Por que você deve beber mais água conforme envelhece

atualizado em

Provavelmente, você já sabe que é fundamental se manter hidratado. Com o passar do tempo, consequentemente, você precisa beber ainda mais água.

Os especialistas advertem que se você continuar bebendo a mesma quantidade de água à medida que envelhece, pode ficar desidratado com mais facilidade.

Entenda por que isso acontece e saiba reconhecer os sinais de que seu corpo está precisando de mais líquido.

Por que a desidratação pode ocorrer devido à idade?

Diversos estudos e pesquisas apontam que, à medida que envelhecemos, consequentemente nos tornamos mais vulneráveis à desidratação.

Um estudo recente publicado no The Journal of Physiology, por exemplo, demonstrou que corpos mais velhos são menos capazes de regular sua temperatura.

De acordo com o estudo, a regulação fica mais difícil em momentos de estresse físico, como exercícios.

Em pessoas mais jovens, o corpo é capaz de detectar o início da desidratação e reduzir a quantidade de suor para ajudar a compensar. Por outro lado, os mais velhos são menos capazes de fazer isso.

Como resultado, mais suor leva a mais desidratação. Dessa maneira, o coração, rins e outros órgãos são obrigados a trabalhar mais.

Além disso, existem outros fatores que podem levar à desidratação conforme a idade avança. À medida que envelhecemos, nosso centro de sede não é tão ativo como costumava ser. Logo, o cérebro nem sempre dá o sinal de que precisamos beber.

Saiba quais são os sinais de que seu corpo está desidratado

água

Seu corpo sempre precisa de água. Portanto, ele irá mandar sinais para você caso não esteja recebendo o suficiente. 

Alguns sinais que ele dá de que não está recebendo água suficiente são:

  • Boca e peles secas;
  • Olhos fundos;
  • Tontura e dor de cabeça;
  • Fraqueza e cansaço excessivo;
  • Diminuição da elasticidade da pele;
  • Diminuição ou ausência de lágrimas;
  • Queda da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca.

Além destes sintomas, você também pode experimentar um aumento de peso. Isso ocorre porque a água potável aumenta a sensação de saciedade, e como resultado você não exagera na comida. 

Beber água é fundamental também para o seu coração. A desidratação aumenta o risco de doenças cardíacas e aterosclerose, ou seja, o endurecimento das paredes das artérias.

O que pode estar sendo prejudicado pela desidratação

Outro sinal de que seu corpo está pedindo mais água é uma exaustão contínua. 

A desidratação também pode estar causando a sua desconcentração, pois o processamento cognitivo de alta ordem, que envolve atenção, e a coordenação motora parecem mais suscetíveis a desidratação. Foi o que apontou uma pesquisa realizada Emory University, nos Estados Unidos.

Além disso, se você não bebe muita água também pode acabar com pedras nos rins e ficando constipado. Além disso, pode ficar mais suscetível a infecções urinárias.

Da mesma forma, se hidratar pode proteger seu sistema imunológico.  Sendo assim, você estará mais apto a combater os vírus, as bactérias e as infecções. 

Curiosamente, não beber água suficiente pode também piorar a dor nas articulações. Isso porque as articulações contêm cartilagem que impede os ossos de rangerem e friccionarem. A cartilagem é formada por aproximadamente 80% de água.

Desta maneira, quando você não bebe água suficiente, suas articulações doem como resultado do aumento da fricção.

Em suma, nunca é tarde para começar a consumir bastante água. Portanto, mantenha seu corpo hidratado e saudável, mesmo jovem!

Vídeo relacionado:

Aproveite para ver neste vídeo os erros comuns ao beber água que podem ser um risco para a saúde e inscreva-se no nosso canal com um rápido clique no botão abaixo para não perder mais nada!

Saiba mais sobre os sintomas que indicam que uma pessoa precisa tomar mais água!

Você sabia que existem aplicativos que ajudam você a controlar sua hidratação? Você já fez uso deles? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário