3 Farinhas Low Carb – Propriedades e Dicas de Como Usar

Especialista:
atualizado em 20/04/2020

Conheça 3 farinhas low carb, suas propriedades e dicas de como usar cada uma da melhor maneira possível em suas receitas e dieta.

Um dos maiores desafios quando se trata de uma dieta low carb é encontrar alternativas de farinhas low carb para suas receitas, já que uma xícara de farinha de trigo contém quase 100 gramas de carboidratos.

Porém, isso não significa que você deva esquecer todos aqueles alimentos que adora como biscoitos, bolos, pães, etc. Com as farinhas low carb você pode obter todos os benefícios desta dieta e ainda por cima saborear os seus alimentos favoritos fornecendo importantes nutrientes para o seu corpo.

Existem vários tipos de farinhas low carbs e as mais diversas receitas doces e salgadas, como essas receitas com farinha de coco, as receitas farinha de linhaça e as receitas farinha de amêndoa.

No entanto, substituir farinhas com alto teor de carboidratos como a farinha de trigo, farinha de milho e farinha de arroz por uma farinha low carb não significa apenas trocar nas receitas uma pela outra.

Devido à diferença na composição entre elas, você precisará usar diferentes quantidades das farinhas low carb.

Atualmente existem vários tipos de farinhas low carb no mercado, e aqui você verá tudo o que precisa saber sobre algumas das mais populares: a farinha de coco, a farinha de amêndoa e a farinha de linhaça.

1. Farinha de coco

A farinha de coco é feita a partir da carne (a parte branca) do coco desidratada após a maior parte de sua gordura ter sido extraída para produzir o óleo de coco.

Informações nutricionais

Valores por porção de 100 gramas.

  • Calorias: 443 kcal
  • Carboidratos: 59,3 g
  • Carboidratos líquidos: 21,8 g
  • Fibra: 37,5 g
  • Açúcares: 6,8 g
  • Gordura: 15,0 g
  • Proteínas: 17,5 g

Devido ao seu alto teor de fibras, esta farinha low carb é perfeita para quem precisa de um impulso na saúde digestiva. Além desse, há vários outros benefícios da farinha de coco para a saúde.

A farinha de trigo não pode ser substituída pela mesma quantidade de farinha de coco. A farinha de coco é totalmente diferente das farinhas provenientes de castanhas pois absorve líquidos e umidade como uma esponja.

Propriedades da farinha de coco

  1. Rica em gorduras saudáveis;
  2. Promove uma digestão saudável;
  3. Mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue;
  4. Pode melhorar a saúde do coração;
  5. Pode matar vírus e bactérias nocivos à saúde;
  6. Pode ajudar a perder peso.

Perfil de sabor

A farinha de coco tem uma textura seca, um sabor suave de coco e leves notas de doçura.

Dicas de como usar farinha de coco

Substitua entre ¼ e 1/3 de xícara de farinha de coco para cada 1 xícara de farinha comum. Para cada 1 xícara de farinha de coco, use seis ovos e 1 xícara de líquido.

Ela pode ser assada na mesma temperatura de outras receitas, sem necessidade de ajustes.

As massas tendem a engrossar depois de ficar descansando por alguns minutos. Se você estiver por exemplo, fazendo um waffle low carb, certifique-se de deixar a massa repousar e engrossar por alguns minutos para ter um waffle muito mais resistente e menos quebradiço.

Ao combinar farinha de amêndoa e farinha de coco, a melhor proporção é 3:1 de farinha de amêndoa para farinha de coco.

Ao combinar essas farinhas low carb, você irá chegar a um resultado muito próximo da farinha de trigo, sem ter a necessidade de adicionar ovos extras.  

Como armazenar a farinha de coco corretamente

Como a farinha de coco absorve umidade como uma esponja, é importante mantê-la em uma bolsa ou recipiente hermeticamente fechado.

Guarde-a em um local fresco e escuro em vez de colocar na geladeira ou no freezer para evitar a contaminação por umidade.

