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Comida Vegana – O que é, Benefícios e Alimentos

🕐 17/12/2019

Aqueles que não comem carne são vegetarianos, mas, muito além disso, há os veganos. Logo abaixo, você conhecerá os benefícios da comida vegana e entenderá esse estilo de vida adotado por milhares de pessoas no mundo. Além de dicas muito valiosas como, por exemplo, aprender a substituir ovos e manteiga na preparação de alimentos.

A alimentação é, antes de tudo, um estilo de vida, e como tal, faz parte de nossas escolhas pessoais. Ao adotarmos alguns estilos “alternativos”, muitas vezes passaremos a receber as rotulações que esses estilos carregam.

Os veganos são aqueles que escolheram, por princípios, não deixar somente a carne fora de sua alimentação, como também, tudo que submete animais ao confinamento e maus tratos. Isso inclui roupas, sapatos e bolsas de couro, produtos de lã, maquiagens e perfumes testados em animais, e por aí vai.

Existem ótimas alternativas de cardápio vegano que envolvem comidas do dia a dia e que a maioria das pessoas nem imagina que exista uma versão vegana delas. Um excelente exemplo são as receitas de empada vegana e as receitas de pão de alho vegano. E, para acompanhar ou para você usar como ingrediente nas receitas anteriores, conheça também as 8 receitas de queijo vegano caseiro light.

Vamos entender que todo vegano é vegetariano, mas, nem todo vegetariano é vegano!

Quando carnes, leite e derivados, ovos, e até mesmo mel estão fora da alimentação, nos parece difícil entender como eles se alimentam, mas, certamente, é um padrão que poderia passar a fazer parte do nosso dia a dia. Antes de torcer o nariz diante da novidade, vamos conhecer melhor a comida vegana, e ver como ela pode ser extremamente saudável e saborosa!

O que é a comida vegana?

Uma dieta vegana inclui todos os tipos de grãos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas), verduras, frutas, legumes e as incontáveis receitas desenvolvidas a partir disso tudo.

Atualmente, a comida vegana se diversificou, produzindo sorvetes, queijos, maionese e outros tantos alimentos, sem nenhum vestígio de origem animal.

A maioria dos pães são consumidos pelos veganos, assim como o tofu, que permite uma série de receitas, e vários outros produtos derivados da soja, e etc.

Evidentemente, fica sempre uma ou outra dúvida em relação à exclusão total de proteína animal na dieta vegana. Dá pra fazer substituições nesse sentido?

Se você está tendo muita dificuldade em começar nesse lifestyle, aqui vão alguns conselhos. Comece sendo vegetariano, prefira pães integrais, use os vegetais ao seu favor e descubra novas fontes de vegetais. Para entender exatamente o porquê dessas dicas, como segui-las e o seu passo a passo, conheça as 10 melhores dicas para se tornar vegano.

Além disso, você pode conferir um apanhado excelente de receitas veganas que você precisa conhecer. São centenas de receitas e milhares de dicas para que você consiga  alcançar o seu objetivo de se alimentar melhor e ainda fazer bem ao meio ambiente.

O que usar como substituto dos ovos?

A carne conseguimos substituir por proteína texturizada de soja. Quanto ao leite, também temos a possibilidade do leite de soja, leite de castanhas, etc, mas, os ovos são mais difíceis de serem substituídos.

É importante saber qual a função dos ovos na receita. Em alguns casos eles servem para dar liga, em outros para pincelar, em bolos dão consistência e volume.

Linhaça

Caso seja para dar liga, a linhaça hidratada cumprirá bem esse papel. Após a hidratação ela se parecerá com a clara do ovo. Em um copo comum, coloque três colheres de sobremesa de água com uma colher de sobremesa de linhaça triturada. Aguarde até que hidrate, isso levará entre 10 a 15 minutos. Essa porção equivale à clara de um ovo. Utilize em substituição às claras nas receitas de bolachas, brownies, pães e doces.

Tofu

Fará uma boa substituição em bolos, pães e muffins. Calcule ¼ de xícara de tofu amassado (aproximadamente 30 gramas), em forma de purê, como o equivalente a um ovo.

Vinagre de maçã

Misture 1 colher de chá de vinagre de maçã com 2 colheres de chá de fermento, e 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Cada receita dessa equivale a um ovo. Essa indicação é para bolos. Caso a receita original peça muitos ovos, substitua pela da linhaça.

Lecitina de soja

Para fazer o equivalente a um ovo, misture uma colher de sobremesa de lecitina de soja com 1 colher de sobremesa de água.

O que usar para substituir a manteiga?

Vamos passar uma sugestão de manteiga de milho. Muito saborosa e saudável.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de milho pré-cozida;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 colher de café de sal;
  • ½ xícara de azeite;

Preparo

Leve ao fogo a farinha de milho com a água e o sal. Mexa sem parar, por aproximadamente 5 minutos. A seguir, leve ao liquidificador e bata com o óleo até homogeneizar completamente. Essa “manteiga” de milho deverá ser mantida em geladeira. Utilize normalmente, em substituição à manteiga comum, sobre torradas, pães, etc.

Benefícios da comida vegana

Ajuda a emagrecer

Rica em fibras e pobre em gordura, a dieta vegana é uma excelente aliada no emagrecimento. Esse é um dos benefícios que cativa muitas pessoas.

Menos propensão a doenças crônicas

A isenção de gordura animal evita os malefícios da obesidade, colesterol, hipertensão, diabetes, e doenças degenerativas.

Menor consumo de toxinas

A grande maioria das toxinas que ingerimos são de origem animal, portanto, nesse caso, essa ingestão cai drasticamente.

Ótima para o sistema digestivo

As fibras fazem parte regularmente da cozinha vegana, e são elas extremamente importantes para a boa saúde do estômago e intestino. Além do mais, as carnes provocam maior lentidão à nossa digestão.

Ótima para o sistema imunológico

As vitaminas provenientes das frutas e legumes ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico, nos tornando menos propensos às doenças oportunistas.

Menos propensão a colesterol ruim

Os alimentos veganos não aumentam o colesterol ruim, por serem de origem vegetal.

Antioxidantes

Todos os alimentos naturais nos fornecem boas quantidades de antioxidantes, que são importantes para evitar o Mal de Parkinson e Alzheimer.

Dieta detox natural

Com menos gordura e mais fibras, propicia uma excelente dexintoxicação.

Menores chances de intoxicação e alergias

Geralmente, esses problemas são mais comuns em quem ingere carne, leite e ovos.

Principais alimentos veganos

Ao contrário do que muitos imaginam, a comida vegana não tem nada de monótono. É leve, colorida e saborosa. Alguns alimentos fazem parte da dieta vegana com mais frequência. São eles:

Tofu

Bastante conhecido e utilizado, o tofu é basicamente proteína e cálcio. Por seu sabor neutro, permite seu uso em incontáveis pratos, tanto doces, quanto salgados. É um coringa da cozinha vegana, entrando como substituto de leite e derivados, e até mesmo ovos, como já vimos anteriormente.

PTS

A proteína texturizada de soja é outra fonte de proteína, ferro, cálcio, zinco e também fibras. Seu preparo é simples, bastando hidratá-la com água quente por 15 minutos, e a seguir, utilizá-la em substituição à carne.

Leguminosas

Também fonte de proteínas, fibras e minerais. São elas: feijões, lentilhas, tremoços, grão de bico, etc. Os veganos fazem pratos incríveis a partir desses grãos.

Frutas e verduras

Todos sabemos que legumes, verduras e frutas são extremamente saudáveis, e devem fazer parte não somente da dieta vegana, mas, de todos. São fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Cereais

Os cereais integrais fornecem os carboidratos e fibras. Vamos encontrá-los no arroz integral, na aveia, etc.

Quinoa

É uma semente muito rica nutricionalmente, nos dando proteínas essenciais, fibras, ferro, magnésio, entre outros minerais. Não contém glúten, portanto, sua digestibilidade é mais simples.

Seitan

Não muito conhecido por aqui, porém, já facilmente encontrado em lojas de produtos vegetarianos e veganos. O seitan é feito à base de glúten, e quando cozido, adquire textura e aspecto de carne. Veja uma sugestão de receita no final desse artigo.

Leite vegetal

O mais conhecido dos leites vegetais seguramente é o de soja, mas, também teremos facilidade em encontrar leite de aveia, amêndoas, etc. São uma ótima opção, inclusive aos não veganos, e aos intolerantes à lactose. Nesse segmento de substitutos lácteos, encontraremos também iogurtes, margarinas, queijos, etc.

Hambúrguer

Os hambúrgueres vegetais de soja são gostosos, fabricados pelas mesmas indústrias que nos oferecem o hambúrguer de carne e frango, bem temperados, e não deixam nada a desejar aos tradicionais.

Salsichas

Não será necessário abrir mão do cachorro quente, pois existem salsichas vegetais, à base de soja, encontradas facilmente, em grandes redes de hipermercados, inclusive.

Vídeo:

Como preparar Seitan em casa

Assista a esse vídeo e veja se o Seitan não fica igualzinho a carne. É uma receita bastante simples e econômica, e certamente vai agradar, principalmente aos que estão abandonando os produtos de origem animal há pouco tempo. O Seitan não deverá ser utilizado por pessoas com intolerância ao glúten (os celíacos), pois é essa exatamente a sua base.

Considerações finais

É fácil aderir à comida vegana?

Muitos tentam, alguns conseguem. É mais fácil começar pelo vegetarianismo, e aos poucos, ir migrando para o veganismo, abandonando gradativamente os derivados do leite e os ovos. Geralmente, os veganos iniciantes já têm uma predileção por esse tipo de alimentos. Aqueles que entram somente por modismo, desistem rapidamente. Veganismo não é somente alimentação, mas, uma filosofia de vida.

O que você achou da comida vegana? Conhece alguém que já experimentou os benefícios dessa dieta? Comente abaixo!

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6 comentários em “Comida Vegana – O que é, Benefícios e Alimentos”

  1. A questão da ingestão de soja e milho é que são todos de origem transgênica. Os benefícios desses alimentos hoje são contestados. Pelo que li a dieta tem como base a soja para substituir a carne, mas a soja não é natural. Ainda assim ela é vegana?

  2. Ótimo artigo!
    Gosto da idéia de mostrar os benefícios da dieta vegana sem apelar ao extremismo. Vivemos num mundo não vegano, fomos criados (em grande maioria) num ambiente super consumidor de produtos animais e não é fácil mudar 100% do dia pra noite.
    Acredito no poder da alimentação baseada em plantas para a nossa saúde e para a saúde do planeta. E acho que devemos incentivar de diferentes maneiras pra ter um resultado maior com o grande público.
    Abraço!

  3. Mimha filha é vegetariana há tres anos agora ela quer ser vegana tambem. Seria bom que encontra semos. esse tipo de comida pronta para consumo nos mercados porquê eu não tenho tempo nem sei fazer eses tipos de alimentos ela não faz sempre sobra pra mim ai fica dificil porquê eu trabalho ela é a unica que se alimenta corretamente

  4. Olá, gostaria de parabenizá-lo por muitos trabalhos, PORÉM, gostaria de ressaltar que Vegano não é um tipo de alimentação; Vegetariano é abreviação de Vegetariano Restrito, aquela pessoa que não injere NADA de origem animal, o que injere ovos, leite, manteiga e afins é o ovolactovegetariano.
    Vegano é uma concepção ética que desaprova qualquer tipo de abuso animal, não uma ética alimentar, e sim uma concepção Ética.
    Uma pessoa pode ser Vegana, já o prato, Vegetariano.

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