A flexão de braço é considerada um dos exercícios de força mais eficazes e um novo estudo revela qual é o número ideal que deve ser realizado por cada um, de acordo com a idade.
Antes, atividades aeróbicas, como natação, corrida ou ciclismo, eram consideradas ideais para manter o corpo musculoso. Mas estudos mais recentes indicam que exercícios de tonificação, como levantamento de peso ou calistenia, são ainda mais eficazes para a saúde.
Especialistas da Clínica Mayo abordaram esse assunto onde classificavam as recomendações por gênero e idade. Por exemplo, um homem de 25 anos deveria conseguir fazer cerca de 28 flexões consecutivas, enquanto mulheres nessa mesma idade deveriam atingir 20 para demonstrar um bom nível de condicionamento físico. A partir dessa idade, as expectativas diminuem com o passar dos anos.
Aos 35 anos, as mulheres devem conseguir 19 flexões, enquanto homens precisam atingir 21; aos 45 anos, o número cai para 14 flexões para as mulheres e 16 para os homens; aos 55, são 10 flexões para mulher e 12 para homens; já aos 65, tanto mulheres quanto homens devem ser capazes de realizar 10 flexões.
A treinadora pessoal Natalya Alexeyemko diz que, ao levar essas expectativas para a prática, os números podem sofrer alterações. No caso das mulheres, a contagem pode ser de cinco a dez repetições a menos, enquanto, para homens com experiência esportiva, pode ser de cinco a dez repetições ou mais.
Além disso, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam cerca de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana, o que equivale a cerca de 20 minutos de exercício por dia.
Essas ações devem ser combinadas com uma dieta saudável, fundamental para manter a saúde em dia. Especialistas recomendam uma alimentação rica em vegetais, frutas, laticínios, sementes, ovos, peixes e carnes magras, além de evitar o consumo de gorduras saturadas e açúcares.
Importância dos exercícios de força
Outra pesquisas, publicada na National Library of Medicine, apontou que os exercícios de força são os mais benéficos para aumentar a expectativa e a qualidade de vida, junto com exercícios de resistência. Essas atividades ajudam a prevenir e tratar doenças cardiovasculares, metabólicas e mentais. Ademais, o estudo constatou que já risco 21% maior de mortalidade entre aqueles que não realizam exercícios de força.
Para fazer uma flexão corretamente, posicione as mãos na largura dos ombros – se sentir desconforto nos pulsos, evite o exercício. Mantenha o corpo alinhado, formando uma linha reta da cabeça aos pés. Suba e desça, preservando essa postura.
A princípio, faça cerca de cinco flexões, para não forçar o corpo. Com o tempo e progressão, vai aumentando o número de repetições.