Outras dicas para o uso da farinha de coco

Se você não gosta do sabor do coco, ainda pode tentar assar com esta farinha porque o sabor pode ser facilmente mascarado por outros sabores fortes.

Nos doces, por exemplo, a baunilha, o chocolate e o cacau em pó ajudam a mascarar o sabor do coco. Para itens mais salgados, adicione um pouco de alho ou cebola em pó.

2. Farinha de Amêndoa

Conhecida como a farinha low carb multifacetada, a farinha de amêndoa é uma das melhores alternativas de farinhas low carb porque contém muito pouco carboidrato. Assim como as amêndoas, existem vários benefícios da farinha de amêndoa para a saúde.

Informações nutricionais

Valores por porção de 100 gramas.

  • Calorias: 571 kcal
  • Carboidratos: 21,4 g
  • Carboidratos líquidos: 10,7 g
  • Fibra: 10,7 g
  • Açúcares: 3,6 g
  • Gorduras: 50,0 g
  • Proteínas: 21,4 g

Além do seu baixo teor de carboidratos, que a torna uma das melhores alternativas de farinha low carb, ela também apresenta um alto teor de gordura e não contém glúten.

A farinha de amêndoa típica é feita de amêndoas descascadas (fervidas em água para remover as peles) e moídas até se transformar em uma farinha fina.

Ela tende a adicionar um sabor levemente adocicado e uma textura úmida aos alimentos assados, o que a torna ideal para bolos com pouco carboidrato, biscoitos, pão e crostas de torta, porém, pode ser necessário utilizar mais ovos ou fermento em pó para dar mais estrutura ao alimento.

Quanto mais fina for a moagem da farinha de amêndoa, mais fina é a consistência dos seus produtos assados ​​e eles crescerão mais facilmente.

Outra dica é fazer a sua própria em casa:

Como fazer farinha de amêndoa em um processador de alimentos

Para fazer farinha de amêndoa em um processador de alimentos, você precisará de 3 coisas:

  1. Amêndoas cruas e descascadas;
  2. Processador de alimentos com o acessório da lâmina (também chamado de lâmina sabatier);
  3. Uma espátula de silicone.

Coloque uma xícara de amêndoas em um processador de alimentos equipado com o acessório da lâmina e pulse de 50 a 60 vezes em intervalos de 1 segundo.

O mais importante aqui é parar e raspar a cada 10 segundos com a espátula de silicone as laterais da tigela do processador para garantir que elas estejam moídas uniformemente e a farinha de amêndoa não se transforme em manteiga de amêndoa.

Propriedades da farinha de amêndoa

  1. Benéfica para a saúde do coração;
  2. Ajuda na prevenção do câncer;
  3. Melhora os níveis de energia;
  4. Ajuda no gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue para diabéticos;
  5. Ajudar perder peso.

Perfil de sabor

A farinha de amêndoa tem um sabor de castanha, o que faz sentido considerando que ela é feita 100% de amêndoas.

Dicas sobre como usar farinha de amêndoa

Não há uma taxa de medição sugerida para a substituição de farinha de trigo por farinha de amêndoa.

O mais recomendado é que você adicione um pouco menos de óleo e líquido quando for utilizá-la devido ao seu alto teor de gordura.

Quando for assar pães e bolos, experimente usar um ovo ou meio ovo a mais para fornecer mais estrutura.

Adicionar um agente de aumento extra, como fermento em pó ou bicarbonato de sódio, pode ser útil se você quer que suas receitas cresçam e fiquem mais fofinhas.

Como a farinha de amêndoa pode dourar muito rapidamente, é aconselhável cobrir o alimento com papel alumínio.

Como armazenar a farinha de amêndoa

Como a farinha de amêndoa pode ficar rapidamente rançosa, após a abertura é melhor colocá-la na geladeira ou no freezer.

A maioria das farinhas de amêndoas vem em um saco hermético, mas você também pode usar um outro tipo de recipiente hermético.

Outras dicas para o uso de farinha de amêndoa

O único problema com o uso de farinha de amêndoa é que é fácil exagerar.

Uma xícara de farinha de amêndoa, por exemplo, consiste em cerca de 90 amêndoas – uma quantidade que raramente alguém comeria em uma porção.

Embora esse alimento apresente muitos benefícios à saúde, consumir grandes quantidades irá proporcionar ao seu corpo uma grande quantidade de gorduras e fitatos inflamatórios, o que você pode querer evitar.

3. Farinha de linhaça

A farinha de linhaça também é conhecida como linhaça moída e trata-se de um alimento super nutritivo, pois fornece uma boa quantidade de vitamina B1, ALA (ômega-3 derivado de plantas), cobre e lignanas (compostos vegetais que ajudam a evitar danos celulares que são causados ​​pelos radicais livres).

Por conter todos esses nutrientes, são vários os benefícios da farinha de linhaça para a saúde.

Informações nutricionais

Valores nutricionais por porção de 100 gramas.

  • Calorias: 534 kcal
  • Carboidratos: 28,9 g
  • Carboidratos Líquidos: 1,6 g
  • Fibra: 27,3 g
  • Açúcares: 1,5 g
  • Gorduras: 42,2 g
  • Proteínas: 18,3 g

Devido ao seu sabor terroso, a farinha de linhaça é uma das melhores farinhas low carb para fazer pão, biscoitos, bolos de castanhas e muffins.

Embora normalmente não seja usada como farinha principal nas receitas low carb, ela tem muitos outros usos essenciais.

Uma das coisas mais valiosas sobre a linhaça é como ela pode ser usada nas receitas para substituir os ovos.

Ao colocar um pouco de água tanto nas sementes como na farinha de linhaça e deixá-las inchar, elas adquirem propriedades semelhantes a ovos.

No entanto, esse método não pode ser usado como substituto de ovo em receitas que exigem uma quantidade significativa de ovos.

Propriedades da farinha de linhaça

  1. Contém vários nutrientes;
  2. Rica em gorduras ômega-3;
  3. Pode melhorar o colesterol;
  4. Contém proteínas de alta qualidade;
  5. Rica fonte de lignanas, e por isso pode ajudar a reduzir o risco de câncer;
  6. Ajuda a baixar a pressão arterial;
  7. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue;
  8. Rica em fibras alimentares;
  9. Ajuda a manter a saciedade, e por isso é uma ótima aliada do emagrecimento.

Perfil de sabor

A farinha de linhaça tem um sabor leve que lembra levemente a noz. Ela acrescenta muita textura e espessura às receitas.

Dicas sobre como cozinhar com farinha de linhaça

Para substituir um ovo, misture 1 colher de sopa de farinha de linhaça com 3 colheres de sopa de água e deixe que ela absorva a água e inche.

Se você deseja fazer em casa, siga a receita da farinha de amêndoas. Compre sementes de linhaça douradas inteiras e triture-as em um processador de alimentos antes de usar.

Como armazenar a farinha de linhaça corretamente

A farinha de linhaça, assim como suas sementes, pode ficar rançosa rapidamente, por isso é melhor guardá-la na geladeira antes e depois de abrir o pacote.

Verifique se a farinha está armazenada em uma bolsa ou recipiente hermético.

Outras dicas: linhaça marrom vs. linhaça dourada

Algumas receitas low carb pedem sementes de linhaça ou farinha de linhaça, mas qual delas você deve usar? A marrom ou a dourada?

Embora apresentem uma quantidade semelhante de ácidos graxos e benefícios para a saúde, a linhaça dourada é conhecida como a linhaça com melhor sabor.

Por isso, sempre que uma receita exigir semente de linhaça ou farinha de linhaça e você não tiver certeza de qual deve escolher, escolha a dourada.

As massas feitas com farinhas low carb tendem a ser um pouco mais grossas, por isso, não tente deixá-las mais finas pois a única coisa que conseguirá é uma grande bagunça em sua cozinha.

Sempre que assar receitas low carb, espere até que elas assentem e esfriem por completo para que desenvolvam uma textura melhor e não esfarelem.

Referências Adicionais:

Você já conhecia essas 3 farinhas low carb? Pretende experimentar alguma específica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário