Receita de hambúrguer de cogumelo light delicioso

Especialista da área:
atualizado em 12/05/2021

Embora estejamos mais acostumados com os hambúrgueres de carne ou frango, fato é que dá para preparar hambúrgueres com uma série de outros ingredientes. Tanto que as opções de hambúrguer vegetariano e vegano são as mais variadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, o cogumelo é um dos alimentos que podemos usar para preparar uma versão sem carne e sem produtos de origem animal do prato. Aproveite que está por aqui e fique por dentro dos benefícios que os cogumelos comestíveis podem trazer.

Não tem ideia de como um hambúrguer de cogumelo pode ser feito? Sem problemas, pois hoje nós vamos te apresentar justamente uma receita de hambúrguer de cogumelo light!

Além dos cogumelos, a preparação leva farinha de aveia, linhaça e grão-de-bico. Além disso, o prato pede temperos como cebola, alho, mostarda, salsa e pimenta, que vão ajudar a deixar a receita bem gostosa.

A seguir, você encontra a lista de ingredientes em detalhes e o passo a passo de como preparar o hambúrguer de cogumelo light. Então, confira e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Hambúrguer de cogumelo

Hambúrguer de cogumelo light

Aprenda a fazer um hambúrguer sem carne diferente. Ele é à base de cogumelos!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 35 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira, Portuguesa
Rendimento 7
Calorias 170 kcal

Equipamento

  • Frigideira
  • Processador de alimentos
  • Assadeira
  • Papel vegetal

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Refogar os cogumelos com o alho e a cebola em uma frigideira. Temperar com sal e deixar cozinhar até os cogumelos amaciarem e a água secar. Preaquecer o forno em 200º C.
  • Passar o grão-de-bico no processador de alimentos até formar uma pasta. Adicionar a mistura do cogumelo, a salsa e a mostarda. Processar novamente.
  • Acrescentar a linhaça aos pouquinhos e processar mais uma vez. Vá juntando a linhaça gradualmente, até formar uma pasta fácil de modelar. Pode ser que você precise colocar mais do que ½ xícara de linhaça.
  • Testar o sal e temperar com pimenta. Fazer bolinhas com a massa e passar na farinha de aveia. Então, achatar as bolinhas para dar o formato de hambúrgueres.
  • Distribuir os hambúrgueres em uma assadeira forrada com papel vegetal. Levar ao forno para assar até os hambúrgueres ficarem levemente torrados por fora.

Notas

  • Em vez de assar no forno você pode cozinhar os hambúrgueres na frigideira com um pouco de azeite.
  • Os valores nutricionais e de calorias abaixo são apenas dos hambúrgueres e não contabilizam qualquer complemento como pão, molho, salada, queijo ou outros acompanhamentos.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Hambúrguer de cogumelo light
Porção
 
1
Quantidade por Porção
Calorias
170
% VD*
Gordura
 
7
g
11
%
Gordura Saturada
 
1
g
6
%
Carboidratos
 
21
g
7
%
Fibras
 
6
g
25
%
Açúcar
 
2
g
2
%
Proteína
 
7
g
14
%
Sódio
 
88
mg
4
%
Potássio
 
324
mg
9
%
Vitamina A
 
368
IU
7
%
Vitamina C
 
8
mg
10
%
Cálcio
 
60
mg
6
%
Ferro
 
2
mg
11
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave hambúrguer de cogumelo, hambúrguer de cogumelo light, hambúrguer light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário