Um bolo de milho é a cara das comemorações juninas em todo o Brasil. No entanto, o prato também é uma delícia que podemos comer o ano inteiro em um café da tarde ou piquenique, por exemplo.
Mas quem está seguindo uma dieta para emagrecer pode ficar com o pé atrás em relação ao bolo, por medo de que ele atrapalhe seu processo de perda de peso. Se você faz parte deste grupo de pessoas, saiba que há uma solução: aprender a fazer um delicioso bolo de milho light.
A receita de bolo de milho light que vamos conhecer hoje é feita com farinha de aveia. Ou seja, ela não leva a farinha de trigo. Existe uma grande preocupação que a farinha de trigo engorda, assim como há o receio de que a farinha de trigo faz mal.
Outra vantagem do prato é para quem não pode ingerir glúten ou lactose, devido a um problema de saúde ou a uma escolha em sua dieta. Isso porque o bolo não contém nem glúten e nem lactose em sua composição.
Então, vamos aprender como fazer esta receita incrível? O passo a passo do bolo de milho light está logo abaixo:
Bolo de milho light
Equipamento
- Liquidificador
- Forma de bolo pequena
Ingredientes
- ¾ xícara milho cozido e escorrido
- 3 ovos
- ½ xícara óleo
- ¾ xícara açúcar demerara
- ¾ xícara fubá
- ¼ xícara farinha de aveia sem glúten
- ½ xícara leite de coco
- 2 colheres de sopa coco ralado seco e sem açúcar
- 2 colheres de chá fermento em pó sem glúten
Instruções
- Preaquecer o forno em fogo médio. Juntar os ovos, o óleo, o leite de coco e o açúcar no liquidificador. Bater bem.
- Com exceção do fermento, acrescentar o restante dos ingredientes e bater até obter uma massa homogênea.
- Adicionar o fermento e misturar rapidamente com uma colher.
- Despejar a massa em uma forma untada com óleo e enfarinhada com farinha de aveia. Levar ao forno para assar até um palito ou talher sair limpo ao ser espetado no bolo. Esperar esfriar para servir.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita seja realmente sem glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas), procurando pela informação se ela pode ou não ter o glúten. Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a seja naturalmente sem glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada junto de alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten e/ou lactose.
- O número de porções do bolo, assim como a quantidade de calorias por porção, pode variar conforme o tamanho em que você cortar as fatias do bolo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?