Qual é o Melhor Leite para Diabéticos?

atualizado em

Pessoas com diabetes procuram saber qual o melhor leite para diabéticos, pois elas precisam fazer adequações em seus cardápios para regular os níveis de açúcar no sangue.

A diabetes é uma doença crônica que, após tipificada adequadamente por um profissional, deve ser tratada. O organismo de um indivíduo acometido por esse quadro não produz ou utiliza adequadamente o hormônio insulina.

Esse é um hormônio importante, pois, cabe a ele o controle dos níveis de glicose, ou seja, de açúcar, na corrente sanguínea. Além disso, ele é necessário para garantir que a glicose obtida via alimentação seja convertida em energia.

Ocorre, no entanto, que o leite integral de vaca, o mais comumente consumido, possui glicose, que, ao entrar em contato com a corrente sanguínea, pode desencadear a hiperglicemia, causando certos impactos negativos à sua saúde.

O fato é que se você é diabético, mas não quer restringir o consumo de leite, há opções saudáveis que podem ser ingeridas sem causar os tais impactos.

  Continua Depois da Publicidade  

Diabético Pode Consumir Leite?

O leite de vaca é uma usualmente consumida por crianças e idosos, pois é fonte de cálcio e, portanto, auxilia no desenvolvimento da saúde óssea e dental.

Pessoas com diabetes também precisam desses nutrientes para se manterem saudáveis e garantirem a manutenção de seus organismos.

No entanto, a bebida é também fonte de açúcar próprio do leite, conhecido como lactose. Isso quer dizer que nem todas as opções de leite podem ser benéficas à saúde dos diabéticos.

Para poder consumir a bebida de maneira saudável, é preciso observar fatores como os níveis de açúcar, carboidratos e gorduras saturadas, que podem piorar o quadro de saúde de quem os consome.

  Continua Depois da Publicidade  

Neste compilado você irá conhecer as opções mais adequadas para suprir suas necessidades nutricionais sem afetar negativamente sua saúde com os efeitos colaterais que muitas vezes podem ocorrer. Conheça as melhores opções de leite para diabéticos:

Leite Desnatado ou Semidesnatado

Diabetes é um fator de risco para doenças cardiovasculares diversas como AVC, infarto e derrame. No entanto, isso pode ser controlado adotando uma alimentação saudável para a sua condição e fazendo o tratamento corretamente.

Limitar o consumo de gordura saturada é algo que deve ser objetivado pelo diabético, e substituir o leite integral pelo desnatado é uma boa forma de conseguir isso.

Enquanto uma xícara de leite integral apresenta, em média, 149 calorias e 5 gramas de gordura saturada, uma xícara de leite desnatado possui 83 calorias e apenas 0,1 grama de gordura saturada.

No entanto, as versões desnatadas da bebida tendem a ser mais ralas do que a versão integral. Se você preferir uma opção um pouco mais encorpada, pode dar preferência ao leite semidesnatado.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse, por sua vez, apresenta 102 calorias por xícara consumida, com 1,5 gramas de gordura saturada, em média. Ainda assim continua sendo uma opção consideravelmente mais saudável do que a versão integral, para o diabético.

Leite de Soja

Se você prefere opções alternativas ao leite de vaca, ou se tem intolerância à lactose, então você pode recorrer ao leite de soja, que continua sendo saudável para quem tem diabetes.

Em termos nutricionais, uma xícara dessa bebida fornece, em média, 131 calorias, 4 gramas de açúcar e 0,5 gramas de gordura saturada.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Renal Nutrition, ao comparar o consumo de leite de vaca com o leite de soja, constatou-se que a versão feita a partir dos grãos de soja foi capaz de melhorar consideravelmente a pressão arterial em pacientes diabéticos com nefropatia.

Ocorre que essa variedade não possui a quantidade adequada de cálcio para suprir as demandas nutricionais do organismo. Por isso, ao optar por ele, procure pelas versões enriquecidas com esse mineral.

  Continua Depois da Publicidade  

Leite de Amêndoas

O leite de amêndoas oferece várias propriedades benéficas à saúde, inclusive de diabéticos. As amêndoas são ricas em gordura saudável, fibras e proteínas, mas o índice de açúcar e carboidrato é baixo, sendo uma opção interessante a ser incorporada aos cardápios com restrições, além de ser uma versão alternativa para quem busca perder peso.

O leite de amêndoa, em si, não é capaz de reverter o diabetes, muito menos substituir o tratamento médico específico a você. No entanto, ele pode ser substituto para o leite integral de vaca, integrando uma dieta nutritiva e sem os riscos que o alto teor de carboidratos pode oferecer.

Uma xícara de leite de amêndoa sem ser adoçado contém 3,43 g de carboidratos e 2,12 g de açúcares, uma quantidade mínima se comparado à versão integral do leite de vaca.

Estudos vêm mostrando o papel das amêndoas no tratamento de certas doenças, como o diabetes.

Em uma revisão de estudos publicada em 2017 por Marta Gaush-Ferré, nutricionista pesquisadora de Harvard, constatou-se a relação que há entre esse alimento e a redução de riscos de doenças cardíacas e coronárias.

Leite de Coco

Quando se fala em leite de coco, é possível considerarmos duas variedades, a versão mais espessa, normalmente utilizada para confecção de doces e sobremesas, e a versão mais líquida e fluida, normalmente com mais água em sua composição, que pode ser comprada pronta para beber.

Essa segunda versão pode ser consumida de maneira saudável por diabéticos, pois apresenta uma tabela nutricional semelhante à do leite semidesnatado.

No entanto, esse tipo de leite também não contém quantidades significativas de cálcio, e por isso você deve recorrer a outras fontes desse mineral ou suplementação para garantir que seu organismo desenvolva a performance esperada. No entanto, suplementação, de maneira geral, deve ser feita sob prescrição médica ou de profissionais da nutrição.

Leites a Serem Evitados

Agora que você sabe quais são as opções interessantes a integrar o cardápio de quem tem diabetes, é importante conhecer as versões a serem evitadas, a fim de garantir o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Leite Achocolatado

Leites achocolatados são itens de interesse principalmente das crianças, mas devem ser evitados quando se trata de diabéticos. Isso se deve à grande quantidade de açúcar que é encontrado na composição dessa variedade.

Existem opções com teor reduzido de açúcar, porém muitas vezes não são fáceis de encontrar. Caso o leite achocolatado seja impressindível, convém comprar o chocolate em pó (com adição reduzida de açúcar ou sem açúcar) e adicionar ao leite de escolha.

Leite Integral de Vaca

A versão integral do leite de vaca é fonte de gordura, carboidratos e açúcares, tudo que deve ser evitado no cardápio de quem procura um leite para diabéticos.

Mas se você não abre mão do leite de origem animal, você pode dar preferência à versão desnatada ou semidesnatada, que oferece uma tabela nutricional muito mais interessante, com menores índices de gordura.

Planejamento de Refeições Para Diabéticos

Se você costuma ficar em dúvida na hora de se alimentar e consumir leite, pois precisa fazer certas restrições e, ao mesmo tempo, se certificar que está consumindo a quantidade adequada de nutrientes, então você pode seguir algumas dicas interessantes de planejamento de refeições, que são:

Contagem de Carboidrato

O carboidrato é algo que deve ter seu consumo diminuído por quem tem diabetes, pois, ao ser ingerido, é convertido em açúcar na corrente sanguínea. Sendo assim, é importante planejar com seu nutricionista ou médico especializado a quantidade aceita ao dia, pois isso dependerá do seu quadro.

Uma xícara de leite de vaca desnatado possui, em média, 12 gramas de carboidratos. Já a versão feita a partir da soja possui apenas 4 gramas.

Com base na tabela nutricional dos leites, o nutricionista irá compor um cardápio interessante que não prejudique sua saúde e forneça os nutrientes necessários ao pleno funcionamento de seu organismo.

Índice Glicêmico

O índice glicêmico é algo que deve ser acompanhado por quem tem diabetes, já que ele é capaz de aumentar, em instantes, os níveis de glicose no sangue.

Dessa forma, uma xícara de leite de vaca desnatado possui índice glicêmico de 37, e carga glicêmica de 4, em média.

Alimentos e bebidas com índice glicêmico inferior a 55 são considerados saudáveis a serem consumidos por diabéticos pois esse é um valor de referência considerado baixo.

Seja qual for a opção da bebida escolhida, é sempre importante assegurar que haja o consumo adequado de cálcio, se não pelo leite, por meio de outras fontes, pois dessa forma a saúde do tecido ósseo e os dentes é beneficiada.

É possível encontrar muitas opções de leite para diabéticos enriquecidos com cálcio e outras vitaminas. Atente-se a esse detalhe para não ficar com deficiência desse mineral.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia qual o melhor leite para diabéticos? Pretende aderir? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Qual é o Melhor Leite para Diabéticos?”