Receita de granola salgada light surpreendente

Especialista da área:
atualizado em 03/12/2021

Se a granola industrializada é um daqueles lanches que parecem ser saudáveis, mas não são, uma versão caseira e mais natural do produto pode ser uma opção melhor para quem gosta de usá-la no seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, que tal aprender como preparar a sua própria granola? Hoje vamos conhecer uma receita um pouco diferente, que vai agradar especialmente quem prefere os pratos salgados aos doces.

Trata-se de uma granola salgada, que combina os benefícios da aveia com as nozes, castanhas e sementes. Ela ainda conta com a presença do azeite de oliva, que é uma fonte de gordura saudável, e com o tempero da páprica e da pimenta-do-reino.

Mas, lembre-se: você deve consumir a granola moderadamente, em pequenas quantidades por vez. Caso contrário, há um sério risco de abusar das calorias, já que embora seus ingredientes sejam saudáveis, eles não são pobres em calorias.

Agora é hora de aprender o passo a passo da granola salgada! Então, confira as instruções e teste a receita hoje mesmo:

Granola salgada

Granola salgada light

Uma granola caseira para quem não é tão fã de doce.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 15 mins
Tempo Total 30 mins
Refeição Acompanhamento, Café da manhã, Lanche
Rendimento 20
Calorias 114 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Assadeira
  • Papel-manteiga
  • Pote de vidro hermético

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em 180º C. Junte a aveia, as sementes, as nozes e as castanhas em uma tigela. Misture bem. Adicione o azeite e os temperos. Misture outra vez.
  • Forre uma assadeira com papel-manteiga e distribua a granola por cima, espalhando muito bem para formar uma camada fina e uniforme,
  • Leve ao forno para dourar, mas fique de olho para não queimar e vire a granola na metade do tempo para que ela doure dos dois lados e solte bem. O período exato para dourar varia de forno para forno, mas uma estimativa é o tempo de 15 minutos.
  • Após assar, retire do forno e deixe esfriar. Depois que esfriar, guarde a granola em um pode de vidro hermético bem fechado fora da geladeira.

Notas

  • Se as suas nozes, castanhas e sementes já estiverem tostadas, misture-as na granola só depois que ela tiver ido ao forno.
  • Caso queira, você pode substituir os temperos naturais ou adicionar mais temperos como curry, chimichurri, cúrcuma, alho desidratado, cebola desidratada, pimentas, gengibre, entre outros.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de granola salgada que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Granola salgada light
Quantidade por Porção
Calorias 114 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 3g
Sódio 3mg0%
Potássio 103mg2%
Carboidratos 10g3%
Fibras 2g8%
Açúcar 1g
Proteína 3g6%
Vitamina A 27IU1%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 2mg13%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 21mg2%
Cobre 1mg
Folato 14mcg4%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 50mg12%
Fósforo 114mg9%
Selênio 7mcg13%
Zinco 1mg9%
Colina 8mg1%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave granola, granola caseira, granola salgada, granola salgada light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário