Planta peixinho – Para que serve, receitas e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 16/06/2021

Uma hortaliça muito utilizada para ornamentação, a planta peixinho (Stachys byzantina) também pode ser aproveitada na culinária em receitas de chás, saladas e empanados fritos. Então, vamos saber quais os benefícios dessa hortaliça para o nosso organismo?

  Continua Depois da Publicidade  

Essa hortaliça é uma planta alimentícia não convencional (PANC), possui uma folha aveludada que se assemelha com a alface. Além de peixinho, também chama-se a planta de lambarizinho, lambari-de-folha, peixinho da horta, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre e, como o nome já entrega, possui um sabor que lembra o de um lambari frito.

Nesse sentido, esse sabor deve-se à presença significativa de óleo vegetal na composição química da hortaliça, que pertence à família Lamiaceae, nativa da Turquia, da região do Cáucaso e da Ásia Central.

No Brasil, cultiva-se a planta nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, em locais de clima ameno, pois a peixinho não tolera o calor excessivo, tendo o seu crescimento limitado em temperaturas acima de 35º C. Além disso, os solos precisam ser bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Para que serve a planta peixinho

Planta peixinho
Planta peixinho

Agora que já sabemos o que é essa hortaliça, vamos conhecer algumas das vantagens que já foram associadas à planta peixinho?

A planta peixinho apresenta quantidades expressivas dos minerais, potássio, cálcio e ferro, além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar, que corresponde a 13% do seu teor de matéria seca.

Além disso, utiliza-se na medicina popular para aliviar a tosse e as irritações na faringe. Isso porque a hortaliça possui efeito béquico, ou seja, age contra a tosse, e emoliente, que amolece e abranda os tecidos, por exemplo.

No entanto, é importante se consultar com um médico para conferir se a tosse ou irritação na faringe não podem ser sintomas de outros problemas, que exijam um tratamento mais completo.

Outro benefício da planta peixinho é ser capaz de auxiliar no tratamento da indigestão, por meio de chás. Mas, certifique-se de que ela realmente pode contribuir com o seu quadro de indigestão e não te fazer mal com possíveis efeitos colaterais.

Por isso, o ideal é conversar com o médico a respeito da indigestão e saber qual é o tratamento mais indicado para ela, já que pode precisar de um tratamento mais específico, o qual a planta peixinho pode não ajudar.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer – Receitas com a planta peixinho

1. Receita de salada de planta peixinho

Ingredientes:

  • Folhas de planta peixinho a gosto;
  • Alface a gosto;
  • Rúcula a gosto;
  • 1 limão;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave todas as folhas – de peixinho, alface e rúcula, deixe escorrer o excesso de água, seque com um papel toalha e coloque-as dentro de um recipiente de vidro. Depois, prepare um tempero com o suco do limão e o sal, tempere a salada com ele e sirva-se.

2. Receita de chá da peixinho

Chá da planta peixinho

Ingredientes:

  • 2 g de folhas da planta peixinho;
  • 150 ml de água em temperatura ambiente.

Modo de preparo:

Lave bem as folhas da planta peixinho em água corrente, seque e corte em pedaços pequenos. Em seguida, coloque a água em uma panela para ferver, adicione as folhas e deixe no fogo durante 15 minutos ou até a água formar bolhas na superfície. Desligue o fogo e coe. Espere esfriar bem e sirva imediatamente.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar oxide (destrua) os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Além disso, certifique-se de que as folhas da planta peixinho são de boa qualidade, boa procedência e não contenham a adição de substâncias que possam prejudicar o organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados especiais

A Embrapa alerta que, após colhermos, devemos lavar e higienizar bem as folhas da planta, uma vez que a sua estrutura é capaz de reter as sujeiras do campo.

Além disso, pode-se armazenar as folhas da planta peixinho por até oito dias, em embalagens plásticas e a uma temperatura de 5º C.

Assim, antes de utilizar a planta para qualquer fim medicinal, consulte o seu médico para saber qual dosagem e frequência você poderá usar. Desse modo, o ideal é jamais substituir um tratamento recomendado por ele pela hortaliça, pois isso pode prejudicar a sua saúde e dificultar o tratamento da sua doença.

Outro ponto importante é checar com o seu médico se ela não faz mal quando utilizada ao mesmo tempo com algum medicamento, suplemento ou outra planta medicinal que você esteja utilizando.

Essa recomendação serve para todas as pessoas, principalmente crianças, idosos, mulheres que estejam grávidas ou no período do aleitamento e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Portanto, lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir o diagnóstico, as prescrições ou as opiniões de um médico.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a planta peixinho? Já a utilizou ou consumiu de alguma forma na culinária? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média 3,50)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Planta peixinho – Para que serve, receitas e benefícios”

  1. Meu filho ganhou uma mudinha e disse q já comeu, q o sabor é idêntico ao de peixe, ele me deu umas folhinhas e vou provar hj.

    Responder
  2. Eu ganhei uma muda de peixinho e plantei na minha horta agora já estou utilizando as suas folhas. Tenho um canteiro cheio. Achei muito importante saber que ela também é medicinal além de alimento.

    Responder
  3. ELE É FILHOTE DO ASSAPEIXE AMO ESTA FOLHA CUREI A ASMA DO MEU FILHO COM ASSAPEIXE E GUACO,AGORA ME APARECE ESTA ORTALICIA PEIXINHO SOU FÃ E RECOMENDO PRA QUEM TEM PROBLEMAS RESPIRATORIO É UM SANTO REMEDIO

    Responder
  4. Não acreditava que planta tem sabor de peixe, testei e gostei realmente parece muito além de fazer bem

    Responder
  5. Fui a casa da mãe de uma amiga em Minas Gerais, e ela me deu umas folhas, acabei de fazer, achei maravilhosa, ei eu trouxe uma mudinha, cheguei no domingo e já plantei ?

    Responder