Correr Para Emagrecer – Dicas e Erros a Evitar

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Correr é um bom exercício aeróbico. É um dos exercícios básicos que todo mundo pode tentar para ficar saudável. Mas correr para emagrecer funciona mesmo? A resposta é sim. Correr ajuda a queimar calorias, mas se você acha que correr é o bastante, pense de novo.

Embora seja em geral correto planejar correr para emagrecer, ainda mais sendo e é um exercício fácil de fazer, sua habilidade de te ajudar a perder peso depende muito do seu compromisso. Você não pode começar a correr e continuar a comer de forma não saudável e esperar diminuir suas medidas. Não é assim que funciona com a perda de peso. Compromisso total é a chave. Então como podemos perder peso correndo? Aqui estão algumas dicas que você pode tentar.

1. Pense Calorias

De forma simples, perda de peso quer dizer queimar mais calorias do que você come. Em outras palavras, se você quer se livrar dos quilos a mais, encontre métodos que te ajudem a ingerir menos calorias e queimar mais. E correr é um bom método. É importante saber, entretanto, quanto você precisa queimar por dia (dependendo do seu peso) para alcançar sua meta de perda de peso. A partir disso, crie um plano e crie um horário.

2. Corra na Maioria dos Dias

Se você planeja correr para perder peso, você tem que tirar um tempo para isso. Correr uma vez por semana não vai adiantar. É aconselhável que você corra pelo menos três vezes por semana, e se você puder fazer mais, faça. Para que a corrida funcione, você tem que dar tempo para que ela faça efeito. Não se desencoraje facilmente se você não vir resultados depois de duas ou três corridas. Continue.

3. Intensifique

Intensidade é tão importante quanto a duração e frequência, talvez até mais. É por isso que, se você pode correr mais rápido ou fazer alguma outra coisa para intensificar sua experiência de corrida, faça. Pense de forma diferente. Crie formas de se desafiar como alternar entre arrancadas e corridas. Lembre-se, o único limite é você mesmo.

4. Não Tenha Medo de Mudar

Se você pode fazer isso, não hesite em mudar suas rotinas ou tentar outros exercícios. Correr emagrece naturalmente, mas nosso corpo logo se acostuma e, eventualmente, pede por formas de exercício mais intensas. Se você faz a mesma coisa sempre, você logo atingirá um platô de perda de peso. Mude sempre, desafie seu corpo e tente rotinas diferentes.

5. Estilo de Vida

Entendemos como é irritante toda vez que o estilo de vida se envolve em quase todas as listas de perda de peso. Isso apenas mostra quão importante é o papel que o estilo de vida tem. Se você quer ver resultados grandes em pouco tempo, você tem que moldar seu estilo de vida para conseguir essa meta.

Em conjunto com corridas diárias, você também tem que se comprometer e adotar hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida sem estresse. Não queremos dizer que você tem que mudar sua vida toda de uma vez. Faça isso de forma lenta e gradual, em um processo saudável. Os resultados com certeza irão te surpreender.

Há diversos exercícios similares à corrida que têm o potencial de te ajudar a eliminar os quilos a mais. O que temos que ter em mente, entretanto, é se comprometer com eles. Não se limite a apenas sonhar sobre perder peso, faça com que esse sonho aconteça ao se esforçar, começando hoje. Todos os seus sacrifícios e esforço irão valer a pena.

Erros Mais Comuns Quando se Tenta Perder Peso Correndo

Certifique-se de não estar se sabotando ao cometer alguns destes erros mais comuns:

  • Superestimar a queima de calorias

Após uma corrida, é fácil sentir que você pode comer o que quiser. Muitas pessoas trocam uma corrida por uma recompensa, mas na realidade, quaisquer calorias que você queima podem ser negadas facilmente por um pequeno pedaço de bolo ou uma porção de batatas fritas. Não deixe que sua corrida te faça comer demais – registre sua queima de calorias com um monitor cardíaco ou um aplicativo de corrida, e recompense com lanches inteligentes.

  • Cortar a gordura

Foi provado muitas vezes que gorduras são necessárias na sua dieta para ajudar com a absorção de vitaminas, regular a fome e manter os níveis de energia. Então não elimine as gorduras totalmente – evite gorduras trans, mas coma castanhas, abacate, peixe e azeite de oliva.

  • Correr de estômago vazio

Não acredite que correr para emagrecer funciona melhor quando de jejum – isso não é verdade. Existem sim muito especialistas que defendem essa estratégia mas a maioria condena pelos riscos de se passar mal e também pela teoria que mesmo que você queime mais gorduras, estará também queimando mais músculos que o normal. E o saldo disso é pior do que se tivesse comido. Além disso, correr para emagrecer de estômago vazio quer dizer correr sem energia, fazendo com que você desacelere e queime menos. Então, coma um lanche com carboidratos e proteínas uma hora antes de qualquer corrida que dure mais de uma hora.

  • Não se reabastecer após a corrida

Após um exercício, seus níveis de glicogênio estão baixos e mesmo que você não esteja com fome, seu corpo está. Embora especialistas discordem sobre quão rápido após uma corrida você deve reabastecer, definitivamente não espere mais do que uma hora para fazer algo tão simples como tomar um copo de leite.

  • Muito reabastecimento durante a corrida

O mercado de barra de cereais, shake de proteína e gel de energia é enorme, mas não deixe que as propagandas te enganem: na maioria das corridas, você não precisa reabastecer no meio. Para corridas mais longas que 60 minutos, consuma 30 a 60 gramas de carboidratos a cada hora.

  • Beber suas calorias

Você provavelmente ouviu isso um milhão de vezes, mas é verdade: calorias líquidas também contam. Sucos adoçados, bebidas alcoólicas, cafés – todos eles adicionam, e não saciam sua fome. Para corrigir isso, beba água, limite o álcool, e pare com os refrigerantes, mesmo os diet.

  • Expectativas irreais

A menos que seu plano seja incorporado de forma fácil e realista na sua vida através de mudanças pequenas, ele não é sustentável. Exercitar-se cinco horas por dia ou comer apenas alface é uma forma muito dura e, francamente, não é saudável. Não espere perder 10 quilos da noite para o dia, mas concentre-se em um ou dois por semana.

  • Não se ajustar

Quanto menos você pesa, mais difícil é para perder peso, então reavalie seu treinamento a cada poucas semanas para assegurar que você está no caminho certo com seus exercícios e ingestão de calorias.

Com qual frequência você corre por semana? Você acredita que a correr para emagrecer é uma boa estratégia? Quais exercícios você mais pratica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário