Especialista da Área:

Posso Correr Todos os Dias? – Benefícios e Riscos

Embora esse seja um ótimo exercício, você pode se perguntar “posso correr todos os dias”? Conheça os benefícios, risco e o que é melhor, correr todos os dias ou em dias alternados.

Correr todos os dias pode reduzir o risco de certas doenças, alem disso correr ajuda a emagrecer, e traz também outros benefícios porém, a corrida diária também pode fazer mal quando você não a faz corretamente, por isso, principalmente os iniciantes precisam aprender a correr corretamente para evitar as lesões e outros problemas que essa prática, quando feita de maneira inadequada, pode causar. 

Correr todos os dias

Se exercitar todos os dias traz benefícios comprovados para a saúde, e correr diariamente também pode ser benéfico em determinadas circunstâncias.

Porém, esforços repetitivos diários nas pernas sem incorporar dias de recuperação em sua rotina podem aumentar o risco de lesões.

A frequência é um dos três principais componentes do treino junto com a duração e intensidade. A frequência com que você corre deve ser determinada levando em consideração a duração, intensidade e onde está em seu treinamento.
Cada corredor é diferente, e com base no seu nível de habilidade e experiência, a resposta para a pergunta “posso correr todos os dias?” irá depender de alguns fatores.

Estudos mostram que correr apenas entre 5 a 10 minutos diários em um ritmo moderado pode ajudar a reduzir o risco de morte por ataques cardíacos, derrames e outras doenças comuns.

Porém, a mesma pesquisa também mostra que esses benefícios são atingidos com 4,5 horas de corrida por semana, o que significa que não há necessidade de correr por horas e horas todos os dias.

Correr é um exercício de alto impacto e o treinamento excessivo pode levar a lesões, como fraturas por estresse e dores nas canelas, porém existem dicas para evitar lesões na corrida.  

A quantidade de tempo, optar por correr todos os dias ou em dias alternados irá depender dos seus objetivos e níveis de condicionamento físico.

O seu treino deve ser composto por dias de corridas, dias de treinamentos de força e dias de descanso, pois é isso que irá te tornar um corredor mais forte e saudável.

Benefícios de correr todos os dias

Correr todos os dias pode trazer benefícios para sua saúde e estudos mostram que os benefícios de correr por apenas 5 a 10 minutos a um ritmo moderado, cerca de 15 km por hora, diariamente podem incluir:

  • Risco reduzido de doença cardiovascular
  • Menor risco de desenvolvimento de câncer
  • Risco reduzido de morte por ataque cardíaco ou derrame
  • Menor risco de desenvolver doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson
  • Melhora no humor, concentração e sono

Embora esses benefícios possam ser alcançados com uma quantidade mínima de corrida diária, um grupo de pesquisadores holandeses recomendam correr 2,5 horas por semana ou 30 minutos cinco dias por semana para aproveitar os benefícios máximos da longevidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Pesquisadores de um outro estudo também observaram um grupo de adolescentes saudáveis que correram por 30 minutos a um ritmo de intensidade moderada todas as manhãs durante três semanas.

Como resultado, suas capacidades de dormir, concentração e humor durante o dia eram melhores do que o grupo de controle que não praticavam a corrida.

Você também poderá experimentar esses mesmos benefícios a partir de 30 minutos de outras atividades diárias, como caminhadas, ciclismo, ioga e natação.

Riscos de correr todos os dias

Embora existam vários benefícios em manter uma rotina de corrida diária, também existem alguns riscos sérios que devem ser considerados na hora de planejar correr todos os dias.

Por se tratar de um esporte de alto impacto a corrida coloca muito estresse no seu corpo, e por isso, correr todos os dias sem incorporar dias de recuperação pode levar a lesões.

As lesões comuns que podem ocorrer quando alguém pratica corrida diariamente são fraturas por estresse e dores nas canelas.

Se as dores nas canelas são detectadas cedo, elas podem ser reabilitadas apenas ao reduzir o treinamento, alongando e fortalecendo as panturrilhas.

No caso de um corredor experiente cujo treino exige de 6 a 7 dias por semana, o ideal é se concentrar na recuperação tanto quanto no treinamento ativo.

Para evitar lesões ao correr todos os dias:

  • Aumente gradualmente o número de quilómetros percorridos a cada semana.
  • Aqueça-se antes de correr e se alongue depois.
  • Verifique se você possui tênis apropriados e troque-os com frequência. É importante saber escolher seu tênis de corrida.
  • Execute a corrida de forma correta.
  • Misture dias de corrida com treinamento cruzado, como nadar ou andar de bicicleta.

Se você sofrer uma lesão enquanto estiver correndo, pare seu treino e consulte um médico para que ele possa montar um plano adequado de recuperação.

Treino cruzado ou Cross-Train para complementar o seu treinamento

Fazer um treino cruzado irá melhorar a sua capacidade aeróbica e te ajudar a se tornar um atleta mais forte.

A natação irá manter o seu ritmo cardíaco acelerando enquanto reduz o impacto e andar de bicicleta ou fazer ioga também são ótimas opções de treinamento cruzado para permitir que o seu corpo descanse enquanto está praticando o exercício.

  Continua Depois da Publicidade  

Escolha o treinamento cruzado com base nas suas necessidades, se você sentir que o seu corpo precisa descansar para se recompor, a yoga é uma ótima maneira de praticar respiração controlada enquanto você ganha força e alongamento.

Já os exercícios aeróbicos de baixo impacto são ideais se o seu corpo não precisa de um dia de descanso e você quer se exercitar reduzindo o impacto do treino.

A natação é uma ótima maneira de fazer os seus músculos dispararem, disparar seu coração e aumentar a sua capacidade aeróbica. Se você não nada muito bem, correr dentro d’água é uma forma de imitar o movimento de corrida enquanto elimina o estresse causado pelo seu corpo.

Andar de bicicleta também pode ser divertido e um ótimo exercício.

Benefícios do treinamento cruzado:

  • Envolve diferentes grupos musculares
  • Ajuda na recuperação de lesões sem comprometer seu nível de condicionamento físico
  • Reduz o risco de lesões
  • Aumenta a flexibilidade e a força do núcleo corporal
  • Oferece variedade até mesmo para que você não enjoe de praticar apenas um tipo de exercício.

Posso correr todos os dias?

Correr apenas alguns minutos por dia pode trazer benefícios para a sua saúde e pesquisas mostram que pode inclusive prolongar a sua vida, mas você não precisa correr todos os dias da semana para aproveitar todos esses benefícios.

Mas lembre-se que principalmente quando feito de maneira inadequada pode causar lesões. Até mesmo os corredores de elite não estão livres de sofrer com esses riscos da corrida diária.

Tente atividades de menor impacto nos dias de treinamento cruzado como nadar ou andar de bicicleta para se recuperar e dar uma pausa nos músculos.

Se você não sabe com que frequência deve se exercitar, se o melhor é correr todos os dias ou em dias alternados, se é seguro começar a correr, converse com o seu médico e um profissional de educação física.

Esses profissionais estão aptos para te auxiliar e recomendar um programa de condicionamento físico adequado à sua idade e nível de condicionamento.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se pode correr todos os dias? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário