Posso Tomar Vitamina C Todos os Dias?

Especialista da área:
atualizado em 19/06/2020

Veja se é correto tomar vitamina C todos os dias ou se isso pode trazer algum problema por um excesso de consumo da vitamina.

  Continua Depois da Publicidade  

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde, fazendo parte do grupo de antioxidantes, substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos maléficos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento e desenvolvimento de doenças.

Necessária para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o organismo, ela ainda produz uma proteína utilizada para formar a pele, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, além de atuar na cicatrização de feridas e na formação do tecido cicatricial.

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água e, como tal, se dissolve na água. Ainda que o corpo mantenha uma pequena reserva das vitaminas solúveis em água, elas precisam ser ingeridas regularmente para prevenir a carência de vitamina C.

Mas enquanto aproveita a suplementação, alguém pode se questionar: “Será que posso tomar vitamina C todos os dias? Ou isso pode ser prejudicial”?

E então, será que posso tomar vitamina C todos os dias?

Provavelmente, mais correto do que perguntar se posso tomar vitamina C todos os dias, seria questionar se devo tomar vitamina C todos os dias.

Isso porque segundo alertou a médica especialista em medicina interna Celeste Robb-Nicholson na Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre), muitas pessoas tomam suplementos de vitamina C em doses desnecessariamente elevadas para prevenir ou tratar condições para os quais a eficiência do uso do produto não foi comprovada.

  Continua Depois da Publicidade  

“Os suplementos de vitamina C têm sido diversamente promovidos para prevenir doenças cardiovasculares e osteoartrite, evitar as queimaduras solares e melhorar a aparência de rugas. Nenhum desses benefícios alegados foi verificado em estudos científicos”, afirmou Robb-Nicholson.

O MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, apontou que apesar da vitamina C ter sido um remédio caseiro popular para o resfriado, as pesquisas mostram que para a maioria das pessoas, os suplementos de vitamina C ou os alimentos ricos no nutriente não diminuem os riscos de pegar o resfriado.

Tomar um suplemento de vitamina C depois que um resfriado já iniciou não aparenta ser algo útil, porém, as pessoas que tomam suplementos de vitamina C regularmente podem ter resfriados ligeiramente mais curtos ou sintomas um pouco mais leves, acrescentou o MedlinePlus.

“O volume de evidências mostra que doses altas de vitamina C, no máximo, encurtam um resfriado em um dia. Em circunstâncias ordinárias, a vitamina C aparenta não ter valor preventivo, embora alguns poucos estudos tenham relatado um risco reduzido em 50% no desenvolvimento de resfriados em pessoas que tomam vitamina C em circunstâncias extremas – por exemplo, esquiadores, corredores de maratona e soldados trabalhando em condições subárcticas”, disse Robb-Nicholson.

A médica especialista em medicina interna assinalou ainda que para algumas pessoas doses elevadas de vitamina C, mais de 2 mil ou 3 mil mg diariamente, pode provocar sintomas como insônia, diarreia, náusea, azia, gastrite, fadiga, ruborização e dor de cabeça.

Para a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, a nutricionista Katherine Zeratsky explicou que para os adultos a dosagem diária recomendada de vitamina C varia entre 65 mg a 90 mg, com o limite máximo sendo de 2 mil mg diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

“Pessoas com condições crônicas no fígado ou nos rins, gota ou um histórico de cálculos renais de oxalato de cálcio não devem tomar mais de 1 mil mg (de vitamina C) por dia”, advertiu a especialista.

De acordo com o Office of Dietary Supplements (Gabinete de Suplementos Alimentares, tradução livre) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, para as pessoas que têm a hemocromatose, condição na qual o organismo armazena muito ferro, a ingestão de doses elevadas de vitamina C pode agravar a sobrecarga de ferro e danificar tecidos corporais.

Segundo Zeratsky, ainda que consumir muita vitamina C por meio de fontes alimentares dificilmente seja perigoso, superdosagens por meio dos suplementos do nutriente pode provocar vômito e cólicas abdominais, além das reações adversas já mencionadas por Robb-Nicholson.

Portanto, a conclusão que fica é que antes de sair por aí tomando suplementos de vitamina C, o mais indicado é procurar consumir boas quantidades do nutriente por meio de refeições saudáveis, consultar o médico para saber se um suplemento do tipo realmente é indicado para o seu caso e usá-lo apenas nas quantidades e frequência que foram recomendadas pelo profissional.

O escorbuto

É um caso em que a utilização de suplementos de vitamina C pode ser indicada. Apresentada como uma condição rara, o escorbuto é uma deficiência severa de vitamina C, cujo tratamento pode incluir a adição de alimentos com vitamina C na dieta e o uso de suplementos de vitamina C até que o paciente sinta-se melhor.

  Continua Depois da Publicidade  

A lista de sintomas da condição pode incluir: sentir-se cansado e com fraqueza o tempo todo, sentir-se irritado e triste o tempo todo, dor severa nas pernas ou nas articulações, pele que ganha hematomas com facilidade, desenvolvimento de manchas vermelhas ou azuis na pele, geralmente nas canelas, e gengivas inchadas e com sangramento (em alguns casos há a queda dos dentes). As informações são do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Caso experimente esses sintomas, procure o auxílio médico para verificar se não desenvolveu um caso de escorbuto e se não necessitar usar um suplemento de vitamina C. Se efetivamente tiver a condição e precisar do suplemento para se tratar, use-o durante o tempo que for indicada pelo médico e dentro das dosagens que forem estabelecidas pelo profissional.

Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as informações qualificadas e profissionais de um médico ou nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se pode tomar vitamina C todos os dias? Conhece alguém que faz isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 4,67)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário