Receita de bolo integral de abacaxi fácil e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 16/08/2021

O abacaxi é uma fruta deliciosa, que combina com diversos momentos e climas. Por exemplo, quando estiver mais calor, dá para comer o alimento in natura ou preparar um suco de abacaxi bem gelado.

  Continua Depois da Publicidade  

Já quando estiver mais frio, algo que cai melhor na dieta é um bolo integral de abacaxi. Hoje você vai conhecer uma receita incrível, que traz a fruta em rodelas ao lado do açúcar mascavo em uma calda muito saborosa.

Por sua vez, a massa do bolo é feita à base de ingredientes como ovos, farinha de trigo integral, óleo de coco, amido de milho, leite desnatado e essência de baunilha.

O resultado é um prato delicioso e bem diferente para aproveitar aquele abacaxi que ficou esquecido na geladeira em meio às outras frutas e usá-lo antes que estrague.

Se quiser, você pode experimentar o bolo integral de abacaxi agora mesmo! Afinal, o passo a passo da receita está logo abaixo:

Bolo integral de abacaxi

Bolo integral de abacaxi

Uma forma deliciosa de usar o abacaxi. Um bolo incrível para o final de semana!
5 de 3 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 50 mins
Refeição Lanche, Sobremesa
Culinária Brasileira
Rendimento 20
Calorias 204 kcal

Equipamento

  • Batedeira
  • Panela
  • Forma redonda de fundo removível
  • Bandeja

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em temperatura média. Junte os ovos, 1½ xícaras de açúcar mascavo e o óleo de coco na batedeira. Bata bastante.
  • Adicione a farinha integral, o amido de milho, a essência de baunilha e o leite desnatado. Bata até a massa ficar homogênea. Coloque sal e fermento e bata novamente.
  • Pique uma rodela de abacaxi em pedaços pequenos e coloque na massa. Misture com uma colher e reserve a massa.
  • Leve as outras rodelas de abacaxi com uma xícara de açúcar mascavo em uma panela ao fogo baixo para dar uma pequena cozinhada, por no máximo 10 minutos. Mexa o tempo todo.
  • Então, desligue o fogo. Com o auxílio de um garfo, colocar as rodelas de abacaxi no fundo de uma forma untada (ela deve ser redonda, de fundo removível e ter 40 cm de diâmetro).
  • Despeje o restante da calda por cima das rodelas. Após, distribua a massa da batedeira na forma.
  • Leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e vire o bolo ainda quente em uma bandeja.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção vão depender do tamanho em que você cortar cada pedaço de bolo.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 204kcalCarboidratos: 44gProteína: 2gGordura: 3gGordura Saturada: 2gGordura Poliinsaturada: 1gGordura Monoinsaturada: 1gGordura Trans: 1gColesterol: 25mgSódio: 68mgPotássio: 136mgFibras: 1gAçúcar: 32gVitamina A: 87IUVitamina C: 22mgCálcio: 73mgFerro: 1mg
Palavras Chave bolo, bolo integral, bolo integral de abacaxi
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário