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Queijo Low Carb – 13 Tipos com Menos Carboidratos

Queijo low carb

O queijo é um alimento muito nutritivo e que cai bem como complemento em várias refeições. Porém, alguns tipos de queijo podem ser muito ricos em carboidratos, o que pode ser prejudicial para alguém que está tentando perder peso ou manter a boa forma.

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Vamos mostrar quais são os tipos de queijo low carb, ou seja, com menos carboidratos que você pode incluir sem medo no seu plano alimentar, principalmente se estiver seguindo uma dieta low carb.

Benefícios do consumo de queijo para a perda de peso

Você pode estar se perguntando: por que é interessante incluir alimentos como o queijo, que podem ser gordurosos, em uma dieta para perda de peso como a low carb?

Bom, em nenhum tipo de dieta é aconselhável eliminar por completo a ingestão de gordura. Assim como as proteínas, os carboidratos e as fibras, as gorduras são importantes para diversas funções vitais, principalmente no que diz respeito à saúde cerebral, por exemplo. O indicado é buscar boas fontes e limitar a ingestão de acordo com seus objetivos e composição corporal de macronutrientes.

Muitas vezes, o consumo de produtos lácteos como o queijo é benéfico para a perda de peso. De acordo com um estudo de 2005 publicado na Obesity Research, foi constatado que o aumento da ingestão de produtos lácteos ajuda a aumentar a perda de gordura e de peso corporal.

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Apesar da grande maioria desses estudos focar em alimentos como o leite ou o iogurte, também há pesquisas específicas sobre o queijo que apresentam resultados um pouco controversos. Um estudo publicado em 2007 no periódico científico Journal of Clinical Nutrition, mostrou que um maior consumo de queijo está associado a um maior índice de massa corporal (IMC), o que pode ser prejudicial para a saúde e levar à obesidade.

No entanto, um outro estudo publicado em 2011 na revista científica New England Journal of Medicine, constatou que a ingestão de queijo não tem relação alguma com o ganho de peso.

Dessa forma, mais pesquisas sobre o efeito do consumo de queijo na perda de peso precisam ser feitas. Mas o que sabemos é que escolher tipos de queijo low carb e com pouca gordura, em conjunto com uma dieta equilibrada, pode ser muito benéfico para a saúde.

Por ser muito calórico, o queijo deve ser incluído na dieta com cuidado para evitar possível ganho de peso. Uma boa dica é seguir a recomendação de consumo diário de laticínios do U.S. Department of Agriculture, que indica ingerir até 3 xícaras de leite por dia. Uma xícara de leite equivale a uma das seguintes porções aproximadas de queijos:

  • 56 gramas de queijo processado;
  • 1/3 de xícara de queijo ralado;
  • ½ xícara de queijo do tipo ricota;
  • 2 xícaras de queijo cottage;
  • 42 gramas de queijo parmesão, suíço, mussarela ou cheddar.

Tipos com menos carboidratos

Dependendo do objetivo almejado, uma dieta baixa em carboidratos pode ser uma boa opção. Apesar de estudos recentes indicarem que dietas low carb podem reduzir a expectativa de vida, é importante usar o macronutriente com moderação: nem em excesso nem em quantidades muito reduzidas de consumo.

De acordo com os National Institutes of Health dos EUA, é recomendado que uma pessoa consuma ao menos 135 gramas de carboidratos por dia. Geralmente, as pessoas consomem muito mais do que isso e é essencial um plano de reeducação alimentar para reduzir a quantidade de carboidratos e incluir mais proteínas de qualidade e gorduras saudáveis na dieta para manter um equilíbrio nutricional adequado.

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Por incrível que pareça, a maioria dos queijos são permitidos em dietas low carb. Além de pouco carboidrato, é interessante optar por tipos que tenham pouca gordura e pouco sódio em sua composição.

Praticamente todos os tipos de queijo apresentam pouco carboidrato, mas o intuito desse texto é mostrar quais são os queijos com menos carboidratos. Geralmente, os queijos mais amarelados e duros são submetidos a uma fermentação mais longa e, por esse motivo, apresentam menos carboidratos em sua composição do que os queijos mais brancos. Isso não quer dizer que queijos brancos devem ser excluídos da dieta low carb, mas que eles podem conter um pouco mais de carboidrato do que os outros queijos.

Vamos ver abaixo quais são os principais tipos queijo low carb e algumas de suas informações nutricionais.

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1. Queijo brie

Uma porção de 30 gramas de queijo brie apresenta apenas 0,1 gramas de carboidratos. Não é à toa que esse queijo é um dos preferidos em dietas low carb. Além disso, ele contém mais de 6 gramas de proteínas por porção.

No entanto, ele apresenta 8,3 gramas de gordura, sendo que 5,2 desse conteúdo é de gorduras saturadas. Quanto ao sódio, o queijo brie apresenta cerca de 188 miligramas.

2. Queijo de cabra

O queijo de cabra contém cerca 0,8 gramas de carboidratos por porção de 30 gramas. Além do baixo teor de carboidratos, ele é muito rico em proteínas, podendo conter até 18 gramas por porção.

Porém, esse queijo low carb apresenta bastante sódio e gordura em sua composição. Ele apresenta 21 gramas de gorduras totais, com 14,5 gramas de gordura do tipo saturada. Quanto ao sódio, é possível encontrar 368 miligramas do mineral em 30 gramas de queijo.

3. Queijo edam

O queijo edam é um queijo importado da Holanda que apresenta apenas 0,4 gramas de carboidratos em uma fatia de 30 gramas.

Assim como o queijo de cabra, ele também é rico em sódio, apresentando até 189 miligramas por porção. Já o teor de gordura é moderado. Uma porção de 30 gramas contém apenas 8,4 gramas de gordura, sendo que 5,4 gramas equivalem a gordura do tipo saturada.

4. Queijo gouda

O queijo gouda é muito parecido com o edam e muitas vezes os 2 tipos são confundidos. Mas não se trata do mesmo queijo, apesar das propriedades nutricionais e aparência semelhantes.

O gouda contém 245 miligramas de sódio e apenas 8,1 gramas de gorduras totais, que englobam cerca de 5,4 gramas de gordura saturada. Quanto ao teor de carboidratos, o queijo gouda contém apenas 0,6 gramas por porção de 30 gramas do queijo.

5. Queijo gorgonzola

O gorgonzola apresenta cerca de 0,7 gramas de carboidratos por cada pedaço de 30 gramas. Além disso, ele contém 8,6 gramas de gorduras, sendo que 5,6 gramas são de gorduras do tipo saturada.

Apesar de conter poucos carboidratos e um teor de gordura razoável, o gorgonzola contém 418,5 miligramas de sódio por porção de 30 gramas. Esse é um teor de sódio muito alto, que pode fazer mal para pessoas com restrições como pressão arterial elevada.

6. Mussarela

A mussarela contém cerca de 0,9 gramas de carboidratos em uma porção de 30 gramas. Por incrível que pareça, ela é um dos queijos com o menor teor de gordura. Ele apresenta apenas 5,7 gramas de gorduras totais e somente 3,3 gramas de gordura saturada.

Além disso, ela é incrivelmente baixa em sódio, apresentando apenas 4,8 miligramas de sódio por pedaço de 30 gramas. Além de facilmente encontrada em qualquer supermercado, a mussarela é um queijo relativamente barato e que pode ser incorporado com facilidade em uma dieta low carb.

7. Parmesão

O parmesão é o único dessa lista que apresenta mais de 1 grama de carboidrato por porção. Um pedaço de 30 gramas do queijo parmesão contém 1,23 gramas de carboidratos.

O queijo também contém um teor moderado de gordura e um alto teor de sódio quando comparado a outras opções dessa lista. Ele apresenta 8,7 gramas de gorduras totais, sendo que 5,1 gramas se referem a gorduras saturadas. Ele contém 458,7 miligramas de sódio, que é uma quantidade muito alta que pode ser prejudicial à saúde.

Desta forma, o parmesão pode ser incluído em uma dieta low carb, mas saiba que existem opções melhores do que ele.

8. Queijo suíço

O queijo suíço contém cerca de 1,5 gramas de carboidratos e 8,4 gramas de gorduras, das quais 5,4 gramas são gorduras do tipo saturada.

Quanto ao teor de sódio, o queijo suíço se sobressai dentre os demais tipos de queijo, com apenas 57,6 miligramas de sódio por porção de 30 gramas.

9. Queijo tilsit

O queijo tilsit é um queijo low carb importado de origem alemã. Ele contém apenas 0,6 gramas de carboidratos por porção e cerca de 7,8 gramas de gordura, das quais apenas 5,1 gramas correspondem a gorduras saturadas.

Ele apresenta um teor moderado de sódio com cerca de 225,9 miligramas de sódio em um pedaço de 30 gramas de queijo.

10. Queijo roquefort

O queijo roquefort também é importado e tem origem francesa. Ele apresenta apenas 0,6 gramas de carboidratos por porção de 30 gramas. Apesar da baixa quantidade de carboidratos, ele contém muita gordura e muito sódio em sua composição.

A mesma porção de 30 gramas contém 9,3 gramas de gorduras totais e 5,7 gramas de gorduras saturadas. Além disso, ele apresenta uma quantidade alta de 542,7 miligramas de sódio.

11. Queijo camembert

O camembert é um queijo derivado do queijo brie e com propriedades nutricionais bem parecidas. Ele contém 0,2 gramas de carboidratos por pedaço de 30 gramas de queijo.

Além de ser um queijo low carb, ele apresenta 7,2 gramas de gorduras totais, 4,5 gramas de gordura saturada e 252,6 miligramas de sódio na mesma porção.

12. Queijo gruyère

O queijo gruyère é um queijo suíço que, apesar de ser um pouco mais gorduroso que os demais, contém baixos teores de sódio e de gordura.

Ele apresenta apenas 0,1 gramas de carboidratos e 100,8 miligramas de sódio. No entanto, ele contém 9,6 gramas de gorduras totais, das quais 5,7 gramas são gorduras saturadas.

13. Queijo cottage

O queijo cottage é um dos mais interessantes para uma dieta low carb e para a boa saúde em geral. Ele contém apenas 1 grama de carboidratos por porção de 30 gramas. O que mais chama atenção é seu baixíssimo teor de gordura. Ele apresenta apenas 1,29 gramas de gorduras totais e 0,51 gramas de gorduras saturadas. De quebra, ele também contém pouco sódio em sua composição: apenas 109,2 miligramas por pedaço de 30 gramas do queijo.

Outros queijos low carb

Além dos queijos citados acima, alguns que contêm pouco carboidrato em sua composição incluem o queijo canastra, o queijo cheddar, o queijo cominho, o queijo coalho, o queijo colonial, o queijo emmental, o provolone e o queijo prato, por exemplo.

Dicas  

– Queijos para evitar

Devido ao alto teor de carboidratos, é bom evitar queijos como o Brunost, que é feito a partir do queijo de cabra com soro de leite de vaca e que apresenta até 12 gramas de carboidratos em uma porção de 30 gramas do queijo.

Outro tipo para evitar em uma dieta low carb é a ricota, que contém mais de 6 gramas de carboidratos por porção de ½ xícara de queijo. O requeijão, além de não ser considerado um queijo, também não é uma boa opção, já que uma porção de ½ xícara contém mais de 5 gramas de carboidratos.

– Queijos low carb mais saudáveis

Não basta apenas contar a quantidade de carboidratos. Também é essencial saber se o queijo é nutritivo e saudável. A maioria dos queijos são ricos em gordura e sódio e é importante dosar a ingestão desses nutrientes para manter uma boa saúde.

É indicado que pessoas que buscam perder peso e manter os níveis de sódio abaixo do limite estabelecido por órgãos de saúde limitem o consumo de gordura saturada a no máximo 10% da ingestão calórica diária e a ingestão de gordura total a não mais do que 35% das calorias ingeridas diariamente.

Assim, é essencial escolher tipos de queijo low carb que contenham pouca gordura e pouco sódio. Queijos como o tilsit, a mussarela e o camembert apresentam pouca gordura em sua composição. Mas o que mais se destaca é o queijo gouda, que contém o menor teor de gordura dentre os queijos mencionados nesse artigo.

Opções com baixo teor de sódio incluem o queijo brie, o queijo suíço, o camembert, o edam, a cottage e o gruyère, por exemplo.

– Limitar o consumo

Apesar de ser bem-vindo em uma dieta low carb, o queijo deve ser consumido com moderação. O alto teor de sódio e de gordura pode prejudicar a sua saúde e também a perda de peso. Assim, escolha os queijos para consumo não só com base no teor de carboidratos, mas também considerando o teor de gordura e de sódio em suas composições. Não exagere e use o queijo como um complemento saudável para suas refeições.

Referências Adicionais:

Você costuma consumir esses tipos de queijo low carb em sua dieta? Qual é o seu preferido? Pretende investir em algum específico? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
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