Receita de acarajé vegano: fácil e saboroso

Especialista da área:
atualizado em 06/06/2022

Se você já teve a impressão que existe versão vegana para quase todo tipo de receita, saiba que não é apenas uma impressão. Afinal, basta fazer as substituições corretas para transformar um prato em vegano.

Por exemplo, sabe o acarajé, tão clássico na culinária baiana? Então, ele também pode se tornar uma comida vegana! Para isso, a preparação não leva o recheio de camarão.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, o bolinho feito à base de feijão fradinho permanece na receita, assim como o azeite de dendê. Para completar, o prato conta com o tempero do alho e da pimenta-do-reino, além de trazer o sabor intenso do molho de pimenta.

A versão vegana do quitute típico da Bahia é uma excelente opção para aqueles dias em que bate a vontade de comer algo diferente. Ao mesmo tempo, o prato é uma alternativa de comida gostosa para servir quando receber algum amigo vegano em casa.

Então, que tal aprender como preparar o acarajé vegano? Você encontra o passo a passo da receita logo abaixo:

Acarajé vegano

Acarajé vegano

Um acarajé sem nada de origem animal. Para os veganos se deliciarem!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Lanche
Rendimento 8
Calorias 349 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Pano de prato bem limpo
  • Liquidificador
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Deixe o feijão de molho em uma tigela com bastante água e um dente de alho amassado de um dia para o outro.
  • No dia seguinte, escorra o feijão em um pano de prato bem limpo e reserve duas xícaras da água do demolho.
  • Embrulhe o feijão no pano e esfregue vigorosamente para remover suas cascas. Mergulhe o feijão em água (não na água reservada) e retire as cascas.
  • Ponha metade do feijão no liquidificador, adicione metade da água do demolho reservada, os dois dentes de alho picados, a cebola, o sal, o molho de pimenta, a pimenta-do-reino e o fermento. Bata bem até obter uma massa homogênea e reserve a massa em uma tigela.
  • Repita o passo anterior com a outra metade do feijão e o restante da água reservada do demolho, mas sem os temperos.
  • Misture as duas partes da massa em uma tigela grande e deixe descansar por 30 minutos.
  • Passado esse tempo, aqueça bem o óleo misturado com azeite de dendê em uma panela. Bata um pouco a massa e ponha porções equivalentes a colheradas para fritar no óleo.
  • Vire os bolinhos com a escumadeira quando eles estiverem fritos e dourados. Retire do óleo e deixe escorrer em papel absorvente.
  • Você pode servir os bolinhos com vatapá vegano ou caruru vegano, por exemplo.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • Dica de ouro: o segredo do acarajé é bater a massa antes de colocar no óleo para fritar.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Acarajé vegano
Quantidade por Porção
Calorias 349 Calorias da Gordura 297
% Valores Diários*
Gordura Total 33g51%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 8g
Gordura Monoinsaturada 20g
Sódio 511mg26%
Potássio 137mg3%
Carboidratos 10g3%
Fibras 3g12%
Açúcar 2g
Proteína 3g6%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave acarajé, acarajé vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário