Dependendo do lugar onde você cresceu, é bem provável que vez ou outra a costelinha de porco desse as caras no cardápio do almoço de domingo. Então, o que acha de matar a saudade do prato? Já se este não foi o seu caso quando criança, que tal experimentá-lo?
A nossa sugestão é uma receita de costelinha na panela de pressão, que permite aproveitar alguns alimentos que sobraram da semana. Isso porque ela também leva cenouras, tomates e cebolas.
Como acontece com toda carne, um bom tempero não pode faltar, não é mesmo? No caso da preparação, os ingredientes escolhidos são o alho, o suco do limão espremido da fruta na hora e o sal. Só não exagere na quantidade de sal, pois sódio em excesso não é bom para a saúde.
O resultado é algo delicioso que merece ser o prato principal em um almoço ou jantar especial. Com certeza todos vão amar!
Quer ver só? Então, aprenda o passo a passo da costelinha na panela de pressão e aproveite!
Costelinha na panela de pressão light
Equipamento
- Panela de pressão
- Tigela
- Forma
Ingredientes
Instruções
- Coloque a costelinha em uma tigela, esprema o limão e adicione um pouco de sal. Misture bem.
- Cubra o fundo de uma panela de pressão com as fatias de cebola. Por cima, coloque o restante dos ingredientes: o azeite, os tomates, as cenouras, a costelinha e o alho, na ordem que achar melhor, Não adicione água.
- Tampe a panela de pressão e leve ao fogo. Assim que a panela começar a soltar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos no fogo baixo.
- Após desligar o fogo, espere toda a pressão da panela sair naturalmente, sem forçar. Só depois disso é que você deve destampar a panela.
- Experimente e se achar que precisa, adicione mais um pouquinho de sal.
- Transfira o conteúdo da panela para uma forma e leve ao forno apenas para dourar a costelinha, por menos de 10 minutinhos.
- Sirva com o caldo que se formou no fundo.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de costelinha que você servir por vez.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?