O brasileiro tem o costume de usar margarina ou requeijão para acompanhar o café da manhã ou lanche da tarde. No entanto, também dá para usar pastas e patês mais saudáveis e muito saborosos para acompanhar essas refeições.
Por exemplo, esse guacamole com farinha de berinjela. Como todo bom guacamole, a pastinha é feita com o abacate, que é uma fonte de gorduras saudáveis. Aproveite que está aqui e conheça outros benefícios do abacate!
Só não vale exagerar na quantidade do guacamole, pois embora seja saudável, o abacate é calórico. Assim, uma porção maior não terá poucas calorias.
A receita ainda leva tomate e uma série de temperos como suco de limão, cebola, coentro, pimenta-do-reino e sal marinho. Para finalizar, o ingrediente usado é a farinha de berinjela.
Essa farinha é ótima para quem está de olho na balança porque contém muitas fibras, um nutriente que promove a saciedade, ajudando assim a controlar melhor o apetite. Conheça mais sobre esse e outros benefícios da farinha de berinjela.
Então, não vamos mais esperar para aprender como fazer o guacamole com farinha de berinjela. Confira as instruções a seguir e corra até a cozinha para testar essa delícia:
Guacamole com farinha de berinjela
Equipamento
- Tigela
Ingredientes
- 2 abacates maduros, cortados ao meio, sem caroço e sem casca
- 2 colheres de sopa limão (suco da fruta espremido na hora)
- ½ cebola média e cortada em tiras fininhas
- 2 tomates sem sementes e cortados em tiras fininhas
- 2 colheres de sopa coentro fresco e picado grosseiramente
- ⅛ colher de chá sal marinho
- pimenta-do-reino moída, a gosto
- 2 colheres de sopa farinha de berinjela
Instruções
- Amassar os abacates em uma tigela, com o auxílio de um garfo.
- Com exceção da farinha de berinjela, adicionar o restante dos ingredientes e misturar bem até formar uma pastinha homogênea.
- Polvilhar a farinha de berinjela por cima e misturar. Se quiser, levar o guacamole para gelar um pouquinho antes de servir.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?