Primeiro spray nasal contra depressão é aprovado pela Anvisa

Especialista da área:
atualizado em 07/01/2021

Certamente, você conhece remédios tipo spray nasal para tratar problemas respiratórios. Assim como provavelmente já viu antidepressivos na forma de comprimidos. Mas, e quanto a um spray nasal para auxiliar o tratamento da depressão? Você já ouviu falar?

  Continua Depois da Publicidade  

Mas ele existe: em três de novembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro spray inalável para o tratamento da depressão. Trata-se do cloridrato de escetamina ou Spravato, que é o nome popular do medicamento.

A grande inovação do remédio é que sua ação no cérebro é mais veloz do que as opções já disponíveis no mercado.

Enquanto o Spravato começa a fazer efeito em algumas horas, os antidepressivos tradicionais demoram aproximadamente um mês para apresentar os seus primeiros resultados.

Remédio não é mágico, mas pode fazer parte do tratamento

A indicação é que o spray nasal seja utilizado ao lado de um antidepressivo oral. Isso porque dois estudos clínicos de fase três indicaram que o uso do remédio ao lado do tratamento padrão para depressão diminuiu os sintomas em até 24 horas após a primeira dose.

Além disso, em um mês de tratamento, 70% dos pacientes demonstraram uma melhoria em seus sintomas mais graves. No entanto, o cloridrato de escetamina não conseguiu prevenir o suicídio ou diminuir o pensamento ou comportamento suicida.

Portanto, o uso de Spravato não elimina a necessidade de hospitalização para os pacientes com depressão que têm indicação para isso.

Spray não serve para todos os casos

Tratamento da depressão

Ao mesmo tempo, o remédio não serve para qualquer tipo de depressão. A sua indicação é para o tratamento de casos de depressão resistente em adultos.

Em outras palavras, ele pode ser uma das estratégias de tratamento para as pessoas com depressão que não responderam a terapias prévias contra a doença ou apresentam comportamento ou ideação (pensamento ou planejamento) suicida.

No entanto, para garantir que o remédio seja usado direito, sua administração deverá ocorrer em hospitais e clínicas autorizadas, sempre sob a supervisão de um profissional de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, não é qualquer pessoa com sintomas de depressão que pode usar o spray nasal.

Efeitos colaterais

Assim como ocorre com muitos antidepressivos e outros tipos de remédios, o cloridrato de escetamina também pode provocar efeitos colaterais. Por exemplo, os principais que se observou durante o tratamento com ele foram:

  • Dissociação (desconexão de seus pensamentos, memórias, ambientes, ações e identidade);
  • Tontura;
  • Náusea e vômito;
  • Sedação;
  • Sensação de girar;
  • Visão embaçada;
  • Redução do sentido de toque e sensação;
  • Ansiedade;
  • Falta de energia;
  • Pressão alta;
  • Sensação de embriaguez;
  • Parestesia (dormência ou formigamento).

Ainda assim, medicamento é considerado inovador

De acordo com o psiquiatra Pedro do Padro Lima, o spray nasal é o primeiro tratamento aprovado em décadas que oferece um mecanismo de ação realmente inovador. Pedro faz parte do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Já o psiquiatra e diretor médico da Janssen Brasil, farmacêutica que desenvolveu Sparavato, Fabio Lawson afirmou que é motivo de orgulho para a empresa oferecer o remédio para depressões incapacitantes, que contam com poucas opções de tratamento.

Aproveite que está por aqui e aprenda mais sobre os sintomas da depressão nos quais você deve prestar atenção, neste vídeo da nossa nutricionista:

Gostou das dicas?

Você já usou ou conhece alguém que usou remédios para depressão? Então, conte como foi nos comentários.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário