Receita de feijoada vegana – Almoço vegano

Especialista da área:
atualizado em 14/06/2022

A feijoada é definitivamente um dos pratos mais populares da culinária brasileira, daqueles que reúnem a família e/ou os amigos ao redor da mesa no almoço de domingo em diversas cidades do país.

O melhor de tudo é que a preparação pode ser versátil e aparecer até mesmo em um almoço vegano. Basta, é claro, fazer algumas adaptações na receita original.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, separamos para te apresentar uma feijoada vegana que coloca o tradicional feijão preto ao lado de ingredientes como tofu, cogumelo e cenoura.

Além disso, para ficar bem saboroso, o prato recorre a temperinhos naturais como cebola, alho, louro, pimenta, páprica, salsinha e cebolinha (cheiro-verde). Ele também pede shoyu, mas para não abusar do sódio, opte por um shoyu com baixo teor do mineral.

Já deu até água na boca só de imaginar a possibilidade de matar a saudade de comer feijoada? Então, aprenda como preparar a receita e corra até a cozinha para testar!

Feijoada vegana

Feijoada vegana – Almoço vegano

Uma feijoada para deixar a dieta vegana bem saborosa. Uma delícia para o almoço de domingo!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 1 hr 5 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 4
Calorias 402 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Pano de prato bem limpo ou papel-toalha
  • Peneira
  • Panela
  • Frigideiras

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Antes de fazer a receita, deixe o feijão preto de molho em uma tigela com água por 8 horas.
  • Seque bem o tofu com um pano de prato bem limpo ou papel-toalha até que não saia mais água. Pique-o e coloque em uma tigela grande com shoyu, água e páprica defumada. Deixe marinar por 8 horas. Se quiser, coloque um pouco de cogumelo na marinada para pegar gosto.
  • Passadas as 8 horas, peneire o feijão e descarte a água do molho. Transfira o feijão para uma panela (sem pressão) e adicione o triplo de água (em relação ao volume do feijão).
  • Junte também o louro, um pouco de sal e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 40 minutos.
  • Ponha uma parte do óleo em uma frigideira e leve ao fogo para aquecer. Acrescente a cebola, o alho e refogue até dourar bastante e ficar marrom.
  • Mexa bem, pegando o dourado do fundo, e coloque o refogado na panela do feijão. Adicione a cenoura picada e cozinhe por mais 10 minutos.
  • Peneire o tofu. Em outra frigideira, coloque o restante do óleo e leve ao fogo. Quando estiver bem quente, doure o tofu peneirado.
  • Diminua o fogo e aperte o tofu com uma espátula, sem deixar desmanchar e até fazer um barulhinho. Vire quando estiver dourado e crocante.
  • Então, adicione o cogumelo e doure por aproximadamente mais 5 minutos. Transfira o refogado de tofu com cogumelo para a panela do feijão e complete com pimenta, salsinha e cebolinha. Se necessário, ajuste o sal. Retire as folhas de louro e sirva.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Feijoada vegana – Almoço vegano
Quantidade por Porção
Calorias 402 Calorias da Gordura 126
% Valores Diários*
Gordura Total 14g22%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 5g
Gordura Monoinsaturada 7g
Sódio 1118mg56%
Potássio 1209mg26%
Carboidratos 46g15%
Fibras 15g60%
Açúcar 6g
Proteína 26g52%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave almoço vegano, feijoada, feijoada vegana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário