Como Perder Peso Rapidamente Pode Ser Ruim Para Você

Especialista:
atualizado em 25/06/2014

Muitas pessoas recorrem a dietas rígidas e passam fome quando estão tentando perder peso rapidamente. Elas reduzem as calorias drasticamente na esperança de perder peso o mais rápido que puderem. Mas estão cometendo um grande erro.

Uma dieta de calorias muito baixas pode produzir rápida perda de peso, mas o que acontece após o término da dieta? A maioria volta ao mesmo modo de antes e ganha todo o peso que perdeu novamente.

A realidade é que dietas de baixa caloria quase nunca resultam em perda de peso permanente, sendo somente um modo temporário de comer que leva a perder peso rapidamente, mas com resultados temporários também.

Outro grande problema é que essas dietas causam a perda de massa magra. Quando você reduz drasticamente as calorias para deixar o corpo faminto, você também acaba com a massa muscular magra. A massa magra é um tecido metabolicamente ativo e quando você a perde seu metabolismo diminui. Você fica mais fraco e seu corpo se torna flácido.

Para muita gente, o padrão de começar e parar dietas como essas e perder e ganhar peso continua por anos ou até pela vida toda. Com cada dieta o metabolismo se torna mais lento, então eles ganham peso mais fácil e demoram mais a perder.

Se você quer perder peso rapidamente, repense nisso! O ideal é perder peso de forma permanente e entrar em forma, uma dieta assim não é o ideal. O que você precisa fazer é combinar um plano de nutrição com exercícios físicos.

Um plano de nutrição de perda de peso se baseia em cortar calorias não em reduzí-las drasticamente. Também é baseado em comer certas comidas saudáveis e que são menos prováveis de serem convertidas em gordura. Esse plano não é temporário como uma dieta, é um jeito permanente de comer e que pode ser seguido pelo resto da vida.

Uma rotina de exercícios para isso deve incluir exercícios aeróbicos e treino de peso para perder gordura sem perder massa muscular magra e sem desacelerar o metabolismo. Existem muitos benefícios associados aos exercícios aeróbicos e treino de força.

Em conclusão, dietas de perder peso rapidamente são falhas e você deve evita-las se quiser perder gordura de forma permanente e ficar saudável e em forma.

Você já caiu no erro de fazer uma dieta para perder peso rapidamente e, após um resultado bom a curto prazo, acabou voltando a engordar depois disso? Como foi essa experiência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário