Após retomar tratamento contra o câncer, Preta Gil, 50 anos, anunciou que a doença retornou em quatro lugares diferentes. A artista vem recebendo apoio de amigos, familiares e do público desde que recebeu a notícia de que precisaria voltar ao hospital.
A filha de Gilberto Gil já realizou a primeira sessão de quimioterapia. “Amores, vindo aqui falar com vocês, como sempre eu fiz, desde o começo do meu diagnóstico, lá no ano passado, contar para vocês exatamente o que está acontecendo”, iniciou.
“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade, obviamente com a minha reabilitação”, continuou.
“Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos onde o câncer pode voltar”, relatou.
“Não só no meu caso, como no caso de 40% das pessoas que têm um câncer primário e foi o que aconteceu comigo: o meu câncer voltou em quatro lugares diferentes. Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase, que fica no peritônio, e um nódulo, uma lesão, no ureter. É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto”, anunciou.
Rotina de tratamento
Preta Gil também contou aos seus fãs como será a sua rotina de tratamento na nova fase. A cantora recebeu alta na última segunda-feira (26). “No mesmo dia (da descoberta), no mesmo momento, a gente começou a quimioterapia”, disse.
“Primeiro ciclo acabou hoje, sigo no hospital mais 24 horas em observação, vou para casa, fico em casa 12 dias e volto para o hospital, ou seja, minha rotina de tratamento oncológico voltou para que a gente possa curar esses quatro focos que eu citei do câncer”, completou Preta Gil, pedindo orações.
Preta garantiu que está bem para encarar essa nova batalha. “Eu espero que vocês continuem rezando por mim. Tirei da cabeça qualquer culpa. (O retorno do câncer) Acontece mais do que a gente imagina. Eu estou bem. Eu estou com a cabeça boa. Estou muito melhor do que quando comecei meu tratamento em 2023”, reforçou.
Alta hospitalar
Como listado por Preta Gil, ela retornou para casa. “Primeiro ciclo concluído com sucesso. Vamos recuperar em casa, cuidar, alimentar bem, dormir, fazer exercício, descansar, ficar com o filhinho, muito amor, muito”, compartilhou.
Preta Gil descobriu a recidiva do câncer no último sábado (24), enquanto estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, realizando exames de rotina. Veja também: Apresentadora comove web ao contar luta contra câncer.