Treinando à noite

O Surpreendente Benefício de Treinar Pela Noite

Para muitos, é inacreditável pensar que algumas pessoas se levantam no início da manhã e encaixam uma hora de treino todos os dias antes de sair para o trabalho, faculdade, etc.

De fato, treinar logo pela manhã irá iniciar seu metabolismo, despertar seu corpo e mente e ajudá-lo a se concentrar ao longo do dia. Tudo parece ótimo, mas sabemos que muitos de nós não são “pessoas da manhã”, julgando ser impossível acordar às 6 horas para se exercitar.

No entanto, a hora do dia em que você treina afeta seu desempenho e resultados, e essa hora não necessariamente deve ser a manhã.

Alguns especialistas acreditam que o momento certo para se exercitar é relativo e depende do seu próprio relógio cronológico, ou “cronótipo”, que determina se você é ou não uma “pessoa da manhã”.

No entanto, mesmo sendo uma dessas pessoas, muitas vezes há muitas razões pelas quais o treino pela manhã não é logisticamente possível. A boa notícia para as corujas da noite é que algumas evidências sugerem que o treinamento pela manhã pode não ser superior à noite ao comparar o desempenho.

“Os músculos são até 30% mais fortes à noite”

A Dra. Gladys Pearson, fisiologista que estuda músculos na Universidade Metropolitana de Manchester, está convencida de que treinar durante a noite tem um impacto muito maior em seu corpo do que em qualquer outro momento do dia, porque à noite é quando você está mais forte.

A pesquisa de Pearson sugere que treinar à noite pode aumentar sua capacidade física entre 8 a 30%. Uma das razões para isso, diz ela, é que seus músculos estão mais aquecidos.

Colocando a teoria à prova

Usando rastreadores, a equipe de Pearson comparou o desempenho de três participantes saltando verticalmente pela manhã e no início da noite.

E, apesar de ser uma experiência bastante pequena, os resultados foram bastante surpreendentes.

Todos os três viram seu desempenho aprimorado à noite. A menor diferença foi observada nos saltos da participante Beth, cujo desempenho melhorou 1,8% na noite. Enquanto isso, a participante Richardson saltou 1,23 cm mais alto – equivalente a uma melhoria de 7,7% em termos de desempenho – Declan aumentou sua altura de salto em 6 cm, um aumento de 16,3%.

Pearson disse que ela acredita que o poder aumentado e a capacidade de salto aumentada não são apenas devido aos músculos mais aquecidos, mas os hormônios também estão desempenhando um papel importante nisso.

“Na parte da manhã, os hormônios são mais encorajados a quebrar o músculo, e à noite, o contrário”, disse Pearson, confirmando que você obterá melhores resultados na noite, quando seus hormônios estão no modo de construção muscular.

Não há dúvidas de que há benefícios ao começar o seu dia com a atividade física – para não mencionar a conveniência de já matar essa tarefa logo cedo – mas na próxima vez que você não conseguir levantar para aula da manhã, não se preocupe – você pode treinar ainda melhor no fim do dia.

Você costuma treinar mais durante a noite ou a manhã, assim que acorda? Por preferência ou logística do seu tempo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Só me exercito a noite. De manhã nem pensar. Se fizer isso volto dormir até o dia seguinte

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*