar problemas para a saúde.

E se o seu intuito é emagrecer, o ideal é que siga uma alimentação equilibrada, saudável, controlada e nutritiva e pratique exercícios físicos com regularidade, contando com o acompanhamento de profissionais como médico, nutricionista e educador físico para descobrir o que pode funcionar para o seu processo de diminuição de peso, tendo em vista as necessidades do seu organismo, em particular.

Cuidados com Prolive

A bula do medicamento não apresenta informações a respeito de contraindicações ou reações adversas que possam ser provocadas por Prolive. Entretanto, como o próprio Aché – que é o fabricante do produto – alerta, não se deve utilizar medicamentos sem a orientação médica.

Portanto, converse com um médico para se certificar de que Prolive é realmente indicado e benéfico para você e que o produto não pode fazer mal para a sua saúde. Essa recomendação é importante para todas as pessoas, especialmente mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se no período do aleitamento, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que tenham alguma doença ou condição de saúde.

Também é necessário informar ao médico caso utilize algum outro tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal para verificar se não existem riscos de interação entre Prolive e a substância em questão.

Além disso, caso experimente qualquer tipo de reação adversa durante o seu tratamento com o remédio, procure rapidamente o auxílio de um médico, ainda que o efeito não aparente ser grave, para ter certeza sobre a seriedade do problema e saber corretamente como deve proceder.

Como tomar Prolive

O ideal é que você aja com segurança e consulte o médico para saber qual a dosagem indicada para o seu caso, os horários de uso recomendados e durante quanto tempo pode fazer uso do medicamento.

De acordo com a bula de Prolive, disponibilizada por seu fabricante, o remédio pode ser ingerido diariamente nas situações em que o organismo necessita de equilíbrio da microbiota intestinal. Conforme o documento, a dose recomendada é de uma cápsula por dia.

Referências adicionais:

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o suplemento Prolive emagrece? Tem indicação médica para uso deste suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*