Receita de bolo de cacau low carb com cobertura

Especialista da área:
atualizado em 29/09/2021

Um delicioso bolo de chocolate com direito a cobertura não parece algo que faz parte de uma dieta low carb. Mas, com as devidas trocas e adaptações é possível fazer uma versão low carb da sobremesa e matar a saudade dela!

  Continua Depois da Publicidade  

Uma receita que pode funcionar muito bem para isso é um bolo de cacau low carb como o que vamos conhecer hoje. Sem açúcar, o prato leva um adoçante como xilitol ou eritritol tanto na massa quanto no recheio.

O cacau em pó também aparece na massa e no recheio do bolo. Outro ingrediente de destaque do doce é a farinha de amêndoa, uma das alternativas de farinhas low carb disponíveis para a dieta.

Além disso, a preparação também conta com creme de leite, essência de baunilha, nozes picadas e gotas de chocolate 70%, que ajudam a incrementar o seu sabor. Só não vale exagerar nas fatias para não correr o risco de exceder na quantidade de carboidratos.

Que tal experimentar? Então, não deixe de aprender o passo a passo deste bolo de cacau low carb, que está logo abaixo:

Bolo de chocolate low carb

Bolo de cacau low carb

Um bolo para quem faz low carb. Com direito a uma delicioso cobertura!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Sobremesa
Culinária Brasileira
Rendimento 10
Calorias 205 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Forma antiaderente
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em temperatura média (aproximadamente 180º C ou 200º C).
  • Junte a farinha de amêndoa, os 130 gramas de eritritol, a manteiga, a ½ xícara de cacau em pó, a gema de ovo, a xícara de creme de leite, a essência de baunilha e as nozes em uma tigela e misture bem.
  • Adicione a clara em neve e o fermento. Misture delicadamente até ficar homogêneo, com cuidado para não desfazer a clara em neve.
  • Despeje a mistura em uma forma antiaderente. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair seco do bolo.
  • Para fazer a cobertura, misture a ½ xícara de creme de leite, os 70 gramas de eritritol, o ¼ de xícara de cacau em pó e as gotas de chocolate 70% em uma panela no fogo baixo.
  • Mexa sempre até a cobertura reduzir e ficar mais consistente. Após desenformar o bolo, espalhe a cobertura por cima dele.

Notas

  • O eritritol da massa pode ser substituído por 90 gramas de xilitol; já o xilitol da cobertura pode ser substituído por 50 gramas de xilitol.
  • As nozes podem ser substituídas por outro tipo de oleagionosas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de cacau low carb
Quantidade por Porção
Calorias
205
% VD*
Gordura
 
17
g
31
%
Gordura Saturada
 
8
g
36
%
Gordura Trans
 
1
g
Gordura Poliinsaturada
 
1
g
Gordura Monoinsaturada
 
4
g
Carboidratos
 
12
g
4
%
Fibras
 
4
g
16
%
Açúcar
 
2
g
2
%
Proteína
 
6
g
8
%
Colesterol
 
45
mg
15
%
Sódio
 
80
mg
3
%
Potássio
 
200
mg
6
%
Vitamina A
 
60
IU
3
%
Vitamina C
 
1
mg
2
%
Cálcio
 
73
mg
7
%
Ferro
 
2
mg
14
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave bolo de cacau, bolo de cacau low carb, bolo low carb
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário