Ômega 3 é Bom para o Cabelo?

O ácido graxo ômega-3, pertencente à família das gorduras poli-insaturadas, tornou-se muito popular por proporcionar benefícios no combate e prevenção de doenças, entre outros vitais para a saúde. Mas será que o ômega-3 é bom para o cabelo também?

Que tal conferir os benefícios que ele pode proporcionar nesse sentido? Primeiramente, vale a pena você conferir todos os benefícios do ômega-3 em detalhes e um resumo das melhores vitamina para o cabelo.

O que é ômega 3?

Ômega-3 são ácidos graxos insaturados necessários para que o organismo funcione adequadamente. De acordo com os profissionais médicos do Physicians Committee for Responsible Medicine (Comitê de Médicos para a Medicina Responsável), ele é um dos dois grupos de ácidos graxos essenciais, sendo o outro o ômega-6.

Composto por três gorduras, ALA – ácido α-linolénico, ácido EPA – eicosapentaenóico e ácido DHA – docosahexaenóico, o ômega 3 não pode ser produzido em quantidades suficientes pelo organismo e por isso deve ser obtido através de fontes alimentares.

O ALA está presente principalmente em óleos vegetais como óleo de linhaça, óleo de cânhamo, sementes de espinheiro, óleos de baga, etc., enquanto que o EPA e o DHA podem ser obtidos a partir de óleos marinhos, como óleo de peixes, de lula, de krill, entre outros.

Benefícios do ômega-3 para o cabelo

Sim, o ômega-3 é bom para o cabelo porque promove vários benefícios se você quer ter um cabelo bonito e saudável. Ele não apenas ajuda a prevenir a queda, como também estimula a saúde capilar e o crescimento dos fios, além de reduzir a inflamação e nutrir os folículos pilosos.

Esse ácido graxo também hidrata e acalma o couro cabeludo. Ele promove a circulação sanguínea, evitando o ressecamento e a caspa. Alem disso, estimula a produção de óleos do couro cabeludo que revestem e nutrem naturalmente os fios de cabelo, ajudando a transformar os fios secos e sem vida em fios brilhantes e saudáveis.

Os benefícios não acabam por aí, pois ele também ajuda a aumentar a força e espessura do cabelo e aumenta a eslasticidade, resultando em um cabelo mais bonito, com aparˆncia mais jovem e menos quebradiço.

Por fim, o ômega-3 é bom para o cabelo também por contribuir positivamente para o brilho natural, proporcionando mais brilho aos fios.

Como prevenir a queda de cabelo com ômega-3

20% dos homens caucasianos com 20 anos sofrem de algum tipo de calvície masculina, e esses números não melhoram para as mulheres. 80% delas já experimentaram perda notável de cabelo aos 60 anos. Conheça as causas da calvície feminina e o melhor tratamento.

Esses dados foram extraídos de uma recente pesquisa realizada nos EUA que foi conduzida pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar.

Pesquisadores publicaram no Advances in Therapy uma análise de dados coletados de 30 mulheres de 38 a 67 anos que sofreram perda de cabelo e verificou-se que o ômega-3 reduziu significativamente a perda de cabelo nelas.

Já outros estudos clínicos descobriram que a falta de ômega-3 pode levar a cabelos opacos e secos que, por sua vez, podem terminar em caspa ou coceira no couro cabeludo. O ômega-3 contribui para lubrificar os folículos capilares, e assim, adicionar elasticidade e brilho aos cabelos.

Ômega 3 para o crescimento do cabelo

Normalmente, o cabelo de uma pessoa saudável cresce cerca de meio milímetro por dia, aproximadamente 1,30 centímetros por mês. Ao mesmo tempo, uma pessoa perde uma média de 50 a 100 fios por dia. E, conforme um folículo empurra um fio para ele cair, um novo deve se formar em seu lugar.

Entretanto, as pessoas que não recebem uma nutrição adequada – especificamente aquelas que têm falta de ômega-3 – têm o funcionamento dos seus folículos capilares comprometido, pois esses podem negligenciar o crescimento de novos fios, resultando em perda de cabelo.

O ômega-3 é famoso por ser um agente anti-inflamatório que historicamente é usado para fins medicinais, e no caso dos cabelos, ele não apenas alimenta e nutre, como reduz a inflamação que pode contribuir para a perda de cabelo.

De fato, quando consumido regularmente como parte de uma dieta saudável, esse ácido graxo pode ajudar a reiniciar o processo de crescimento do cabelo. Na verdade, quem não possui quantidades suficientes de ômega-3 pode acabar sofrendo com a perda de cabelo ou no mínimo, uma desaceleração ou interrupção do crescimento de novos pêlos.

Em suma, um couro cabeludo hidratado e saudável é o caminho ideal para que o cabelo cresça.

Tratamento para queda de cabelo com ômega-3

O tratamento geralmente envolve 1 a 2 cápsulas ou 1 colher de sopa de óleo de peixe diariamente para estimular o crescimento do cabelo, diminuir a inflamação e reduzir o couro cabeludo seco e escamoso. Esta recomendação de dosagem é equivalente a consumir 2,5 gramas de ômega-3.

Como alternativa, você pode incluir em sua dieta alimentos ricos em ômega-3. Por exemplo, 85 gramas de salmão cozido contêm 1,8 gramas de DHA e EPA, e 30 gramas de nozes e sementes de linhaça contém entre 1 e 2 gramas de ALA.

A American Heart Association recomenda comer cerca de 170 gramas de peixe duas vezes por semana para conseguir um efeito benéfico do ômega-3.

O ômega-3 também é conhecido devido à sua capacidade de combater problemas de cabelo seco e quebradiço, coceira e couro cabeludo escamoso, caspa e má circulação sanguínea no couro cabeludo. DHA e EPA fornecem nutrientes aos folículos pilosos para deixar os fios fortes e saudáveis.

Cuidados

Como vimos, o ômega 3 é bom para o cabelo, porém, altas doses – mais de 4000 miligramas – podem aumentar os riscos de sangramento. Esses riscos são maiores se você tomar medicamentos que afetem a espessura do sangue. Um exemplo é a varfarina, usada para afinar o sangue, já que os ácidos graxos ômega-3 podem afetar a eficácia desses medicamentos.

Por isso, certifique-se de consultar o seu médico antes de começar a tomar suplementos de ômega 3 e tome apenas a dosagem recomendada por ele.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que ômega 3 é bom para o cabelo? Tem vontade de experimentar essa suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário