Nada como uma comidinha bem brasileira para o almoço de domingo, não é mesmo? Mas, quem deseja saborear um prato do tipo, não precisa acabar com a dieta. Afinal, existem versões mais leves de diversas receitas tradicionais da nossa culinária.
Um exemplo muito saboroso é o feijão tropeiro light. Sem o bacon e a calabresa que tradicionalmente aparecem na preparação, o prato também é excelente para quem segue uma dieta vegetariana.
Outro truque da receita é que ele substitui a farinha de mandioca ou a farinha de milho pela farinha de coco, que é uma farinha low carb.
Além disso, a preparação combina o feijão carioca com a couve, o tomate, a cebola e um fiozinho de azeite de oliva. Há ainda a presença da salsinha e da cebolinha (cheiro-verde), que dão mais sabor e tempero.
Que tal preparar o feijão tropeiro light para acompanhar o seu próximo almoço de família? Então, confira como fazer a receita com as instruções a seguir:
Feijão tropeiro light
Equipamento
- Panela
Ingredientes
- 500 gramas feijão carioquinha cozido e escorrido
- 1 xícara farinha de coco
- ½ maço couve picada
- ½ cebola picada
- ½ tomate picado
- 1 fio azeite de oliva
- salsinha a gosto
- cebolinha a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Coloque um fio de azeite em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Adicione a cebola e refogue. Acrescente o feijão cozido e escorrido. Refogue mais um pouco.
- Então, complete com o tomate e a couve. Misture bem. Aos poucos, ponha a farinha de coco, mexendo sempre.
- Abaixe o fogo, tempere com um pouquinho de sal, salsinha e cebolinha. Misture muito bem e desligue o fogo. Teste o tempero, ajuste se necessário e sirva.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?