Pesquisa aponta motivos para evitar fazer o mesmo treino todos os dias; saiba quais

publicado em

A consistência é um dos principais detalhes para conseguir chegar ao corpo definido. No entanto, há debates envolvendo a frequência ou até mesmo se os exercícios devem ser repetidos diariamente ou deve acontecer uma troca de séries.

Pesquisa aponta motivos para evitar fazer o mesmo treino todos os dias; saiba quais
Saiba o porquê você precisa alternar os treinos

Por mais que alguns influenciadores apontem que fazer o mesmo treino todos os dias é chave para o sucesso na vida fitness, uma pesquisa revelou que a estratégia pode ir contra o objetivo de entrar em forma.

Em texto divulgado pela revista científica The Conversation e escrito por Dan Gordon, professor de Fisiologia do Exercício da Universidade Anglia Ruskin; Jonathan Melville, doutorando em Ciência do Esporte e Exercício na Universidade Anglia Ruskin; e Ruby Cain, doutoranda na Universidade Anglia Ruskin, é apresentado que, para a melhora da aptidão física, a homeostase do corpo precisa ser interrompida.

Homeostase é o processo pelo qual os organismos vivos mantêm um ambiente interno estável, apesar das mudanças nas condições externas.

Já sobre os exercícios e condicionamento físico, a condição externa pode ser levantar pesos na academia, o que provoca estresse no corpo, alternando o ambiente interno – e, assim, interrompendo a homeostase.

O estresse é responsável por provocar uma resposta e adaptação do corpo. Quando o estressor que interrompe a homeostase é o exercício, a resposta é a fadiga devido à maneira como ele interrompe nosso ambiente interno normal.

Portanto, quanto mais estresse o exercício provoca ao corpo, mais fadiga ele induz. Somente quando esse estresse é interrompido – como, por exemplo, quando tiramos um dia de descanso entre os treinos -, a fadiga começa a se dissipar.

O segredo da evolução física é, então, a fadiga. Quanto maior o cansaço, maior o potencial de adaptação e a evolução da aptidão física. Mas se o estressor do exercício não incomodar a homeostase, você não ficará fadigado o suficiente para ocasionar a evolução física. E lembre-se de não se cansar demais – o excesso nunca faz bem, né? -, já que isso pode levar a um desempenho pior e até ao risco de lesões e problemas de saúde.

Quando o corpo se adapta a determinado exercício, deixa de causar a mesma quantidade de estresse ao corpo. Então, para continuar melhorando os níveis de condicionamento físico, é preciso mudar os treinos para ocasionar essa fadiga no corpo. O princípio é conhecido como “sobrecarga progressiva”.

Existem três formas básicas de atingir a sobrecarga progressiva: aumentando a intensidade do exercício (considerado o principal impulsionador da adaptação), aumentando a frequência das sessões de treinamento ou aumentando a duração de cada treino.

A combinação desses três fatores é o princípio da adaptação biológica: para aumentar a intensidade dos treinos, você pode aumentar as demandas do exercício ou manipular o período de recuperação – como diminuir o tempo de recuperação entre os treinos. Lembre-se que as adaptações acontecem durante o período de recuperação, não no treino em si. Para aumentar a intensidade dos treinos, tente torná-los mais curtos para evitar a exaustão.

E importante ressaltar que não é necessário forçar uma adaptação cedo demais. Não é necessário tornar cada treino progressivamente mais difícil. Dependendo do nível de condicionamento físico, você pode precisar aumentar a intensidade dos treinos apenas uma vez a cada 4-8 semanas.

Ademais, é importante fazer uma combinação de exercícios de baixa, moderada e alta intensidade para promover uma gama de adaptações fisiológicas para melhorar sua aptidão e saúde.

O que acontece se mantiver a mesma rotina de exercícios diariamente?

No início, há um período de adaptação devido aos novos desafios impostos ao corpo. Sem a sobrecarga progressiva, as mudanças físicas podem ser mantidas – sem evolução -, ou levar até a uma perda de músculos.

Existem pontos psicológicos que podem influenciar nessa abordagem progressiva para o treinamento. As pessoas costumam parar de se exercitar por vários fatores pessoais e ambientais, como a perda de motivação se estiver desinteressado e não gostar da série de treinos. Incorporar novos exercícios e adicionar variedade a rotinas são boas maneiras de ajudar a manter a consistência na academia.

Por fim, conclui-se que manter o mesmo treino pode ser uma maneira mais fácil de permanecer fisicamente ativo, mas não funcionará a longo prazo.

Você costuma mudar seus treinos com qual frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário