Ovos de codorna

Ovo de Codorna Engorda? Calorias e Análise

Os famosos ovinhos de codorna fornecem alguns nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. A lista inclui: proteínas, selênio, ferro, vitamina A e colina (vitamina do complexo B).

Além disso, o alimento também traz doses de potássio, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K em sua composição, promovendo alguns benefícios importantes para a saúde em consequência.

Mas será que o ovo de codorna engorda?

Vamos começar a entender se o ovo de codorna engorda ou não checando a quantidade de calorias encontradas no alimento.

Um ovinho de codorna possui somente 14 calorias. Bem pouco, não é mesmo? No entanto, precisamos lembrar que o ovo é bem pequeno e dificilmente alguém consome somente uma unidade do alimento.

Vamos supor então que a porção escolhida seja de cinco ovinhos de codorna – o resultado será 70 calorias, o que corresponde a praticamente uma unidade de ovo de galinha, que contém 74 calorias.

De qualquer forma, o número não é muito elevado, certo? Porém, isso não extingue a necessidade de tomar cuidado com o modo de consumir o ovo de codorna quando o objetivo é não engordar.

Como acontece com qualquer alimento, é preciso consumi-lo com moderação – até porque o exagero levará a um consumo mais elevado de calorias. Além disso, a recomendação é que o ovo de codorna seja preparado cozido, para que seja menos calórico, já que não receberá a adição da gordura do óleo.

Ovo de codorna x ovo de galinha 

Se compararmos a mesma quantidades dos dois tipos de ovos – 100 g – o mais calórico entre os dois é o ovo de codorna. Isso porque o ovo de codorna tem 158 calorias a cada porção de 100 g, enquanto o ovo de galinha carrega 147 calorias em 100 g.

Além disso, o ovo de codorna apresenta quase o dobro da quantidade de colesterol encontrada no ovo de galinha. O ovo de codorna possui também mais gorduras que o de galinha: são 11,09 g contra 9,94 g de gorduras totais em uma porção de 100 g.

Por outro lado, o ovo de codorna apresenta um teor de proteínas um pouco maior do que o ovo de galinha: o primeiro tem 13,05 g do nutriente em 100 g, enquanto o segundo possui 12,58 g de proteínas na mesma quantidade.

As proteínas 

Vimos que o ovo de codorna é fonte de proteínas, um nutriente que tem o seu papel para evitar o aumento de peso, de acordo com o que algumas pesquisas já indicaram.

Segundo uma revisão publicada no The American Journal of Clinical Nutrition (O Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre), refeições que são compostas por, pelo menos, 25 g de proteínas podem auxiliar as pessoas a aumentar o seu nível de saciedade, fazendo com que elas não comam tanto mais tarde, o que contribui com o controle do peso corporal.

Já conforme um estudo publicado no periódico Nutrition and Metabolism (Nutrição e Metabolismo) indicou que a elevação da ingestão de proteínas na dieta melhora não somente a saciedade como também o gasto de energia por parte do corpo. Conforme o estudo, isso quer dizer que as proteínas estão associadas a situações como o corpo ficar cheio com menos calorias e ao auxílio à queima de mais calorias.

O consumo de proteínas está relacionado ainda a efeitos positivos na composição corporal. De acordo com o que encontramos, uma pesquisa divulgada na publicação Obesity mostrou que aumentar o consumo de proteínas na dieta pode estar associado à diminuição do total de gordura corporal e abdominal e ao aumento da massa corporal magra e do gasto de energia do corpo durante períodos de manutenção de perda de peso.

Aproximadamente 35% das calorias totais da dieta dos participantes do estudo correspondiam às proteínas, que é o limite de ingestão do nutriente que é considerado seguro para adultos pela Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

A maioria das pessoas necessita de 40 g a 70 g de proteínas diariamente e raramente alguém precisa de mais do que isso, a não ser no caso de quem pratica exercícios físicos muito intensos ou participa de competições intensas e de mulheres grávidas, que requerem em torno de 25% a mais do nutriente.

Ou seja, o consumo moderado de ovos de codorna pode contribuir com o oferecimento de proteínas para o organismo.

De olho na saúde ao consumir os ovinhos de codorna

Mais do que entender se o ovo de codorna engorda ou não, é necessário saber se ele não pode prejudicar a saúde de alguma maneira. Até porque não é nada agradável conseguir emagrecer ou manter o peso, porém, com a saúde prejudicada ou até mesmo doente, não é mesmo?

Estudos alertam que o consumo dos ovinhos de codorna deve ser moderado por conta do seu teor de gorduras saturadas. As gorduras saturadas podem aumentar os níveis de colesterol no sangue, algo que pode contribuir com o desenvolvimento de doença no coração.

Além disso, o alimento é rico em colesterol – uma porção com cinco unidades de ovinhos de codorna contém 380 mg de colesterol.

Conforme indicações da Associação Americana do Coração, isso é mais do que o limite de 300 mg de colesterol por dia para a maioria das pessoas e quase o dobro do que o limite diário de 200 mg da substância para pessoas que sofrem com colesterol elevado ou doença no coração.

O colesterol dos ovos de codorna pode aumentar as taxas sanguíneas de colesterol do organismo, principalmente para pessoas sensíveis ao colesterol na dieta. Recomenda-se comer ovos de codorna em moderação, de forma ocasional, para evitar exceder regularmente o limite diário de colesterol.

Por outro lado, alguns nutricionistas afirmam que, ainda que o ovo de codorna seja rico em colesterol, isso não significa que ele interfira na elevação dos níveis de colesterol ruim no sangue.

Segundo encontramos, o ovo contém lecitina, responsável justamente por interferir na absorção do colesterol e impedir que ele seja captado pelo intestino. Com isso, diminui o nível de colesterol no sangue, exatamente o contrário do que se pensava anteriormente.

Então 

O que podemos tirar disso tudo? O consumo moderado de ovos de codorna pode beneficiar para que haja a diminuição ou a manutenção do peso de maneira saudável.

Entretanto, vale lembrar aqui que para não engordar é fundamental que toda a dieta seja controlada, saudável, equilibrada e nutritiva. Até porque não adianta comer seus ovinhos de codorna com sabedoria e moderação e depois se encher de guloseimas, não é mesmo?

Para encontrar uma dieta que seja saudável ao mesmo tempo que ajude a emagrecer ou manter o peso adequado, fornecendo os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita, o ideal é que você conte com o auxílio de um nutricionista.

Receitas de molho para ovo de codorna

Confira agora algumas receitas de molho para ovo de codorna light que você pode usar para acompanhá-los:

1. Molho rosé light

Ingredientes: 

  • 1 copo de 200 ml de iogurte desnatado;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de sopa de ketchup;
  • 3 colheres de sopa de suco de laranja;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Bater, passar para um potinho e levar para a geladeira. Servir com os ovinhos de codorna quando for comê-los.

O molho rende quatro porções de 42 calorias.

2. Molho tártaro light

Ingredientes:

  • 1 copinho de 180 g de iogurte desnatado;
  • 1 colher de sopa com 30 g de pepino em conserva picadinho;
  • ½ colher de sopa de molho inglês;
  • 3 colheres de sopa de aipo picadinho;
  • 1 colher de chá de cebola cortadinha;
  • 1/3 de colher de sopa de alcaparra;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino em pó a gosto.

Modo de preparo:

  1. Misturar o iogurte com os demais ingredientes em um potinho, com exceção do sal e da pimenta;
  2. Temperar com o sal e a pimenta a gosto. Guardar na geladeira para usar quando for comer os ovinhos de codorna.

O molho rende quatro porções. Nossa estimativa, com base em dados pesquisados, é que cada uma dessas porções traga aproximadamente 24,5 calorias.

Você já imaginava que o consumo de ovo de codorna engorda quando em excesso? Tem costume de comer ou petiscar esses ovinhos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Olha, eu tenho dificuldade de emagrecer e obrigado pelo conteúdo, estou pesquisando mesmo sobre perder peso, quero emagrecer e nao consigo, porque eu volto sempre a comer, mas estou tentando de novo.
    Gostei dos seus conteúdo, salvei aqui o seu url para mim sempre voltar aqui.

    obrigado

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*