Açúcar mascavo engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 29/12/2020

Açúcar mascavo, refinado, cristal e outros. Será que o açúcar mascavo engorda menos que os outros?

  Continua Depois da Publicidade  

É certo que o açúcar geralmente tem uma reputação ruim, por contribuir com o ganho de peso. Mas, você sabe se o açúcar realmente engorda? O açúcar é de fato o responsável, ou é a quantidade de açúcar que consumimos que nos faz engordar?

Essa é a pergunta que deveríamos estar fazendo, ao invés de apenas saber se o açúcar mascavo engorda, porque, como no caso de todos os alimentos, tudo depende da quantidade e do contexto.

Então continue lendo para descobrir se açúcar mascavo engorda ou emagrece.

Qual é a diferença do açúcar mascavo?

açúcar mascavo em cubos
Açúcar mascavo em cubos

A diferença entre o açúcar mascavo e os outros tipos de açúcar é que ele não passou por um processo químico de refinamento, por isso ele é marrom. E também é por esse motivo que ele é livre de toxinas que não fazem bem à saúde.

Além disso, como ele não passou por nenhum processamento, ele possui mais nutrientes, como ferro, potássio, magnésio, cálcio e fósforo.

Informações nutricionais do açúcar mascavo

Uma colher de chá de açúcar mascavo tem apenas 15 calorias, então não é pela quantidade de calorias do açúcar mascavo que a pessoa vai engordar. Além disso, ele também não tem gordura, colesterol ou sódio.

Portanto, como podemos ver, o açúcar mascavo é muito mais saudável que açúcar branco. Mas isso quer dizer que açúcar natural não engorda? Não exatamente.

Informação nutricional do açúcar mascavo:

ComponentesPor colher de
chá cheia (4 g)
Calorias15 kcal
Carboidratos3,78 g
Proteína0,03 g
Gorduras0 g
Fibra alimentar0 g
Açúcar mascavo

Informação nutricional do açúcar refinado:

ComponentesPor colher de
chá cheia (5 g)
Calorias19 kcal
Carboidratos4,95 g
Proteína0,01 g
Gorduras0 g
Fibra alimentar0 g
Açúcar refinado

Açúcar mascavo e o ganho de peso

Então se açúcar mascavo tem poucas calorias e nada de gordura, como o açúcar mascavo engorda?

Bem, a resposta está nos nutrientes que o açúcar mascavo não tem, ao invés dos que ele tem.

  Continua Depois da Publicidade  

O açúcar mascavo não tem fibras e é fácil de ser digerido pelo organismo, sendo assim, você tem 15 calorias por colher de chá sem nenhum valor nutricional. Então, alimentos com muito açúcar mascavo podem contribuir para ganho de peso.

Portanto a verdade é que o açúcar mascavo não é muito diferente do açúcar refinado. Sua cor marrom é devido a presença de melaço, um produto derivado da beterraba e cana-de-açúcar.

Este componente é que dá um ar mais saudável a este açúcar, já que ele é fonte de vitaminas e minerais. No entanto, a quantidade desses nutrientes é muito baixa.

Então a diferença entre o açúcar branco refinado e o mascavo é que o refinado contém sacarose, além de mais toxinas.

Mas o açúcar mascavo engorda mais ou menos que o refinado?

100 gramas de açúcar mascavo têm aproximadamente 375 calorias. Já na mesma porção de açúcar branco há cerca de 380 calorias.

Então, sendo realista, pode-se dizer que dá no mesmo, porque embora o açúcar mascavo tenha um pouco menos calorias, as pessoas costumam usar uma maior quantidade dele para adoçar.

Isso acontece também porque a densidade do açúcar mascavo é maior pelo mesmo volume, comparado ao açúcar refinado, e isso também contribui para que o seu consumo seja maior.

Eliminar o açúcar?

Cortar completamente o açúcar da dieta é quase impossível, já que a maioria dos alimentos apresenta algum tipo de açúcar na sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

As frutas por exemplo possuem a frutose, e os vegetais também apresentam uma pequena quantidade de carboidrato, que se transforma em açúcar no organismo.

O uso mais comum do açúcar mascavo é em panificação. No entanto, nem nesses casos ele é o principal responsável pelo ganho de peso.

Afinal, a maioria das receitas também conta com pedaços de chocolate, ovos, farinha e manteiga, que também podem engordar.

Limitar a ingestão

Quem não quer engordar ou quer emagrecer deve limitar a quantidade de açúcar processado que consome.

Açúcares processados incluem refrigerantes, doces e bebidas com sabor de frutas. Além disso, adoçantes artificiais estão no topo da lista de açúcares processados e já foram ligados ao ganho de peso.

Mas quando de açúcar mascavo é considerado uma “quantidade limitada”?

Comer só um pouco de açúcar não engorda. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação é que o consumo de açúcar, incluindo o açúcar mascavo, não seja superior a 10% das calorias ingeridas por dia, considerando uma dieta saudável.

Entretanto, para se obter maiores benefícios à saúde, essa porcentagem deve ser reduzida para 5% (ou cerca de 25 g de açúcar por dia).

Perder peso com sucesso requer que você corte alimentos altamente calóricos e que oferecem pouco valor nutricional, muitos dos quais contêm quantidades desnecessárias de açúcar. Portanto use o açúcar mascavo raramente e apenas quando preciso.

Veja abaixo no vídeo 5 dicas para diminuir o consumo de açúcar.

Gostou das dicas!?

Você faz parte do grupo que acredita que açúcar mascavo engorda ou que emagrece? Você costuma substituir o açúcar refinado, mais comum, pelo mascavo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (51 votos, média 4,16)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

28 comentários em “Açúcar mascavo engorda ou emagrece?”

  1. Olá! Eu me chamo Luíz. Tou fazendo o uso de adoçante sucralose na minha diéta. E gostaria de saber, se posso substir o adoçante sucralose por açucar mascavo??

    Responder
  2. o açucar mascavo é muito bom, quando eu tomava açucar branco, minhas pernas pesavam inchava formigava beliscava e não setia a pele, hoje tomando açucar mascavo me sinto bem melhoe parou esses sintomas de diabetes…

    Responder
  3. o açucar mascavo é muito bom, quando eu tomava açucar branco, minhas pernas pesavam inchava formigava beliscava e não setia a pele, hoje tomando açucar mascavo me sinto bem melhoe parou esses sintomas de diabetes…

    Responder
  4. A minha duvida é sobre a quantidade para doćar pois ele nao adoça tanto estava acostumada com adoćante linea.mas a minha.nutricoonistta me recomendou o moscavo. Para 3 dedos de cafe uso uma colher de sobremesa de manha e a tarde.Esta bom essa dosagem?

    Responder
  5. Gostaria de saber uso uma colher de sopa pois ele quase nao adoça qual é a medida certo para adicar k cafe uso de nanha e a tarde

    Responder
  6. Estou querendo fazer dieta e comprei açúcar mascavo pra tomar com café solúvel.tomo no café da manhã e à noite,só que eu não sei a quantidade de colocar na chicara,por pensar que não engorda e não adoça muito eu coloco quatro ou cinco colherzinha no café, apesar de saber que tudo com exagero não é bom.quero saber o certo.

    Responder
  7. Comecei a minha dieta nao sei qual açucar trocar! Eu uso cristal !qual devo usar? ? Orgânico ou mascavo ou outro

    Responder
  8. quero saber se tomar cafe varias vezes por dia e todo dia com açucucar mascavo engorda não ponho muita ponho pouca açucar

    Responder
  9. Este tipo de texto parece daqueles que foram redigidos para te convencer do contrário. É até engraçado, mas parece daqueles texto em que a indústria de tal alimento está sentindo diminuição nas vendas devido a um outro produto que surgiu, aí contratam ‘pessoas’ para escreverem “matérias” para plantar a dúvida. Pô, quantos caras bons da área médica e científica já comprovaram que açúcar mascavo é infinitamente melhor que o branco refinado. Se o sujeito pensa que vai fazer diferença 11, 22 ou 33 calorias por dia, precisa de terapia. Texto tendencioso. Achei um desserviço.

    Responder
    • Como o texto diz: “açúcar mascavo é muito mais saudável”. De fato, poucas calorias a mais em um dia não irá engordar. Mas a análise foi calórica de forma geral, fazendo considerações por quantidades inclusive. Se a pessoa quer uma alternativa mais saudável ao açúcar refinado e não gosta de adoçantes tem no açúcar mascavo uma opção.

      Responder
      • Eu já venho usando o açúcar mascavo a uns dois anos!!! Tudo eu faço com açúcar mascavo ! Sempre optando por alimentos mais saudáveis !!!

        Responder
  10. COMEÇEI A USAR AÇUCAR MACAVO HOJE NO CAFÉ MANSANO DE VARGEM BONITA, FIZ O CAFÉ SEM AÇUCA E COLOQUEI NO COPO E ADICIONEI UMA COLHER DE SOPA RASA DE AÇUCAR MASCAVO, MEU DEUS, FICOU UMA DELICIA, COMBINAÇÃO DESTE CAFÉ MARAVILHOSO COM ESTE AÇUCAR, DEU CERTO. PENSO EU É SÓ NÃO EXAGERAR NESTE AÇUCAR, TUDO COM MODERAÇÃO, ELE COM CERTEZA É MELHOR DO QUE O AÇUCAR CRISTAL BRANCO. CORTE DOÇE E REFRIGERANTE, ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, MENOS CARBOIDRATOS MAIS PROTEINAS, CAMINHADA 5 VEZES POR SEMANA, MEIA HORA E BOA.

    Responder
  11. É complicado a gente ficar sem açucar pra tudo. O mascavo parece ser uma saída um pouco menos calórica, portanto acho que vou aderir!!

    Responder