Receita de baião de dois vegano: saudável e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 30/09/2021

Para quem olha de longe, a dieta vegana pode parecer sem graça e difícil de seguir. Ma, a verdade é que com criatividade para fazer as adaptações corretas, é possível tornar qualquer receita vegana e, assim, ter comidas muito saborosas para o dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Sabe o baião de dois, tão apreciado no nordeste? Tradicionalmente, o prato é feito à base de arroz e feijão, porém, também pode trazer ingredientes como queijo coalho, bacon ou linguiça. Mas até ele pode ser transformado em um prato vegano!

Hoje vamos conhecer um baião de dois vegano que coloca o arroz integral e o feijão fradinho na companhia da proteína de ervilha texturizada.

A preparação também conta com os benefícios da couve e com outros ingredientes saudáveis e cheios de sabor como pimentão, cebola e alho. Você ainda pode incrementar o gosto do prato com os temperos saudáveis da sua preferência.

Não perca a chance de experimentar o baião de dois vegano! Providencie os ingredientes, aprenda o passo a passo da receita e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Baião de dois vegano

Baião de dois vegano

Uma versão vegana da iguaria tão amada no Ceará. Um prato com vários ingredientes saudáveis juntos!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 45 mins
Refeição Almoço, Jantar, Prato principal
Culinária Brasileira
Rendimento 3
Calorias 553 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Panela
  • Frigideira
  • Travessa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • O feijão precisa ficar de molho em uma tigela com água por oito horas antes de ser usado na receita.
  • O primeiro passo é cozinhar o feijão com água e os temperos da sua preferência na panela de pressão por 15 minutos.
  • Só abra a panela quando toda a pressão da panela sair naturalmente, sem forçar. E faça isso com muito cuidado, para evitar acidentes.
  • Enquanto o feijão cozinha, refogue a couve com uma colher de sopa de azeite de oliva e um dente de alho picadinho em uma frigideira. Reserve.
  • Em outra panela, refogue a cebola e o restante do alho em uma colher de sopa de azeite de oliva. Acrescente o arroz e a quantidade de água necessária para o seu cozimento. Deixe cozinhar.
  • Após o feijão cozinhar, escorra e adicione-o na panela do arroz quando a água estiver quase secando.
  • Acrescente também a couve, a proteína de ervilha e o pimentão. Misture tudo e deixe secar. Desligue o fogo e tempere com óleo de linhaça, um pouco de sal e os temperos naturais da sua preferência.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Baião de dois vegano
Quantidade por Porção
Calorias
553
% VD*
Gordura
 
18
g
33
%
Gordura Saturada
 
2
g
9
%
Gordura Poliinsaturada
 
5
g
Gordura Monoinsaturada
 
8
g
Carboidratos
 
77
g
26
%
Fibras
 
11
g
44
%
Açúcar
 
5
g
6
%
Proteína
 
26
g
35
%
Sódio
 
238
mg
10
%
Potássio
 
749
mg
21
%
Vitamina A
 
4597
IU
230
%
Vitamina C
 
75
mg
167
%
Cálcio
 
298
mg
30
%
Ferro
 
11
mg
79
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave baião de dois, baião de dois vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário