Pesquisa Revela: Carboidratos São Mais Perigosos Que Gordura Saturada

Especialista da área:
atualizado em 30/01/2020

Uma pesquisa realizada na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que consumir carboidratos em excesso é mais prejudicial à saúde do que ter uma alimentação rica em gorduras saturadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Durante quatro meses e meio, os pesquisadores acompanharam 16 pessoas que foram submetidas a um tipo específico de dieta, em que a cada três semanas elas tinham a quantia de carboidratos, gorduras totais e gorduras saturadas reguladas.

O estudo identificou que quando os participantes se alimentavam excessivamente de carboidratos, a presença do ácido graxo palmitoleico (que é associado a um metabolismo não saudável dos carboidratos que pode causar doenças) no organismo crescia. Já quando a dieta era pobre em carboidratos, o nível desse ácido era menor.

Além disso, os cientistas descobriram que quando a quantidade de carboidratos na alimentação foi reduzida e a de gorduras saturadas aumentada, o total de gordura saturada no sangue não aumentou e chegou até a diminuir na maioria das pessoas.

De acordo com os responsáveis por essa pesquisa, o crescimento de ácidos graxos impulsionado pelos carboidratos é um indício de que mais carboidratos estão sendo transformados em gordura pelo organismo do que sendo queimados.

“Quando você consome uma dieta pobre em carboidratos, o seu corpo preferencialmente queima gordura saturada. Nós tivemos pessoas comendo duas vezes mais gordura saturada do que antes de participarem do estudo, e mesmo assim, quando nós medimos a presença de gordura saturada no sangue delas, o nível baixou, na maioria dos casos”, explicou o pesquisador responsável pelo estudo, Jeff Volek, segundo a Fox News.

É preciso saber escolher os carboidratos

Ligados ao aumento do risco de problemas como diabetes e doenças no coração, os carboidratos – quando consumidos em excesso – são transformados em gordura pelo organismo, o que faz com que haja uma maior tendência para o surgimento de doenças. Entretanto, como alerta o Dr. David Samadi, da Fox News, eles são uma importante fonte de energia para o corpo humano e em vez de os eliminarmos da dieta, devemos saber escolher a melhor maneira de consumi-los.

  Continua Depois da Publicidade  

A recomendação do Dr. Samadi é escolher os carboidratos complexos – considerados os “bons” – que são encontrados em alimentos como arroz integral, aveia, quinoa, batata doce, pão integral e feijão.

O médico também indica que os carboidratos chamados simples – classificados como os “ruins” – sejam evitados. Eles estão presentes em refrigerantes, arroz branco, pães e doces.

Você tem o costume de consumir em grandes quantidades carboidratos ou gorduras saturadas? Alguma doença ou anormalidade do seu organismo surgiu em decorrência disso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário