Um dos salgados de lanchonete mais amados pelos brasileiros é a coxinha, com seu delicioso recheio de frango e sua casquinha crocante. Mas, como é uma fritura calórica, ela passa longe de ser o melhor lanche para quem faz uma dieta balanceada para emagrecer ou melhorar a saúde.
No entanto, há uma saída para aqueles momentos em que a saudade de comer um coxinha apertar. Você pode preparar aí na sua casa mesmo uma versão mais saudável do salgado, como a coxinha light que vamos conhecer hoje.
Trata-se de uma receita de coxinha que não vai na fritura – no lugar disso, ela é assada no forno. Ao mesmo tempo, a massa do quitute é à base de mandioca. Além disso, ela não leva nada de farinha de trigo branca ou qualquer outro tipo de farinha.
Isso porque depois de rechear com frango e modelar a coxinha, a instrução é passá-la em sementes de linhaça para dar aquele aspecto crocante típico do salgado. Assim, você terá um lanchinho delicioso para saborear sem prejudicar tanto a dieta.
Ficou com vontade de experimentar como fica a coxinha light? Então, corra até a cozinha para preparar essa maravilha agora mesmo! A lista de ingredientes em detalhes e o passo a passo da receita estão logo a seguir:
Coxinha light
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Forma
Ingredientes
Instruções
- Juntar a cebola e o alho em uma panela e levar ao fogo para dourar sem óleo, mexendo sempre para não grudar.
- Adicionar o tomate, o frango desfiado e um pouco de sal. Misturar bem, deixar fritar e desligar o fogo. Preaquecer o forno.
- Passar um pouco de manteiga light nas mãos, pegar uma porção de mandioca amassada, rechear com a mistura de frango e modelar no formato de uma coxinha. Passar na linhaça e colocar em uma forma, sem untar.
- Repetir o mesmo procedimento com o restante da massa e do recheio ate acabar.
- Levar ao forno para assar por 20 a 30 minutos.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Se quiser, você pode substituir a linhaça por chia na receita.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?