Receita de bolo de chocolate fit sem farinha branca

Especialista da área:
atualizado em 13/04/2021

O final de semana chega e com ele surge a vontade de comer um docinho. Você logo pensa em um delicioso bolo de chocolate, porém, não quer sair totalmente da dieta. E aí, o que será que dá para fazer?

  Continua Depois da Publicidade  

Bem, a saída pode ser recorrer a uma versão um pouco mais saudável da sobremesa, como o bolo de chocolate fit que vamos conhecer hoje. Embora seja uma receita fit, ela tem direito até mesmo a uma deliciosa calda de chocolate!

A massa do bolo é feita com cacau em pó e farinha de aveia. Isso é muito interessante porque existe uma grande preocupação de que a farinha de trigo branca tradicional faz mal. Não é à toa que muitos a consideram uma vilã na dieta.

O cacau em pó também é usado para a cobertura do bolo. Além disso, para adoçar tanto a massa quanto a calda, o ingrediente que aparece é o açúcar mascavo. Só não exagere ao comer o bolo, pois mesmo que ele seja fit, pedaços grandes ou muitas fatias terão calorias demais.

Aprenda agora mesmo como preparar o bolo de chocolate fit e experimente já essa delícia! O passo a passo da receita está logo a seguir:

Bolo de chocolate fit

Bolo de chocolate fit

Uma receita para matar a saudade do bolo de chocolate. Não leva farinha branca!
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 50 mins
Refeição Sobremesa
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 246 kcal

Equipamento

  • Batedeira
  • Forma
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Bater os ovos na batedeira. Adicionar a xícara de açúcar mascavo aos poucos e vá batendo a cada adição.
  • Juntar os 160 ml de óleo de coco, as quatro colheres de sopa de cacau, as xícaras de farinha de aveia e os 250 ml de água quente. Bater na velocidade alta por cinco minutos.
  • Desligar, acrescentar o fermento e mexer com uma colher para incorporar.
  • Despejar a massa em uma forma untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de aveia. Levar ao forno para assar por 40 minutos ou até espetar um palito no bolo e ele sair limpinho.
  • Para fazer a calda, juntar as quatro colheres de chá de óleo de coco, as oito colheres de sopa de cacau, as oito colheres de sopa de açúcar mascavo e as 12 colheres de sopa de água na panela.
  • Levar ao fogo baixo, misturando até engrossar. Alternar o nível do fogo para acelerar o processo. Então, despejar a calda pronta por cima do bolo já assado.

Notas

  • Se desejar uma cobertura mais doce, use o cacau em pó 50%.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar cada fatia de bolo.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 246kcalCarboidratos: 43gProteína: 6gGordura: 7gGordura Saturada: 4gGordura Trans: 1gColesterol: 55mgSódio: 87mgPotássio: 208mgFibras: 3gAçúcar: 26gVitamina A: 79IUCálcio: 78mgFerro: 2mg
Palavras Chave bolo de chocolate, bolo de chocolate fit, bolo fit
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário