Ovo no Café da Manhã Emagrece? Receitas, Tipos, Sugestões e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Na culinária, o ovo pode ser utilizado de diversas maneiras: frito, cozido, mexido, na forma de omelete ou ovo poché e em receitas de bolos, saladas e tortas, por exemplo.

O alimento funciona ainda como fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, vitamina E, vitamina K, selênio, zinco, ferro e cobre.

Os ovos constituem também uma fonte de proteína completa e de alta qualidade por possuir os oito aminoácidos essenciais que o corpo não pode sintetizar e precisa obter por meio da dieta.

Mas será que comer ovo no café da manhã emagrece?

A mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir apresentou o ovo como um alimento dono de propriedades únicas que o tornam amigável ao processo de diminuição do peso.

Bjarnadottir explicou que uma das vantagens dos ovos para o emagrecimento é que eles saciam, principalmente graças ao alto teor de proteínas que é encontrado na composição do alimento.

“Alimentos ricos em proteínas são conhecidos por reduzir o apetite e aumentar a saciedade, comparados a alimentos que contêm menos proteínas. Estudos têm mostrado repetidamente que refeições com ovo aumentam a saciedade e reduzem a ingestão de alimentos durante as refeições posteriores, comparando com outras refeições com o mesmo teor de calorias”, afirmou a mestra em nutrição humana.

Ela afirmou ainda que os ovos têm uma colocação alta no índice de saciedade, uma escala que avalia a eficiência dos alimentos para manter o corpo saciado e diminuir a ingestão de calorias mais tarde.

Ou seja, se auxilia em relação à saciedade, comer o ovo no café da manhã emagrece mesmo, pois ajuda a segurar o apetite até a próxima refeição – o almoço – e a não cair na tentação de beliscar guloseimas no intervalo entre uma refeição e outra, o que contribui com a perda de peso.

Estudos apontaram vantagens do consumo do ovo no café da manhã

“Diversos estudos em mulheres acima do peso mostraram que comer ovos no lugar de bagels aumentou a sensação de saciedade e fez com que elas consumissem menos calorias ao longo das próximas 36 horas”, afirmou a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir.

A mestra em nutrição humana mencionou outro estudo publicado no ano de 2010, similar ao de cima, porém realizado com homens por um pesquisador dos Estados Unidos e seus colegas, que também mostrou que um café da manhã com ovo diminuiu a ingestão de calorias pelas próximas 24 horas, em comparação com o que fez um café da manhã com bagel, além de ter provocado maior saciedade.

Bjarnadottir citou ainda uma pesquisa, feita por um cientista do Reino Unido ao lado de seus colegas, que comparou os efeitos de três tipos de café da manhã – ovos na torrada, cereal com leite mais torrada e croissant com suco de laranja – em 30 homens jovens, saudáveis e em forma.

“A refeição com ovo causou significativamente uma maior saciedade, menos fome e um desejo mais baixo de comer do que os outros dois cafés da manhã”, completou a mestra em nutrição humana.

Ela disse ainda que a ingestão de ovo no café da manhã estimulou os participantes a consumirem uma quantidade mais baixa de calorias no almoço e no jantar, em relação àqueles que comeram os outros tipos de café da manhã.

Vale lembrar que mais exato do que afirmar que o ovo no café da manhã emagrece é dizer que o consumo do alimento na primeira refeição do dia pode beneficiar o emagrecimento, graças ao seu poder de saciedade.

Dito isso, não basta simplesmente comer ovo no café da manhã para perder peso. Além disso, quem deseja e/ou necessita emagrecer, deve seguir toda uma alimentação controlada, equilibrada, nutritiva e saudáveis, voltada para o objetivo de perder peso.

Também é necessário tomar cuidado com o modo de consumir o ovo, tendo em vista que adicionar ingredientes cheios de calorias à receita com ovo não vai exatamente ajudar a dieta, não é mesmo? Pelo contrário, pode é travar e destruir os esforços para emagrecer.

Para encontrar uma dieta que se encaixe no seu dia a dia e te auxilie a atingir seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece a energia e os nutrientes que o seu organismo necessita para funcionar corretamente, conte com o acompanhamento de um nutricionista, que também é a melhor pessoa para ensinar como utilizar o ovo no café da manhã emagrece.

Receitas de ovo para o café da manhã

Agora que já vimos se o ovo no café da manhã emagrece, que tal conhecermos algumas receitas que trazem o ovo como ingrediente principal para a primeira refeição do dia?

1. Omelete sem óleo e sem fritura

Ingredientes:

  • 1 ovo inteiro;
  • 2 claras;
  • 1 colher de sopa de brócolis picadinho;
  • 1 colher de sopa de cebola picadinha;
  • 1 colher de sopa de couve-flor cozida picadinha;
  • 1 colher de sopa de tomate picadinho;
  • 1 colher de sopa de cenoura cozida picadinha;
  • 1 colher de sopa de champignon laminado;
  • 1 colher de sopa de abobrinha cozida picadinha;
  • Sal a gosto;
  • Água;
  • Saco plástico culinário.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes dentro do saco culinário e na hora de fechar o saquinho, empurrar todo o ar interior do saco para fora; Levar a água para ferver em uma panela e, quando a água estiver fervente, colocar o saco culinário com os ingredientes e deixar cozinhar ao longo de 15 minutos; Então, com bastante cuidado, retirar o saco culinário da panela e deitá-lo em cima de um prato. Abrir o saco e retirar a omelete. Servir-se.

2. Ovo mexido funcional

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de pimenta caiena;
  • 1 pitada de orégano;
  • 1 colher de sopa de cheiro-verde fresco picadinho;
  • 1 pitada de açafrão em pó.

Modo de preparo:

Quebrar um ovo dentro de uma tigelinha, misturar o restante dos ingredientes e mexer bem; Em seguida, levar a mistura ao fogo em uma frigideira antiaderente e mexer até ficar cozido, durante aproximadamente cinco minutos. Então, servir-se.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que comer ovo no café da manhã emagrece mesmo? O que achou dessas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário