Pressão 10×5 é Perigoso?

Especialista:
atualizado em 18/09/2019

Há muita dúvida quanto aos valores ideias de pressão sanguínea. Muitas pessoas se perguntam o que significam os números quando a pressão arterial é medida, aqueles que os médicos chamam de pressão arterial sistólica (o número mais alto) e diastólica (o número mais baixo).

Algumas pessoas naturalmente têm pressão arterial baixa, que é conhecida como hipotensão, mas quando a pressão alta se torna subitamente baixa, isso pode causar preocupação. Afinal, pressão 10×5 é perigoso ou não?

Pressão sanguínea baixa – Hipotensão

É importante entender o que é a pressão sanguínea baixa para saber se pressão 10×5 é perigoso. As pessoas que sofrem com hipertensão arterial – pressão sanguínea alta, estão muito mais propensas do que as outras a morrer prematuramente de doenças cardíacas e derrames, e por isso, muitas acham que pressão arterial baixa é algo bom. No entanto, a pressão arterial anormalmente baixa, também chamada de hipotensão, pode causar também alguns problemas.

Em um nível baixo, porém não muito, a hipotensão pode causar tonturas ou visão embaçada, o que pode aumentar o risco de queda ou contribuir para que ocorram acidentes. Em casos mais graves, reduz o fluxo sanguíneo para o cérebro e outros órgãos vitais. Isso diminui a quantidade de oxigênio e nutrientes que são entregues a esses órgãos, prejudicando a sua capacidade de realizar funções normais. A hipotensão também pode indicar uma condição de saúde subjacente mais grave.

A leitura da pressão arterial mede essas duas pressões e as expressa como dois números: a pressão sistólica sobre a pressão diastólica. A pressão arterial normal para adultos é inferior a 120/80 mmHg (mmHg significa “milímetros de mercúrio”, se referindo a um dispositivo de medição de pressão semelhante a um termômetro), o que também pode ser dito como 12×8.

A pressão arterial muda ao longo do dia e varia de pessoa para pessoa. Vários fatores afetam a pressão arterial, incluindo a posição do corpo, ritmo respiratório, nível de estresse, atividade física, medicamentos, o que você come ou bebe e a hora do dia (a pressão arterial é geralmente mais baixa quando você dorme e sobe quando você acorda).

No caso de indivíduos saudáveis, seu corpo responde e se adapta a essas mudanças para manter sua pressão arterial dentro de um intervalo normal. Isso garante que os órgãos vitais, como o cérebro e os rins, recebam um fluxo constante de sangue e suprimento de nutrientes.

Quando a pressão sistólica cai abaixo de 90 mmHg e a pressão diastólica cai abaixo de 60 mmHg, isso é categorizado como pressão arterial baixa. Algumas pessoas podem tê-la baixa o tempo todo, e isso pode ser normal para elas. Se não sofrem com quaisquer sinais ou sintomas, o tratamento médico pode não ser necessário.

A pressão arterial baixa torna-se uma preocupação quando é acompanhada de sintomas perceptíveis, como desmaios, tonturas, etc. Quando isso ocorre, as pessoas devem procurar atendimento médico para determinar se uma condição subjacente pode ser responsável por sua hipotensão.

Leituras de pressão baixa – Pressão 10×5 é perigoso?

Leituras acima de 9×6 e abaixo de 12×8 indicam que a pressão nas artérias é considerada normal para a maioria dos adultos. No entanto, em alguns casos, uma pressão arterial sistólica abaixo de 110 mmHg ou simplesmente “11” pode estar associada à tontura quando a pessoa está em pé. É mais provável que isso aconteça com adultos mais velhos ou com pessoas que geralmente têm uma pressão arterial muito mais elevada.

As leituras entre 9×6 e 8×5 geralmente indicam uma pressão sanguínea anormalmente baixa, o que significa que a pressão nas artérias está inferior ao que é considerado normal. Algumas pessoas com pressão arterial muito baixa podem estar propensas a fraquezas ou desmaios, como dito acima, enquanto que muitas outras se sentem bem.

Se você está tomando remédios para pressão alta e percebe essas leituras e sintomas, eles provavelmente estão abaixando sua pressão arterial mais do que precisam, e por isso devem ser ajustados. Certos medicamentos também têm a pressão baixa como efeito colateral.

No caso da pessoa que não toma medicamentos para pressão alta, não há necessidade de se preocupar com a pressão arterial baixa, a menos que esteja com sintomas como náuseas, tonturas, desmaios ou fadiga. Na verdade, a hipotensão geralmente não é diagnosticada a menos que o paciente esteja com sintomas.

