7 benefícios da Linhaça – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 18/12/2020

A linhaça é um alimento funcional que ganhou fama nas últimas décadas, por fornecer ao organismo proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas, entre diversos outros benefícios.

Além disso, ela é um alimento versátil, que pode ser usado de várias formas, seja a semente inteira, ou na forma de óleo ou de farinha.

  Continua Depois da Publicidade  

A seguir, você conhecerá as diferentes variedades de linhaça, quais as propriedades e os maiores benefícios para a saúde e boa forma. Além disso, você vai descobrir qual quantidade você deve usar e quais as precauções você deve ter.

Variedades de linhaça

Existem duas variedades dessa semente: a linhaça dourada e a linhaça marrom.

A linhaça dourada se desenvolve em climas mais frios, e a marrom, em áreas mais quentes. E, do ponto de vista nutricional, a dourada apresenta menos fibras e a marrom menos proteínas. Já com relação ao sabor, a dourada tem um gosto mais suave. 

Mas, fora essas pequenas diferenças, as propriedades nutritivas de ambas são equivalentes e qualquer uma delas será uma boa escolha para a sua dieta.

Para que serve a linhaça?

A linhaça é um alimento funcional, o que significa que seu consumo promove benefícios para a saúde e contribui para a prevenção de alguns tipos de doenças.

Ela pode ser consumida in natura, acompanhada de frutas ou iogurte, ou ainda ser adicionadas a saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos e pães.

Também é possível extrair óleo da linhaça, que pode ser do tipo comestível, quando a extração é feita por prensagem mecânica a frio, ou o destinado para a indústria, na produção, por exemplo, de vernizes e tintas, quando ele é extraído por prensagem mecânica acompanhada do uso de solventes orgânicos.

Propriedades da linhaça

Não é à toa que o consumo de linhaça vem aumentando a cada dia: Ela tem uma combinação especial de nutrientes, que garante as muitas vantagens e benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

As sementes são uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, ômega 3 e de lignanas, além de vitaminas do complexo B e minerais como cobre, fósforo, ferro, potássio, cálcio, magnésio, manganês e selênio.

7 Benefícios da linhaça

Veremos agora como as propriedades da linhaça trazem benefícios para saúde e boa forma.

1. A linhaça é boa para o sistema cardiovascular

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da linhaça ajudam a prevenir algumas doenças cardiovasculares.

Além disso, a grande quantidade de fibras solúveis ajudam a controlar as taxas de açúcar e colesterol, como mostra um estudo publicado em 2018 no American Journal Of Physiology.

2. A linhaça auxilia e protege o sistema digestivo

As fibras solúveis da linhaça, como a mucilagem, desaceleram o processo de esvaziamento gástrico, o que ajuda o intestino a desempenhar seu principal papel, que é o de absorver os nutrientes da dieta.

Além das fibras solúveis, a semente de linhaça também contém fibras insolúveis. De formas diferentes, ambas contribuem para o aumento das fezes e para a regulação dos movimentos intestinais. 

3. A linhaça ajuda a emagrecer

Um dos benefícios da linhaça mais falado é que ela ajuda a emagrecer. E de fato, a linhaça pode ser um coadjuvante no processo de perda de peso pois suas fibras promovem uma sensação de saciedade, o que pode reduzir o consumo calórico.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo de 2013 publicado no periódico Nutrition, metabolism, and cardiovascular diseases. Nele os pesquisadores avaliaram os efeitos do consumo de linhaça, e viram que o resultado era significativo na redução do apetite.

  Continua Depois da Publicidade  

4. A linhaça é boa para os músculos

A linhaça pode ser uma boa aliada no ganho de massa muscular. Isso acontece porque as sementes contém proteínas, um nutriente básico para a dieta daqueles que desejam desenvolver a musculatura.

Além disso, o ácido alfa-linolênico melhora a sensibilidade à insulina nas fibras musculares, como foi mostrado em um estudo japonês de 2010, publicado no Preventive medicine.

Isso significa dizer que a glicose será mais requisitada para o processo de síntese de energia, ao invés de ser convertida em gordura.

5. A linhaça ajuda a aliviar os sintomas da menopausa

Um estudo publicado no Holistic nursing practice em 2015 mostrou que o consumo regular de linhaça ajuda a reduzir os sintomas relacionados a menopausa, além de melhorar a qualidade de vida das mulheres nesse período da vida.

Esse efeito se deve a presença na linhaça de substâncias chamadas fitoestrogênios, que possuem estruturas semelhantes à do estrogênio.

6. A linhaça pode ajuda a combater e prevenir o câncer de mama

A linhaça é alimento da natureza que mais apresenta lignanas. Quando ingerimos essas sementes, as bactérias presentes em nosso intestino convertem as lignanas em enterodiol e enterolactona, compostos semelhantes ao hormônio estrogênio.

O mecanismo de ação destes fitoestrogênios da linhaça é bem parecido com o do medicamento Tamoxifeno, droga muito utilizada para o tratamento do câncer de mama.

Esse efeito foi discutido em um estudo de 2018 publicado no periódico Frontiers in nutrition. Mas os próprios pesquisadores afirmam que ainda é necessária a realização de estudos maiores, para entender melhor a relação entre a linhaça e o câncer de mama, além de definir as melhores dosagens e esquemas terapêuticos.

7. Ajuda na prevenção e tratamento da diabetes

A linhaça é um ótimo alimento para diabéticos porque é baixa em carboidratos e dessa forma não afeta muito os níveis de açúcar no sangue.

Outro ponto positivo é a quantidade de fibras e gorduras boas presente na linhaça, que ajudam tanto a aumentar a sensibilidade à insulina, quanto a reduzir a absorção de açúcares pelo intestino.

Qual quantidade devo consumir?

Não existe uma quantidade padronizada para o consumo de linhaça. Mas o bom senso é fundamental: evite exageros.

Dê preferência às sementes moídas, pois as cascas são difíceis de ser digeridas.

A maioria dos estudos atestou que o uso de 1 colher de sopa de sementes de linhaça, ou o equivalente a 7 a 10 gramas por dia, já traz benefícios para a saúde. Então, para não exagerar, procure não usar mais do que 5 colheres de sopa de linhaça. 

Precauções quanto ao uso da linhaça

Devido a quantidade de fitoestrogênios presente na linhaça, alguns grupos de pessoas precisam consultar seus médicos antes de iniciar o uso regular:

  • MULHERES:
    • Grávidas ou que estejam amamentando;
    • Que estejam fazendo terapia de reposição hormonal;
    • Fazendo uso de pílulas contraceptivas;
    • Em tratamento para câncer de mama, ovário, endométrio ou útero.
  • HOMENS:
    • Em tratamento para câncer de próstata.

Assista abaixo aos vídeos da nossa nutricionista falando sobre os benefícios da linhaça dourada, e receitas com a linhaça.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais

O que você achou dos benefícios da linhaça? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (81 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

9 comentários em “7 benefícios da Linhaça – Para que serve e como usar”

  1. Eu quero consumir linhaça, porém no final vi restrições Ag fiquei apriensiva , mais quero muito

  2. Já uso a linhaça como um pré treino para o ganho de massa muscular mais ai descubro todos esses benefícios para saúde não vou mais parar de fazer uso de linhaça até então era apenas para uso estético mais a minha saúde já estava me agradecendo

    • eu uso ja um bom tempo tenho 45 anos e maravilhoso colesterol bom pressao arterial normal so tenho elogias a linhaça dourada

  3. Satisfeita com todas essas informações sobre os benefícios da linhaça.Comecei a adotar hoje em minhas refeições….

  4. Fiquei muito satisfeita com tudo que a linhaça tem esse poder em nosso dia a dia, não usava até agora,mas comecarei já, linhaça fará parte de minha vida ❤️

  5. Apenas gostei da Consulta , mas e impressionante os Beneficios que a Linhaça Dourada tem , já estou consumindo ela a algum tempo