Pamonha Engorda? Calorias e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 26/12/2019

Doce ou salgada, com ou sem queijo e bem quentinha. Certamente, a pamonha é um dos quitutes mais saborosos e tradicionais da culinária brasileira, que encontramos em feirinhas, festas do milho, festas juninas ou com o vendedor de pamonha que passa em frente à nossa casa.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas para quem luta contra a balança e necessita ou simplesmente deseja emagrecer – ou pelo menos não engordar – pode ficar a dúvida se dá para saborear a delícia tranquilamente ou se a pamonha engorda.

As calorias da pamonha

Vamos começar a entender se a pamonha engorda ou não conhecendo a quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento. Pois bem, uma porção de 128 g de pamonha contém 212 calorias.

Já se a porção for de 100 g, o número desce 165 calorias e se a porção for equivalente a uma xícara, a quantidade sobe para 423 calorias.

Lembramos que esses valores servem como estimativa, certo? As calorias de uma pamonha podem variar conforme o modo que ela é preparada e os ingredientes e as marcas desses ingredientes utilizados em cada receita.

Os dados nos mostram que o efeito do consumo da pamonha na silhueta, ao menos a partir de um ponto de vista calórico, depende da quantidade do alimento que a pessoa resolve consumir.

Dá para comer um pedaço menor com 100 g de pamonha contendo em torno de 165 calorias a 171 calorias e não prejudicar o processo de manutenção ou diminuição do peso corporal – desde que o contexto seja toda uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Mas também é possível se descontrolar e comer pamonha além da conta, chegando até as 423 calorias estimadas para uma xícara do quitute, o que pode contribuir com o excesso de calorias no organismo e, por consequência, com a elevação do peso.

A verdade é que. ainda que alguns alimentos carreguem mais calorias em comparação a outros, com moderação, todos podem fazer parte de uma alimentação saudável.

Até porque a pamonha também contém nutrientes importantes para o organismo como carboidratos, fibras e potássio, ainda que o valor nutricional final do alimento dependa do modo pelo qual ele foi preparado.

  Continua Depois da Publicidade  

Por sua vez, em um ranking com alimentos provenientes do milho, quem saiu em primeiro em relação a termos nutricionais e calóricos foi a espiga de milho cozido (sem estar banhada em sal e gordura).

No ranking, quem apareceu depois da espiga de milho cozida foi a pipoca preparada na panela com pouco sal e gordura; quem despontou depois foi o curau, seguido pela pamonha e pela canjica; já o bolo de milho preparado à base de farinha de milho e milho enlatado ficaram com a última colocação da lista.

Veja também: Receitas de pamonha fit.

Os carboidratos

Quem está lutando para emagrecer ou não engordar precisa tomar cuidado com os carboidratos encontrados na pamonha. Isso porque a pamonha carrega praticamente o dobro da quantidade de carboidratos encontrada no curau, outro quitute à base de milho. A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) informa que 100 g de pamonha possuem 30,7 g de carboidratos.

A nutricionista Lucy Aintablian Tchakmakian ressaltou que o excesso de carboidratos pode resultar em problemas como a elevação do peso e o excesso de glicose no sangue.

Mais um motivo para se certificar de manter o controle e consumir a pamonha com moderação, não é mesmo? A nutricionista Tchakmakian aconselhou que a ingestão da pamonha deve ficar em aproximadamente 100 g, o que é correspondente a um potinho de sobremesa.

As fibras

Por outro lado, isso não significa excluir a pamonha de vez da dieta, apenas comer o alimento de maneira comedida. Até porque ela também serve como fonte de fibras.

Conforme a TACO informa, uma porção de 100 g contém 2,4 g de fibras contra somente 0,5 g a cada porção de 100 g do curau. Mas lembre-se de que o valor nutricional pode mudar conforme o modo de preparo do alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

As fibras são importantes para o nosso trato digestivo e podem ser um diferencial para quem sofre com um trânsito intestinal travado.

Além disso, você provavelmente também deve recordar que as fibras auxiliam em relação à sensação de saciedade, o que é importante para quem tem o objetivo de não engordar, já que ajuda a dar uma controlada no apetite.

Os acompanhamentos

Entretanto, não adianta muita coisa tomar cuidado para não exagerar e consumir porções moderadas da pamonha se acabar comendo o alimento acompanhado de bolos calóricos e sucos cheios de açúcar ou guloseimas típicas de festa junina, que também podem ter muito açúcar e calorias, por exemplo.

Se o objetivo realmente é emagrecer ou pelo menos não aumentar o peso, o ideal é que a pamonha seja incluída dentro de uma refeição nutritiva e saudável, porém, que seja controlada e sem excessos como os descritos no parágrafo ali de cima.

Um único alimento não pode ser considerado o vilão na guerra contra a balança

Nenhum alimento por si só tem a capacidade de engordar mais ou menos. Tudo é uma questão de quanto comer, como comer e avaliar a ingestão do dia todo, da semana toda.

Portanto, para quem tem o objetivo de não engordar ou deseja e/ou necessita diminuir o peso corporal, mais importante do que saber se a pamonha engorda ou não é certificar-se de seguir toda uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva.

Para encontrar um programa alimentar que funcione neste sentido para você, contribuindo para que você alcance seus objetivos ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar corretamente, a nossa recomendação é que você conte com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Você imaginava que o consumo de pamonha engorda? Tem costume de comer pamonha com certa frequência em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Pamonha Engorda? Calorias e Dicas”