Quão mais baixa a pressão pode chegar?

Como visto, o que é considerado pressão arterial baixa para uma pessoa pode ser normal para outra. A maioria dos médicos considera a pressão arterial muito baixa apenas quando causa sintomas.

Alguns especialistas definem a pressão arterial baixa com leituras menores que 90 mm Hg sistólica ou 60 mm Hg diastólica. Se um dos números estiver abaixo disso, sua pressão estará abaixo do normal.

Uma queda repentina de pressão arterial pode ser perigosa. Uma mudança de apenas 20 mmHg – uma queda de 110 mmHg para 90 mmHg, por exemplo – pode causar tontura e desmaio no caso de o cérebro não receber suprimento adequado de sangue. Sintomas como sangramento descontrolado, reações alérgicas ou infecções graves podem ser fatais.

Condições que podem causar pressão sanguínea baixa

Algumas condições médicas que podem causar pressão baixa são:

  • Problemas cardíacos: Algumas doenças cardíacas podem levar à pressão arterial baixa, incluindo frequência cardíaca extremamente baixa (bradicardia), problemas nas válvulas cardíacas, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.
  • Desidratação: Quando o corpo perde mais água do que recebe, pode causar fraqueza, tontura e fadiga. Febre, vômitos, diarreia grave, uso excessivo de diuréticos e exercícios físicos que requerem muito esforço podem levar à desidratação.
  • Gravidez: Como o sistema circulatório se expande rapidamente durante a gravidez, é provável que a pressão arterial caia. Isso é normal, e a pressão sanguínea geralmente retorna ao seu nível pré-gravidez depois que a mulher deu à luz.
  • Infecção grave (septicemia): Quando uma infecção no corpo entra na corrente sanguínea, isso pode levar a uma queda da pressão arterial que ameaça a vida, chamada de choque séptico.
  • Falta de nutrientes em sua dieta: A falta de vitaminas B12 e folato podem evitar que o seu corpo produza glóbulos vermelhos suficientes (anemia), causando pressão baixa.
  • Problemas endócrinos: Doenças da tireoide, como doença da paratireoide, insuficiência adrenal (doença de Addison), baixa taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia) e, em alguns casos, diabetes, podem desencadear a baixa pressão sanguínea.
  • Reação alérgica grave (anafilaxia): Gatilhos comuns desta reação grave e potencialmente fatal incluem alimentos, certos medicamentos, venenos de insetos e látex. A anafilaxia pode causar problemas respiratórios, urticária, comichão, garganta inchada e queda perigosa da pressão arterial.

Quando você precisa de assistência médica para hipotensão

Se a sua pressão arterial está sempre mais baixa e você não sofre com nenhum sintoma, geralmente não há motivo para preocupação. Neste caso, não podemos dizer que a pressão 10×5 é perigosa. Da mesma forma, se tiver uma única pressão arterial baixa, algo anormal, porém sem nenhum sintoma, também não precisará consultar um médico.

Mas o Dr. Willie Lawrence, cardiologista intervencionista do Centro de Pesquisa médica da cidade de Kansas, Missouri, Estados Unidos, e porta voz da American Heart Association diz: “quando você sente que há um problema recorrente, ou não há uma explicação clara para o que aconteceu, precisa procurar uma orientação médica”.

Se a sua pressão arterial cair repentinamente e tiver sintomas como tontura, ligue para o seu médico. Ele poderá avaliar a sua situação e descartar problemas subjacentes como hemorragia interna, infecção grave ou reação alérgica.

Pressão 10×5 é perigoso? Provavelmente não, mas tudo varia de pessoa para pessoa, e claro, diagnósticos, por isso é muito importante prestar atenção nos sintomas, e claro, sempre consultar um médico para que possa estar em dia com a sua saúde e não ter surpresas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você acreditava que apresentar uma pressão 10×5 é perigoso? Já mediu alguma vez a pressão que chegou a essa nível? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Pressão 10×5 é Perigoso?”

  1. Boa tarde!
    Minha mãe tem 93 anos, coração muito fraco, não pode mais nem levantar dá cama, usa oxigênio direto.
    Sempre teve pressão Alta, mas últimamente está caindo demais, já parei com o remédio Valsartana que era para controle da hipertensão , más já chegou a 8X5, e hoje está 100X50.
    Por favor pode me ajudar?
    Como devo proceder….