Parreira está em tratamento contra linfoma de Hodgkin. Que câncer é esse?

publicado em

O ex-treinador da Seleção Brasileira e campeão da Copa do Mundo de 1994, Carlos Alberto Parreira, está em tratamento para linfoma de Hodgkin há quatro meses. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a informação na sexta-feira (12/01), destacando a resposta positiva do ex-técnico de 80 anos ao tratamento quimioterápico.

O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, uma parte vital do sistema imunológico do corpo. Este sistema é composto por órgãos e tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que transportam essas células pelo corpo. 

A doença é caracterizada pela presença de células cancerosas, conhecidas como células de Reed-Sternberg, e se origina quando um linfócito, uma célula de defesa do corpo, transforma-se em uma célula maligna capaz de se multiplicar descontroladamente e se espalhar para tecidos próximos. 

Parreira
Reprodução: via Instagram Jogada 10

Aliás, o linfoma de Hodgkin tem a capacidade de se espalhar de um grupo de linfonodos para outro através dos vasos linfáticos. Se não tratado, o linfoma pode atingir outras partes do corpo.

Os homens são mais propensos a desenvolver linfoma de Hodgkin do que mulheres, e a doença costuma se originar mais frequentemente na região do pescoço e do tórax.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas e causas

Os sintomas comuns do linfoma de Hodgkin incluem o aumento dos gânglios linfáticos, que geralmente é lento e indolor, especialmente na região do pescoço, clavículas, axilas e virilhas. 

Outros sintomas podem incluir febre, calafrios, coceira, perda de peso e de apetite, suores noturnos intensos, fadiga recorrente e sensibilidade nos nódulos após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Se a doença atingir o tórax, pode haver tosse, falta de ar e dor torácica. Já se o local afetado for a pelve ou o abdômen, o paciente pode apresentar desconforto e distensão abdominal.

Embora a causa exata do linfoma de Hodgkin seja desconhecida, acredita-se que a exposição ao vírus Epstein-Barr possa influenciar o seu desenvolvimento. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, pessoas com o sistema imunológico comprometido, como portadores do vírus HIV e pacientes que utilizam drogas imunossupressoras, têm maior propensão à doença. 

Outros fatores de risco incluem histórico familiar e exposição a certos agentes cancerígenos, como agrotóxicos e solventes, especialmente para profissionais da indústria de madeira e agricultores.

Diagnóstico e tratamento

Reprodução: via Wikipedia

O diagnóstico do linfoma de Hodgkin passa pela realização de exames clínicos, biópsias e exames de imagem. A biópsia é crucial, pois envolve a remoção de uma pequena parte do tecido dos gânglios linfáticos para análise laboratorial. 

Exames adicionais, como a punção lombar, podem ser necessários para coletar líquido da medula espinhal. Uma vez diagnosticado, o linfoma é classificado de acordo com seu tipo e estágio. 

O objetivo do tratamento contra o linfoma de Hodgkin é destruir as células malignas e impedir a progressão da doença.

  Continua Depois da Publicidade  

O tratamento geralmente envolve quimioterapia, frequentemente combinada com imunoterapia ou radioterapia. O regime de quimioterapia ABVD é comumente utilizado, envolvendo medicamentos anticancerígenos administrados por via venosa para destruir as células malignas. 

Em casos avançados ou de reincidência, uma opção é recorrer ao transplante autólogo de células-tronco, que utiliza as próprias células do paciente para fornecer novas unidades saudáveis.

Você já tinha ouvido falar no linfoma de Hodgkin? Sabia que o ex-técnico Parreira estava sofrendo com o mesmo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário